segunda-feira, 18 de abril de 2011

CRESCIMENTO DESCONTROLADO OU BURRO?

Clique na foto para ampliar

Jornal A Hora da última 5ª feira trouxe reportagem sobre o crescimento burro de Lajeado e suas conseqüências durante o “dilúvio” da última 4ª feira, quando se registraram cenas que a população só via em cidades como Porto Alegre ou São Paulo.
O jornal não disse exatamente isso. Mas digo eu.

E para embasar tecnicamente o que o blog vem berrando desde que surgiu nesse espaço ciberlóide, as palavras do geólogo e coordenador do Curso de Engenharia Ambiental da Univates, Everaldo Ferreira: “... a urbanização das vias, aliada a falta de vegetação, colabora para esse problema.” “Aterrar áreas inundáveis é uma  irresponsabilidade. Pois o volume de água aterrada atingirá outros ponto da idade, ela não vai simplesmente sumir.”

A HORA:Hoje, com a construção desordenada de vias asfaltadas, de calçadas, e do corte desenfreado de árvores e vegetação nativa, o escoamento é mais rápido, inundando facilmente os arroios e tubulações.” 
                                   


Clique na foto para ampliar

Jornal O Informativo:
 “O número de construções e a qualidade da pavimentação, que não permite a absorção da água, também colaboram para o acúmulo de água durante uma chuva mais forte.”


Clique na foto para ampliar

PERGUNTO: PRECISAVA ASFALTAR?

Assista o vídeo: 

2 comentários:

  1. Elacy Maria Togni18 abril, 2011

    Laura, em primeiro lugar que bom que está de volta. Em segundo lugar Lajeado tinha principalmente na minha rua um calçamento muito bom, estou berrando contra o asfalto deste o começo, agora os autos não passam por aqui andando passam voado. Vira e meche tem uma batida. Sem falar do calor insuportável. Eles vão conseguir o que querem expulsar os moradores, do centro, as pessoas é para vir ao centro somente para comprar, para alguns colocarem mesas nas calçadas para lucrarem mais, já que não existem outros espaços ao ar livre, pois constroem até a beira das calçadas e depois ocupam estas. As pessoas que se lixem deste que continuem comprando. Um abraço elacy

    ResponderExcluir
  2. O texto do post acima foi definitivo e 100% lúcido.....Principalmente na parte que diz ser interesse das autoridades q o centro de lajeado seja apenas para fins comerciais....Bem isso mesmo..Deve ser ruim á beça morar no centro da cidade hj em dia....

    ResponderExcluir

"Não quero ter razão, quero ser feliz" - Ferreira Gullar já dizia. Então, por favor opine mas mantenha o nível. Valeu!