quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

VARAL EM SÃO FRANCISCO DE PAULA

Photo by Santiago Chausson

"Acho que os caminhos dos andarilhos ensinam a não chegar, a ir em frente com o corpo até ser planta de novo, até ser pedra de novo, até ser água de novo. Isso prega a renovação."

Manoel de Barros

JUST BLUES IN THE MISSISSÍPPI



@ “Nos preparamos muita para esse show, e aguardávamos o convite a bastante tempo, mas finalmente vamos tocar num dos palcos mais importantes para o blues nacional.” Jones Fiegenbaum

* Quero vê-los no próximo Mississíppi. Em novembro...

FORA RENAN


Na internet, o movimento  “Renan Não” para presidente do Senado acaba de atingir mais de 250.000 assinaturas.

Amanhã tem eleição para a presidência do Senado...
O falcatrua  preferido dos senadores é o mais rejeitado nas redes.

Na verdade deveríamos "colher" assinaturas para acabar é com o Senado.

TRISTE HUMOR

Repercutiu na internet o trabalho dos chargistas sobre a tragédia de Santa Maria, que até agora contabiliza  235 mortos e 143 feridos. 


Não me parece que há várias maneiras de interpretar se não pela dor, tristeza e respeito a todos aqueles quer perderam alguém na boate Kiss.
Uns acreditam que assuntos dramáticos em charges correm o risco de ser mal interpretados. Porque o leitor associa a charge a uma piada. O que nem sempre é.

Gostei muito da charge do Aroeira para o jornal O Dia. Traduziu o impacto sentido por todos  aqueles que escrevem e ilustram em jornais. Não há o que expressar.

“... uma  charge  de Chico Caruso que é um insulto. Uma tentativa barata de agredir a presidente Dilma e politizar a tragédia de Santa Maria num momento de imensa dor.
Esse jornalismo urubu perdeu completamente a capacidade de enxergar limites e de buscar alguma razoabilidade para a sua ação.” http://revistaforum.com.br/blogdorovai


"Chegaram mais de 4 mil mensagens de protesto à RBS. Isso, segundo o jornalista Auber Lopes Almeida."


 “ Infelizmente algumas pessoas passaram dos limites ao retratar em forma de charge a tragédia de Santa Maria, No Rio Grande do Sul. 
Foi o caso do Chico Caruso, em "O Globo", e Marco Aurélio, na "Zero Hora", eles não conseguiram expressar bem o que queriam dizer, se é que queriam dizer alguma coisa, e acabaram fazendo charges monstruosas.”

Hoje, na ZH, um interino assumiu o posto.

Aqui, outras charges  ilustram  a tragedia de Santa Maria. Abaixo alguns comentários sobre os limites do grafismo jornalístico, mas que não tem nada a ver com as charges acima dos comentários.

“Ele não tem limites. Faz o que quer dentro e fora do espaço dele. Por causa do meio, é considerado o melhor chargista do estado. Não sei que gancho foi. Mas, se levou uma chamada, certamente foi por causa da opinião pública, e não por causa do bom senso dos diretores da casa.” Autoria preservada



"Aquela charge foi um despropósito. Coisa de quem tá acostumado a trabalhar cercado de bajuladores, sem o risco de ser demitido. Além de ser um desenho de mau gosto, de gente sem sensibilidade pro ramo. 
O chargista, profissional que trabalha com riso, sabe que a charge editorial é um espaço de jornalismo. 
Ninguém melhor do que ele precisa se equilibrar todos os dias entre o ridículo revelador e o respeito ao leitor. 
Ele, pelo contrário, faz o diabo: desenha mal, faz piadas que ninguém entende e, quando aborda uma uma tragédia como a do incêndio em Santa Maria, joga mais gasolina em cima. Isso pra não falar no sangue." Autoria preservada

“Muitas charges são mais uma crônica ilustrada, um comentário visual, sem ter nada de engraçado. Acho que foi a tentativa do "colega", mas muita gente interpretou mal e deu no que deu. Pra mim não é dos seus  piores trabalhos. Ele já fez coisa de muito mais baixa qualidade (como legendar charges explicando o sentido) e chovia carta no jornal chamando-o de gênio.” Autoria preservada


“O que ele  fez, na minha opinião, reflete o respeito que sua empresa tem pelo povo gaúcho. Manter um cara daqueles como chargista tanto tempo, enquanto gênios como Santiago e Edgar Vaques, por exemplo, ficam no desvio, é só mais um sinal da sua discriminação pra com a verdadeira prata da casa...” Autoria preservada

"Eu fiquei comovido com a beleza e o respeito das homenagens. Sem falar na dignidade. Nessas horas a gente simplesmente larga a caneta e deixa passar um dia. Dane-se o que diz o dono do jornal. Eu normalmente vou pro clichê: ou publico o meu espaço cercado em banco ou ele sai totalmente em preto. Mas acho mais bonito publicar uma charge em homenagem." Autoria preservada


Á propósito:

Já são 22 cidades gaúchas que cancelaram  o Carnaval, em sinal de luto. Ainda bem que janeiro termina hoje.


HERON DE OLIVEIRA


NA FM 90.1 em Arroio do Meio, todos os sábados, o Programa Heron de Oliveira, das 9 ao meio-dia. Tudo é abordado: política, sexo, futebol, cultura e travessura...
Na técnica: DJ Pimpão.
Na semana passada participei entre farpas e risos com o vice-prefeito da cidade,  Aurio Scherer, o psicólogo Josué Vogt e atual Secretário de Saúde de Estrela, Edson Kober, assessor jurídico da Prefeitura de Lajeado e o delegado de Arroio do Meio, João Selig, alias, também com um programa exclusivo, de muita audiência,  na emissora.

Cara a cara, Aurio e Heron, lasquei: ambos vão para deputado na próxima eleição?
Heron desconversou, Aurio  confirmou...
E ficou por isso, eu hein...


EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA


O Estúdio Objetivo está expondo fotografias na Padaria Suíça.
No total serão 40 imagens expostas durante 2 meses de exposição.
A cada duas semanas  as fotos serão trocadas por novas imagens de casamento, alianças, Trash the Dress, fotos infantis, gestantes e demais temas.

LAJEADO 40 GRAUS, CIDADE MARAVILHA, PURGATÓRIO & CAOS...


“...
eu admiro a APAE que faz um trabalho e tanto com as crianças daqui e de toda a região.
eu admiro o SESC que proporciona vida cultural à cidade.
eu admiro o varal da laura que quara a nossa roupa suja.
eu admiro os cidadãos que acreditaram na mudança - política lajeadense.
eu admiro as mulheres que pagam um salário mínimo por uma peça de roupa comprada da júlio e ficam felizes (se achando chiques). quando eu faço isto, me sinto babaca.
eu admiro a nossa alta sociedade que nas suas festas chiques, põe a podridão para fora.
eu admiro a nossa festa à fantasia, onde tudo mundo perde a ingenuidade.
eu admiro a nossa resistência: 40 graus no verão e termômetros zerando no inverno.”

Comentário que chegou até o blog pelo aniversario de 122 anos de Lajeado.
Não resisti...

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

VARAL DE DESPEDIDA


.to arrasada. nunca assim. nunca tanta dor. nunca tanta tristeza. por todos que deixaram seus pais  e filhos sem chão. por todos jovens que em menos de três minutos morreram asfixiados pela fumaça numa maldita boate gaúcha que não se preocupou com a segurança. pensando alto, muito alto: por toda corrupção que envolve prefeitura, bombeiros e fiscais. penso  nos pais felizes porque seus filhos tiveram a chance de cursar uma faculdade publica e por isso em pleno janeiro estavam em santa maria. to arrasada. nunca assim. nunca tanta dor. dor.dor.dor.dor.dor.dor.dor.dor.dor

LUTO NO BASQUETE


Morre Ary Vidal, 77 anos, conforme anuncio pelo twitter da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

O técnico de basquete sofria com problemas renais e cardíacos crônicos e foi internado no Hospital São Lucas, no Rio, desde o dia 23 de outubro do ano passado. As causas da morte, porém, ainda não foram divulgadas. O enterro será na terça-feira, no cemitério do Caju, no Rio de Janeiro.

O maior feito da carreira de treinador Ary Vidal foi a conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de 1987, na final da Seleção Brasileira contra os Estados Unidos, quando estes foram derrotados na própria casa. 

Além dos feitos pela Seleção Brasileira, Ary Vidal também teve em seu currículo passagens por Tijuca Tênis Clube, Flamengo, Vasco, Fluminense, Minas e Corinthians de Santa Cruz do Sul, pelo qual conquistou o título do Campeonato Brasileiro de 1994.

* Que janeiro termine logo...

A BALADA MORTAL



Ainda tristeza infinita. Dor. 
Ainda indignação. Raiva.
Uma mistura de sentimentos enquanto acompanhava a cobertura jornalística da tragédia na boate Kiss, em Santa Maria, no último domingo.

Os gaúchos acordaram assustados e aos poucos foram tomando conhecimento do horror que se abateu na cidade universitária.
Em nossa região, entre as vítimas, uma estudante de Paverama, que cursava Medicina Veterinária. Um rapaz de Arroio do Meio, ferido. 

Imagens macabras circulam na internet e chocam. 
Um só pensamento nos assalta: o mesmo poderia ter acontecido com alguém da nossa família, com nossos amigos que poderiam estar lá no momento dessa balada mortal. Minha profunda solidariedade às famílias enlutadas.

Mas, essa tragédia tem nome e sobrenome: cultura da irresponsabilidade.

Lembro do incêndio na boate Cromagñón, em Buenos Aires, em dez de 2005, quando morreram 194 pessoas.  
O que aconteceu depois? 
Os seis músicos que se apresentaram na boate foram acusados de "incêndio culposo seguido de morte" e "uso incentivado de pirotecnia": sete anos de prisão. 
Quanto ao prefeito, um impeachment por responsabilidade política na tragédia. 

No fim apuraram: corrupção entre os fiscais de casas noturnas que receberam propina dos proprietários. 
Sobre isso, o jornalista lajeadense Flavio Tavares foi o único a tocar no assunto, na ZH que circulou ontem.

Corrijam-me se estou errada: cada prefeitura tem um setor de engenharia que deve aprovar projetos de segurança baseado no plano de prevenção de combate a incêndio (ppci) que o corpo de bombeiros exige através de uma orientação técnica (sigpi).
O que acaba acontecendo na real? 
Qualquer um pode executar esse projeto sem ART (anotação de responsabilidade técnica) do CREA.

Essa briga da Engenharia vem desde 1998 quando o governo Brito determinou através da lei que quem manda no fogo no INTERIOR do Rio Grande do Sul são os bombeiros. Na capital,  bombeiros e prefeitura, que juntos expedem o alvará de funcionamento. 
Nas cidades do interior, apenas os bombeiros...

Todos os anos as boates precisam renovar seus alvarás na prefeitura de sua cidade. 
E para renovar elas também precisam passar pelo Corpo de Bombeiros.  

Disseram que o da boate Kiss estava vencido desde agosto de 2012. Quem fez vista grossa?  
Ouço em uma emissora de radio, vejo na televisão, que um dos estudantes tentou usar um extintor e ele estava vencido.
Quem deveria fiscalizar e punir isso? 
Também o CREA. Eles tem fiscais para isso.

Com tanta corrupção nesse país não é difícil deduzir o que muitas vezes acontece. Ou como escreve Tavares: 

“Em Santa Maria, agora tudo se juntou - sanha de lucro fácil, desídia e irresponsabilidade de donos de boate alem da fiscalização carcomida pelo desleixo ou pelo suborno.”

O saldo irresponsável: mais de 230 jovens universitários mortos.

É apenas um alerta a festas e boates que funcionam na região do Vale do Taquari sem a mínima condição.
Que nunca precisemos escutar por radio uma lista de nomes de vítimas de tragédia promovidas pela ganância e ignorância do ser humano. 
Porque das revoltas da natureza, a discussão é outra.



E AÍ, SOCIEDADE DE ENGENHARIA?



Dia 30 de janeiro, 4ª feira, às 16h, na sede da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, acontece a 14ª Reunião da Comissão Técnica de Prevenção contra Incêndio.
  
Pauta:
Posicionamento da Comissão Técnica de Prevenção Contra Incêndio, sobre a situação da boate Kiss, em Santa Maria.

* Posicionamento?

Em tempo:
Para Moacyr Duarte, especialista em gerenciamento de crise e prevenção de riscos,  “Não há problema que não seria corrigido em cinco dias de trabalho” -  quando destaca que bastava uma vistoria atenta às normas de segurança na Kiss para evitar consequências de tamanha dimensão.

Duarte afirmou que algumas normas básicas já fariam a diferença para evitar a tragédia  em Santa Maria, como  aviso de incêndio, iluminação adequada, orientação das rotas de fuga e, sobretudo, o bom senso, para garantir o fluxo das pessoas em situações de emergência.

Fonte: Radio Gaucha

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

VARAL DA DOR


Solidão, o silêncio das estrelas, a ilusão
Eu pensei que tinha o mundo em minhas mãos
Como um deus e amanheço mortal

E assim, repetindo os mesmos erros, dói em mim
Ver que toda essa procura não tem fim
E o que é que eu procuro afinal?

Um sinal, uma porta pro infinito, o irreal
O que não pode ser dito, afinal
Ser um homem em busca de mais, de mais...
Afinal, como estrelas que brilham em paz, em paz...

Lenine

"BRUTAL, REVOLTANTE"

ZH de hoje

domingo, 27 de janeiro de 2013

sábado, 26 de janeiro de 2013

VARAL DE ANIVERSARIO

photo by Leonardo Regnier


“A vida dá volta e virada
Quem entra despreza quem sai
O tempo embaralha a jogada
Quem sobe não olha quem cai.


É regra do jogo
É regra do jogo
É ferro e é fogo
A regra do jogo”

Sá & Guarabyra

LAJEADO: 122 ANOS... 3 MOTIVOS PRA SE ORGULHAR!


Gastão Valandro, radialista.

- UNIVATES, a cada dia crescendo mais, gostaría de ter idade para estar lá .
- UNIMED, apesar de ser ampla, o atendimento aqui é especial. Claro que nem todos podem tê-la, mas quem tem, acredito que agradece na hora de precisão.
- RÁDIO, orgulho por ter iniciado minha carreira aqui, numa época em que se fazia rádio por dedicação mesmo e ter recebido a atenção de muita gente boa, que talvez não receba hoje, este  reconhecimento.

Betina Duraiyki, diretora do SESC Lajeado.

- As Pessoas de Lajeado.
- O Rio Taquari.
- A Julio de Castilhos - sem os postes.




Vlad Martinez, diretor de logística.

- Orgulho das coisas simples, nossas paisagens como o por do sol visto do Rio Taquari.
- Das pessoas quando caminhamos e nos cumprimentam mesmo sem conhecê-las.
 - E algo muito pessoal: de podermos participar dos processos políticos, influenciando ou provocando de alguma forma, pelo menos uma trova que seja, disso eu gosto e tenho orgulho daqui, mesmo que minhas opiniões, ou meus candidatos sejam vencidos.



Carolina Alberton Leipnitz, fotógrafa.

- Tem a melhor mil folhas do estado/país.
- Não vivemos naquele ritmo louco de grandes metrópoles, e isso me agrada.
- Estamos perto de tudo, da capital ao interior, somos cercados por belas paisagens e de uma natureza ainda bela.





Jandiro Adriano Koch, funcionário publico.

- das possibilidades/provocações em um Centro Universitário.
- das organizações não governamentais em prol dos direitos dos animais.
- das hoje pequenas, amanhã grandes, árvores no Parque dos Dick.







Ana Lazzaron, advogada.

- O povo, que é imensamente festeiro, alegre.
- Ótimos educandários, tanto colégios particulares, como estaduais e municipais e Univates.
- Nossos bairros, entre eles o São Cristóvão.






Vicente Breyer, musico.

- O piano de cauda do Espaço Cultural Clínica Dr. Wilson Dewes (Casa de Bach). O único na cidade (até o momento) capaz de receber artistas que necessitem de um instrumento de qualidade.
- A Banda Bico Fino Brother's Band.
- O Talento dos artistas das diversas áreas das artes que merecem maior apoio por parte do poder público, pois através de sua arte levam o nome do município para diversas cidades do estado e também do Brasil.

 Bico Fino Brother's Band

Fernanda Tavares, administrativa na IBM, in  Madrid.

- Guaraná da Fruki.
- Univates.
- Os talentos que nasceram aqui, mas que foram procurar fama e reconhecimento em outros pagos.








Nilo Scheid Junior, cabeleireiro

- Somos o alvo comercial e de serviços de uma região grande e rica, o vale que abrange uma movimentação de mais 300 mil habitantes....
- Essa pretensão geográfica que faz parecer uma cidade grande e evoluída, belo comércio, alvo em educação, saúde e investimentos....
- A qualidade de vida que todo esse conjunto proporciona a seus moradores, posição geográfica, bons investimentos, e mesmo assim continuamos vivendo numa pequena cidade com clima de metrópole....
Karla Enger Bertóglio, professora.

- A primeira coisa da qual me orgulho nesta cidade são as pessoas. Depois de estar fora tanto tempo poder retornar e re-encontrar tantas pessoas queridas e talentosas por aqui, nas mais diversas áreas, é um alento à alma.
-  UNIVATES.
-  FUNDEF.





Stella Maris Reckzieguel, radialista, cantora.

- Pessoas bonitas e educadas!
- Pessoas empreendedoras e trabalhadoras.
- Nosso Rio Taquari.



Isabela Kuhn, designer de interiores.

- A educação das pessoas desta cidade de um modo geral.
- A Univates é um orgulho para nós cidadãos lajeadenses.
- É uma cidade que aconchega , que é bem cuidada e limpa.






Eloede Conzatti, Secretaria de Educação.
O povo de Lajeado é trabalhador luta por aquilo que acredita.
Estar junto nesta nova administração para ajudar a construir uma cidade mais moderna com mais espaços de lazer, cultura e de participação popular.
Ter um rio maravilhoso, porém descuidado,mas ainda é hora de se fazer alguma coisa. Não posso esquecer do nosso centro Universitário que foi uma luta de muitos lajeadenses e continua sendo.

Álvaro Santi, escritor, musico, in Porto Alegre.

- A programação cultural do SESC.
- O CEAT, sétimo colégio gaúcho no ENEM.
- O rio Taquari, teimoso sobrevivente.





Jaqueline Nonnenmacher, professora de patinação.

- Centro Universitário Univates.
- Equipes esportivas como Lajeadense, Bira, Cia de Patinação Sobre Rodas e Alaf.
- Central.
Diana Blum, bióloga.
- O Jardim Botânico, que mesmo precisando de atenção da administração e da população continua lá.
- O desconto de até 20% do IPTU para os imóveis que possuírem arvore de porte ou raridade.
- A Escola de Música da Profe Josélia na Hidráulica.
photo by Claudio Zagonel Neto