quarta-feira, 11 de agosto de 2010

LICITAR PRA QUE?

Em março deste ano a prefa de Lajeado botou na rua uma licitação para adquirir vários gêneros alimentícios para as Escolas de Educação Infantil Municipais e Comunitárias:
1.800 pacotinhos de açúcar baunilha
, 1.200 pacotes de 5kg de açúcar não refinado, 200 pacotes de açúcar mascavo, 1.000 pacotes de 1kg de arroz integral, 3.000 pacotes de bolachas amanteigadas, e mais 3.000 de bolacha Maria e ainda 2.500 pacotes de biscoitinho salgados com gergelim, 1.400 pacotes de chocolate em pó solúvel, 900 unidades de café em pó extra forte a vácuo.... enfim, e otras cositas.



Vencia quem apresentava o melhor preço.


Mas olha só o que aconteceu com o café fabricado aqui na região: foi desclassificado porque o café não era cheiroso o suficiente. Laudo de uma nutricionista da Prefa, ahã...
Resumindo: licitação impugnada.
Novo edital... O fabricante pegou um café famoso no Brasil, colocou dentro da sua caixa e apresentou na licitação. Novamente não foi escolhido por objeções incríveis da nutrici da prefa: rendia pouco, não passava pelo filtro, apesar da empresa ter o melhor preço.
Como assim, não passa pelo filtro?- quis saber o fabricante.

O produto foi reprovado: “POUCO RENDIMENTO, DIFÍCIL DE PASSAR PELO FILTRO”. Dessa forma, a empresa X está DESCLASSIFICADA”, consoante Ata nº. 094-01/2010”.

Maior buchincho. A empresa abriu processo contra a digníssima prefeitura e indicou os laboratório da UNIVATES para realizar testes com o seu café, com o auxílio dos profissionais da área de Nutrição.

Aos leitores, seus próprios pensamentos.

Porque dos meus, sei eu.

ESCLARECIMENTO:

@ " Para esclarecer a opinião pública e aos que enviaram comentários sobre a matéria " Por que licitar" a Secretária de Educação de Lajeado informou :

NÃO PROCEDE A INFORMAÇÃO DE QUE A LICITAÇÃO TENHA SIDO PARA MERENDA ESCOLAR. PORTANTO, OS COMENTÁRIOS ANEXADOS À MATÉRIA POR LEITORES COM RELAÇÃO AO USO DE CAFÉ POR ALUNOS E PROFESSORES SÃO INDEVIDOS.

ESCLARECEMOS AINDA:

a) Merenda Escolar adquirida é apenas para aluno;
b) A Prefeitura jamais pagou conta de erva para o chimarrão dos professores e também não mantém o café (A conta é paga por um "caixinha" de professores);
c) A Merenda é controlada pelo CAE- Conselho da Merenda Escolar e os cardápios são realizados segundo criérios rígidos de alimentação escolar."

Rejane Ewald



5 comentários:

  1. Bem..Se o propósito era atender crianças , o café não estar adequado não deveria interferir no resto todo..
    Troca por achocolatdo....Prá que dar café prá criança assim tão cedo na vida ?
    Se vê que as intenções e propósitos de políticos são sempre envoltos em idiotices...Certamente tem um fornecedor que não conseguiu fazer preço bom e quer a licitação de qualquer jeito e isso influenciou na análise dos produtos oferecidos inicialmente..
    Vai atrás de político !
    Tudo rafêdo vestido em roupas bonitas..

    ResponderExcluir
  2. café pras crianças?
    por isso dps esse povo se acaba no pó. pq café já não dá mais conta.
    desvendei o motivo de Lajeado ter tanto drogado. bingo pra mim.

    ResponderExcluir
  3. Q U A D R I LH A

    ResponderExcluir
  4. Luís Galileu G. Tonelli11 agosto, 2010

    Gostei da presença de espírito do proprietário da empresa em substituir na caixa o seu café pelo de um concorrente, ou seja, escancarou a perseguição a sua marca. E mais uma vez fica claro o quão lícitas são essas licitações.

    Eu sei de outras, onde 2 ou 3 proprietários combinam entre si quem vence a licitação x, y e z. Ou seja, revezam na boa para evitar brigas e "cafés que não passam pelo filtro".

    ResponderExcluir
  5. Rejane Ewald15 agosto, 2010

    Rejane Ewald continua no aguardo da publicação do seu comentário que afirma não se tratar de merenda escolar.

    ResponderExcluir

"Não quero ter razão, quero ser feliz" - Ferreira Gullar já dizia. Então, por favor opine mas mantenha o nível. Valeu!