Edilson Aparecido Chaves, mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná e professor do Instituto Tecnológico do Paraná, inovou e levou seus 70 alunos para assistir uma aula de história dentro do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba.
Estranho? Não. Criativo e instigante.
photo by Clarissa Grassi
Para mostrar que o espaço tinha muita história para contar, ele decidiu investir em atividades monitoradas. No primeiro momento, alguns pais foram contra:
“Tivemos que mandar bilhetes explicando a proposta. Só então os pais liberaram.”
Fazem parte do projeto estudos teóricos, conversas com especialistas, visitas com um dos quatro professores que participam do projeto, fotografias e, no final, a construção de um livro eletrônico sobre a investigação, que deve ser publicado, a partir do próximo ano, no site do IFPR.
“Cemitério é lugar de mortos’” - diziam os alunos.
“Eu respondia que no cemitério a História parou para quem está lá, mas não para quem visita.”
E se fosse em Lajeado?
Descubro na globosfera http://cemiteriosdovale.blogspot.com/ de Jeferson Luis Schäeffer, de Marques de Souza. O blog está parado. Uma pena... Traz imagens de lápides e cemitérios da região e muitos dados históricos.
Cemiterio Luterano de Forquetinha
Sei que tens simpatia por cemitérios, pois aqui no blog já vi várias postagens. Penso que cemitérios podem contar muitas histórias pelo que neles e contido. Visto sempre que posso o católico de Taquara onde ainda está o Guilherme.
ResponderExcluir