quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

VARAL DE ANO NOVO

ANO NOVO

Meia-noite. Fim 
de um ano, início 
de outro. Olho o céu: 
nenhum indício. 

Olho o céu: 
o abismo vence o 
olhar. O mesmo 
espantoso silêncio 
da Via-Láctea feito 
um ectoplasma 
sobre a minha cabeça 
nada ali indica 
que um ano novo começa. 

E não começa 
nem no céu nem no chão 
do planeta: 
começa no coração. 

Começa como a esperança 
de vida melhor 
que entre os astros 
não se escuta 
nem se vê 
nem pode haver: 
que isso é coisa de homem 
esse bicho 
estelar 
que sonha 
(e luta).

FERREIRA GULLAR

TRILHA SONORA

PRÓXIMO ENCONTRO: 2012.... SI D'US QUIZÉ!

Aos leitores do blog  uma boa virada de ano
e um 2012 com muita esperança e fé.
O resto vem de lambuja.


SAIA DE SUA REDOMA...

 “Enquanto você reclama da vida
tem gente lutando por uma.”

NOVO PREFEITO DE LAJEADO


...mas só até dia 17 de janeiro de 2012.
 a prefeitura será conduzida por Sedinei Zen.
A prefeita legítima, dona Carminha, se afastou para tratamento de saúde até 25 de dezembro. Depois emendou férias até 17 de janeiro.

Vai Zen, inventa algo para ficar na história dessa cidade...

Mas por falar em tratamento de saúde, que relação interessante essa entre poder e câncer: Chaves, lula, Dilma e agora Cristina Kirscher, com câncer.
  • Sim, o o poder somatiza.

DAR ALMA À CORRENTEZA: JOÃO GILBERTO NOLL


João Gilberto Noll, 65, é um dos maiores escritores da literatura brasileira. Formado em letras e dono de um estilo provocante e inovador, seu primeiro conto foi publicado por Carlos Jorge Appel na antologia "Roda de fogo" (1970).

Recebeu o prêmio Jabuti com as obras "O Cego e a Dançarina" coletânea de 24 contos, "Harmada" e "A Céu Aberto" "Mínimos Múltiplos Comuns" que reúne contos sobre a criação do universo.Folha de São Paulo

Agora em janeiro, Noll  é o convidado do Studio Clio, em Porto Alegre, para orientar uma oficina literária, de 4 encontros.
“A proposta é evidenciar primeiramente o próprio fluxo da escrita, deixando para um segundo momento a sua prática artesanal. Ou seja: a escrita como descoberta de algo até então ignorado, inconsciente.
A literatura vista portanto como o ato de surpreender, de dar voz ao silenciado. Com isso trabalha-se a tensão entre o enigma da linguagem e a comunicação narrativa.

Para ilustrar esses dois focos, pede-se a leitura de dois livros: "A paixão segundo G.H.", de Clarice Lispector, e "São Bernardo", de Graciliano Ramos.

A oficina acontece nos dias 4, 11, 18 e 25 de janeiro, quartas-feiras, das 15h30 às 18h10
Vagas disponíveis: 20


BOA VIRADA!

EM ALGUM LUGAR DO TEXAS...


“A praça de alimentação do Shopping Center não está vazia, apesar de ser agora o meio de uma tarde de uma terça-feira meio chuva meio sol no meio exato entre as festas de fim de ano.

Estou em uma pequena cidade no meio do interior do Rio Grande do Sul. Aqui poderia ser qualquer lugar do mundo. 
Não é preciso estar no hemisfério norte para que Texas sucks. 
A deselegância dos nativos é gritar assuntos banais em celulares cansados. A deselegância dos nativos é sempre olhar por tempo demais antes de voltar ao prato transbordante de frituras.

Na pequena praça de alimentação de um pequeno shopping esquecido nas margens de uma BR 386 muito longe de onde agora você está, quase todos consomem muito mais gordura do que as nossas células ousariam suportar.

No Alto do Parque, a zona mais nobre da cidade, os índices de suicídio ousam assustar. Nas blindadas mansões feitas de solidão, ficar ou partir é só uma questão de escolha. Ou da corda mais resistente no mercado. A bala no ponto exato da cabeça. A dose que lavagem alguma conseguirá reverter. No Alto do Parque, no bairro das mansões, a vida tanto faz. Ou faz tanto sentido que deixá-la é mais simples do que seria no resto da cidade.”


DO MEU BLOQUINHO...


“Sem desvio da norma, o progresso não é possível.”
Frank Zappa

PRESTES & SARNEY


 A Revista de História da Biblioteca Nacional publicará em janeiro o acervo de Luiz Carlos Prestes, que será doado pela viúva Maria Prestes ao Arquivo Nacional. Em uma das correspondências, datada de 1987, Prestes analisa a conjuntura política do país e aproveita para alfinetar José Sarney, então presidente da República:

- Os generais estão tão satisfeitos com a mediocridade e o servilismo de Sarney que preferem tê-lo como presidente. (…) E o próprio Sarney já vai manifestando seus instintos de latifundiário e sua disposição de continuar no poder de qualquer maneira, já não apenas por cinco anos, mas por muito mais.

ACESSOS NO BLOG

2ªf e 3ªfeira...
Visualizações de página de hoje
1.006
Visualizações de página de ontem
800

E uma das  matérias mais acessadas no blog, ontem, foi essa:


reparem na data.

DO FEICIBUKI...

"Somos o que fazemos, ma somos, principalmente, 
o que fazemos para mudar o que somos.
Eduardo Galeano"

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

VARAL DE ANO NOVO...

"Para sonhar um ano novo
que mereça este nome,
você, meu caro,
tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo,
eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo cochila
e espera desde sempre."

Carlos Drummond de Andrade

PROCURA-SE CANTORES



Maria Helena Lange, diretora social da Orquestra de Concertos de Lajeado, que completou 25 anos de fundação  em agosto deste ano, comunica que a orquestra está selecionando cantores - contralto, tenores e baixos.

Informações:  info@oclaje.org.br

TEMPO DE PREVISÕES

No jornal A Hora de hoje...

AS CANTORAS DE LAJEADO EM GRAMADO


Colaboração: Gilberto Jasper

E O REVEILLON VEM AÍ...


"Foram 24 vítimas fatais em acidentes de trânsito no final de semana de Natal no Rio Grande do Sul.  

Segundo informações divulgadas pelo Centro de Informação sobre Saúde e Álcool (CISA), entre os principais problemas causados pelo consumo abusivo de álcool estão os acidentes de trânsito, a falta de fiscalização na venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e a adoção do comportamento sexual de risco. "
Na íntegra: http://univalers.blogspot.com/

EMAIL OBSERVADOR...


@ “... mas o que eu gostaria comentar é sobre o encarte do jornal A Hora.
O editorial é forte quando fala que Lajeado e o Vale do Taquari  se depreciam perante outros municípios, perdendo oportunidades de crescimento e aceleração - o que seguidamente comentas no teu blog.
Fomos a Gramado ver o Natal Luz. É de arrepiar, e o interessante é que a comunidade se organiza (por ruas ) e cada família ou empresa faz a sua parte. 
Para isto é preciso pensar grande e com muita antecedência.
Lajeado tá cada vez mais pobrinho e  os nossos vereadores carentes de uma  visão mais ampla, necessitando ler só um pouquinho para entender que R$ 6.000,00 é tão pouco para a Academia Literária - e que foi rejeitado - sou a favor da criação de um curso p/ valer p/ os próximos candidatos, com frequencia plena e teste no final.” Autoria preservada

OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA: MOSQUITO


"Amilton Alexandre, conhecido como Mosquito, o blogueiro mais polêmico de Santa Catarina, foi encontrado morto em sua casa na quarta-feira (13/12). Segundo a versão da polícia e de alguns amigos, os indícios apontam para suicídio. Ele estava em depressão, respondia a dezenas de processos na Justiça por causa de suas denúncias e enfrentava sérios problemas financeiros.
O blog Tijoladas do Mosquito era um fenômeno de audiência. Para se ter ideia, chegou a ter 70 mil acessos num só dia. Os poderosos do Estado, acostumados com um jornalismo medroso, jornalismo puxa-saco, falsamente equilibrado e independente, viram-se na mira de alguém que, acima de tudo, dizia tudo o que tinha para dizer sem medo e sem nenhuma censura.
...
Com esta morte trágica, os corruptos de todas as espécies e de todos os poderes podem estar se sentindo mais aliviados, mas não esqueçam que ele, o Mosquito, – mesmo involuntariamente – assentou vários tijolinhos ao longo de sua militância e desses tijolinhos, quem sabe, um dia, se construa uma imprensa mais indignada, menos hipócrita e mais comprometida com os interesses da maioria da população."


ENCERRAMENTO DO “LAJEADO BRILHA”




BICO FINO BROTHER’S BAND
29 de dezembro (5ªf) a partir das 20:30 h

Em frente à Casa de Cultura de Lajeado
Entrada franca


@ “A Bico Fino Brother’s Band encerra o ano com uma super apresentação em casa.
Nesta quinta-feira eles mostram o show da turnê de lançamento do 2º CD, que teve início em setembro, percorrendo várias cidades e continuará seu curso em 2012. Será um show bem especial, dedicado ao público da cidade que sempre apoiou a Banda. Uma super estrutura e várias surpresas aguardam você e sua família. Na ocasião serão captadas imagens à serem usadas num próximo trabalho áudio visual da Banda, já que recentemente eles lançaram o vídeo-clip da música “Riding throught the highway”, que já pode ser conferido na íntegra no YouTube.” Max Lima - AV PRODUÇÕES (51 9831677)

LAJEADO FAVORÁVEL À "FICHA SUJA"


Bem que o verea Kniphoff  tentou convencer a maioria dos colegas a aprovar a Ficha Limpa Municipal. 

O objetivo do petista era impedir a nomeação, para cargos em comissão, tanto no Executivo quanto no Legislativo, daqueles que estavam respondendo processo  por falcatruas ou de abuso de poder econômico ou político, e também os condenados na mesma situação em diversos crimes.

Com a ausência de Eloede Conzatti (pt), que participava em Brasília da 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Mulher, a oposição não conseguiu maioria, já que ao contrário de situações anteriores, Delmar Portz (psdb) votou com o governo.

Veja no blog do Knipoff quem votou a favor da imundice em Lajeado...

TRISTE HUMOR

EMAIL PREOCUPANTE


@ “Há uns70 dias, encontra-se uma casa fechada, onde os inquilinos deixaram um cachorro abandonado.
Fica na Rua Olavo  Bilac 467, Florestal.
A pessoa que lá morava informou que há alguém encarregado de lá colocar ração.
Entretanto, o abandono é visível, pois os vizinhos se cotizam para levar alimento e água fresca para tomar.
Na semana passada foi registrada e protocolada esta queixa no respectivo Setor do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, mas até a manhã desta segunda-feira nenhuma providência foi tomada pelas autoridades competentes.
Cabe aqui uma Notificação ao Ministério Público pela omissão dos setores competentes.
Ao que consta, o dono da casa não quer se incomodar.” 
Autoria preservada

DO FEICIBUKI:

“Até agora não sei pq serve o centro de zoonose de Lajeado, pois são em casos como este, que deveriam intervir!!! . E enquanto isso, as Associações de Proteção aos Animais se sacrificam pra fazer alguma coisa, sem ajuda de quase ninguém!!! Parabéns a Prefeitura Municipal de Lajeado!!!!”

SAIA DA SUA REDOMA

“Enquanto você reclama da vida
tem gente lutando por uma.”

VANDALISMO EM LAJEADO


“Não sei se é permitido, ao chegar neste lugar hoje à tarde (26/12 às 16 hs) havia uma máquina carregadeira e 3 caminhões basculantes sendo carregados com cascalho do rio. Não fotografei por receio de bloquearem minha saída na estrada estreita onde só passa um veículo por vez. Quem sabe os ambientalistas de plantão possam dizer se é certo isso .

Até onde sei, cascalho é como areia, precisa de licença de extração mineral, são bens da União e constitui crimes ambientais.” Postado ontem no  feicibuki

SEPARAÇÃO DURA DE ENGOLIR



Se essa onda pega por aqui, os caras estão ferrados ...
To falando do “meio a meio”.

É que  “O Patriota” Mel Gibson, 55 anos,  está  425 milhões dólares mais pobre, graças a um acordo de divórcio finalizado nesta última sexta-feira entre o ator e sua esposa Robyn Moore , 55,  com quem foi casado durante 31 anos. O casal tem sete filhos.

Conforme a revista People, o casal não tinha um acordo pré-nupcial, ou seja, sua ex-mulher teria direito a metade de tudo Gibson ganhou durante o casamento, incluindo aí uma ilha no arquipélago Fiji.

O divórcio, que entrará em vigor no dia 9 de janeiro está sendo considerado o maior pagamento da história do divórcio de celebridades de Hollywood. 

DO FEICIBUKI...

domingo, 25 de dezembro de 2011

VARAL APENAS MAIS UM VARAL...

" A vida oscila, portanto,
como um pêndulo,
da direita para a esquerda,
da dor ao tédio."
Schopenhauer

TRILHA SONORA


SAIA DA SUA REDOMA...

“Enquanto você reclama da vida
tem gente lutando por uma.”

TABARÉ

Nas bancas, por aí!..

DA SERIE FELIZ NATAL

EM ALGUM LUGAR DO PASSADO...

Rara e alegre imagem do conhecido fotógrafo lajeadense Sebaldo - do arquivo de Elmo Bergesch -  que participava de todas as festas, bailes e carnavais de Lajeado e arredores coloniais. 
Sebaldo, com um jeito peculiar de fotografar, muitas vezes era alvo de brincadeiras, às vezes nem tão inocente assim. Hoje com 83 anos, morando num edifício na Julio de Castilhos, passa necessidade. Logo ele, que todos os dias é visto ajudando na igreja matriz... No feicibuki uma discussão bem intencionada em ajudar. Não sei no que deu....


Um dia pensei num doc. Também não foi adiante...  Imaginei numa  fila extensa pelas calçadas da Julio, com centenas de pessoas de todas as idades paradas em frente ao seu prédio, procurando uma foto, procurando seu passado feliz.
A câmera atravessa um corredor sombrio, no edifício. Vaza luz por baixo das portas dos apartamentos, vozes, sons de radio, choro de criança, discussão, silêncio quando a câmera pára em frente a porta do ap 206...



Interessa? Aqui: http://guardachuvadelaura.blogspot.com/2011/07/talvez-um-dia-um-curta.html

* foto atual de Sebaldo do Jornal O Informativo.

DA SERIE FELIZ NATAL

ASSOCIAÇÃO GAUCHA DE ESCRITORES: NOVA DIRETORIA



No dia 10 de dezembro, na Assembléia Geral Ordinária da Associação Gaúcha de Escritores (AGEs) o escritor Caio Riter foi eleito por unanimidade  como presidente da associação, que no último dia 18 de novembro completou 30 anos.

No biênio 2012/13, na diretoria os escritores  Marlon de Almeida, Rubem Penz e Christian David. As diretorias serão ocupadas por Dilan Camargo, Oscar Bessi Filho e Helô Bacichette.

A AGEs, que congrega mais de uma centena de associados, foi fundada em 1981 por um grupo de 37 escritores.

Busca reunir e representar os autores gaúchos, preservar seus interesses e direitos e o patrimônio cultural rio-grandense, estimular quaisquer expressões e atividades culturais, atuar em defesa das liberdades democráticas e da livre manifestação de pensamento em todas as suas formas, combater os preconceitos e promover a convivência pacífica com base em justas relações de intercâmbio, além de participar no desenvolvimento e no progresso cultural do RS e do Brasil.

Entre os fundadores, Dilan Camargo – que volta à diretoria –, Moacyr Scliar, Mário Quintana, o atual Secretário da Cultura do RS, Luiz Antonio de Assis Brasil e o governador Tarso Genro.

@ “...Uma de nossas ações pretende ampliar a "conversa" da AGES com as associações e os escritores do interior.” Caio Riter

DA SERIE FELIZ NATAL

DO MEU BLOQUINHO...

DA SERIE FELIZ NATAL


@ “Oi Laurinha, um Feliz e Abençoado Natal para ti e familiares e que 2012 seja cheinho de coisas boas, projetos e sonhos se realizando, saúde e muitas alegrias. Adoro teu blog por ser diferente, dinâmico e  autêntico. Parabéns  pelas conquistas da academia literária, pelas crônicas e pela tua ENORME CORAGEM !!! Muitas vezes li e reli o que escreveste com tamanha facilidade e desenvoltura  que parecia estar lendo os pensamentos de teus leitores.  Um grande abraço, Mirna.”

DA SERIE FELIZ NATAL

ESTRELA: NATAL DOS AMIGOS

“A Associação dos Moradores do bairro Imigrantes foi palco de mais um evento beneficente voltado para as crianças neste Natal. 

O cidadão Vilmar da Silva, morador do bairro, realiza o “Natal dos Amigos” todos os anos. São amigos do Vilmarzinho como Ele é conhecido que colaboram com recursos para realização da festa para criançada do bairro. 


 Neste ano as crianças receberam diversos brinquedos ( bolas, carrinhos, bonecas entre outros), balas, refrigerante e cachorro quente. 

O Papai Noel foi a estrela da festa, distribuindo presentes para petizada. 

Foi um momento inesquecível para todos, pois como afirma o próprio Vilmar “Natal é Deus conosco”. Deixe o Natal tocar o seu coração, faça alguma coisa por seu irmão, finaliza o cidadão Vilmar do bairro Imigrantes.” 

Texto e fotos 
Airton Engster dos Santos

DA SERIE FELIZ NATAL

Que a noite de Natal seja momento de congraçamento e união.
Que o novo ano traga mais compreensão, harmonia, paz e amor entre homens e mulheres de todos as nações!
Que possamos compartilhar de muitas boas-novas em 2012!

TRISTE HUMOR

sábado, 24 de dezembro de 2011

VARAL DE NATAL

Porque não sei como dizer-te 
sem milagres
que dentro de mim 

é o sol, o fruto, a criança,
a água, o deus, o leite,
a mãe, o amor, que te procuram.
Herberto Helder

RETRIBUINDO VOTOS

... de um Feliz Natal também para Julyana Morethy  Souto, Elacy Maria Togni, Heinz Schnack, Sergio Dahlem, Regina Guardiola, Jorge Loeffler, Cris e Aline Lenz, Mônica e Neneco Kirchheim ..... e todos aqueles que acompanham o blog silenciosamente, anonimamente, descaradamente. Afff... Papai Noel existe! 

DA SERIE FELIZ NATAL

O DESCASO - BOMBANDO NO FEICIBUKI...


Rampas de acesso absolutamente inseguras. Rapaz tentava subir na calçada, de cadeira eletrica, na esquina da loja de tintas, calçada da loja do Kiko Sulzbach, com o filho no colo. A cadeira virou e eles caíram. Um horror... As pessoas foram solidárias mas precisaram aguardar a ambulância. É a vista grossa do secretario de Obras de Lajeado mais preocupado com o asfalto e o "punjante" progresso dessa cidade...O DESCASO 

Comentários:

“Achei infeliz e inoportuno o comentário do Secretário de Planejamento de Lajeado - João Alberto Fluck, a respeito da queda de um deficiente fisico devido a problemas de acesso à calçada. 
Disse o secretário:"Uma equipe irá vistoriar o local e vamos apurar se a construção foi feita antes da Lei da Acessibilidade entrar em vigor". 
Esta afirmativa mais parece uma forma de passar o problema adiante e não assumir a responsabilidade pela irregularidade. Quem circula na cidade de Lajeado conhece bem a situação dos acessos (rampas) para deficientes. Poucos são os acessos que se enquadram na Lei de Acessibilidade, se ocorreram construções erradas antes da vigencia da Lei cabe aos governantes atuais a responsabilidade de tomar as providencias visando a sua adequação. É um verdadeiro descaso com os deficientes físicos na nossa cidade, haja visto as novas calçadas no centro da cidade que colocam postes de luz no caminho dos deficientes físicos.”

“Outro absurdo, há uma rampa na calçada bem na frente da Casa Americana, acreditem se quiser, só de um lado da rua !!!! Na Julio.”

“Faz tempo que reclamo de calçadas em pessimo estado aqui em Lajeado,ontem um cadeirante caiu,que vergonha,alumas rampas são ingremes,outras estreitas,na rua principal estão melhorando,mas um cadeirante não vai só transitar pela Julio. Para ir á Feira do produtor o cadeirante tambem sofre, a rampa foi feita no pior lugar,para subir é difícil,e para descer deve ter freio de maõ ,ou vai parar no meio da rua.”




“Rampas em condições são poucas talvez é possivel contar nos dedos da mão. Isto sem falar no estado das calçadas, são calçadas em desnivel, caimento excessivo, piso derrapante - verdadeiro perigo em dias de chuva. Impressão que dá é que tem engenheiro ou arquiteto que não sabe calcular o nivel da calçada e alinhamento com o cordão da calçada. É simplesmente vergonhoso o que se assiste passivamente nesta cidade. Os tapumes das obras outro ponto critico, mas este parece que terá uma solução - se é que vão cumprir a lei recentemente aprovada na Camara de Vereadores.”

“Desafio um cadeirante a se deslocar até o parque dos dick descendo a Santos Filho... Se conseguir fazê-lo sem cair poderá ser considerado um herói!!!”

“Esta tua postagem tem manifestações que mereceriam ser alvo de reportagem de algum jornalista aí de Lageado. A indignação é geral.”