quarta-feira, 31 de outubro de 2012

VARAL NA CURIA METROPOLITANA

photo de Olides Canton

"Não sou nada. Nunca serei nada. 
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim 
todos os sonhos do mundo."
Álvaro de Campos

TRILHA SONORA: GRANDES ENCONTROS...



LUTA + VÃ

O lajeadense Alvaro Santi  autografa seu livro de poesias, hoje, às 19h,
 na Feira do Livro em Porto Alegre.

QUESTÃO DE TEMPO?

Adão Iturrusgarai
Só uns não sabem: mas quando chegam ao poder, os políticos logo se corrompem.
Perguntei no feici quanto tempo levaria para um novo governo começar a embolsar e se prostituir? Lembrando que ontem o senador Mario Couto acusou os colegas de serem corruptos. Disse que tinha vontade de "cuspir na cara! de alguns senadores que enriqueceram "sem nunca terem sido nada na vida".
Disse ainda que há senadores que têm jatos particulares, casas luxuosas e 50 mil bois no campo... Eu hein... E aqui? E aqui? 

Respostas em "aberto e  fechadas"...

“Em segundos. Para isso são rápidos.”

“Alguns já chegam lá assim, infelizmente!”

“Esse negocio já começa bem antes.”

“Dependendo das coalizões, antes mesmo de assumir, creio que o pessoal já loteia o município...”

“Cá fora já estão imaginando!”

Os outros 10  ficaram só na curtida.


TEMPO DE FINADOS

 .tempo de feriadão, véspera de finados, as  floriculturas cheias de cor. dia triste para muitos, dia de risos para elas: caixa cheio.
ontem, aproveitando o tempo nublado, alguns já foram faxinar os túmulos dos entes queridos. de onde será que vem essa mania de faxina de cemitério? tem gente que vai de escovinha e esfregão.fui com a minha mãe e entre uma saudade e outra, tristeza e lembranças, começamos a rir...

 ela se foi, mas ele deixou sua marca registrada.
bom humor é tudo!
quase não tem nem mais por onde caminhar para visitar os mortos.
as ruas do cemitério católico são como as ruas de lajeado: 
áridas e sem graça.
quanta diferença das ruas do cemitério evangélico.
então lajeado é uma cidade católica. 
o que será que diz o ibge?
o evangélico é mais bonito. estão fazendo um replantio de arvores.
sombra para os mortos.  e para os vivos.
do jeito que a coisa vai, logo tiram o tanque 
e botam mais um túmulo no seu lugar. 
quero ser cremada. mas morto não tem voz ativa.



NINHO DA FRAU


Casinha reformada deixou a vizinhança curiosa...
Quase Centro, quase bairro Americano, 
esquina do Parque do Engenho,
 um atelier charmosinho.
Tudo para decor e enxoval dos bebes.
Toque a campainha!

PASSADO & PRESENTE

Gastão Valandro e Bernardino Pinto
1 -  “Comunicando que a partir de domingo próximo, 03/11, estarei iniciando meu programa Roda de Chimarrão, na Studio/FM, 98,3 de Estrela.

Horário das 09 às 12:30.

Muita música regional gaúcha como sempre, para alegrar suas manhãs de domingo.

Querendo participar, e ficarei muito grato, liguem para 3720-2096; mensagens para 9816-4376 e não sintonizando normalmente no rádio, acessem: radiostudiofm.com.br.”

2- Bernardino Pinto, primeiro presidente da CDL de Lajeado e fundador da Saidan.

DO FEICIBUKI

Sai o Halloween
 entra  o Dia  do Saci!
Oficialmente comemorado em 
Uberaba, Fortaleza, Poços de Caldas...

terça-feira, 30 de outubro de 2012

VARAL DO ARANHA

"Enquanto sussurrarmos palavras de amor, 
fofocarmos, rezarmos ou 
conversarmos em português, 
a língua não estará ameaçada."
José Luiz Fiorin

ROCK IN RIO 1985-2013



Ben Harper, Mettalica, Iron Made, Bruce Springsteen, Sepultura e os percussionistas franceses do Tambours du Bronx já estão confirmados para o Rock in Rio 2013, nos dias 13,14, 15, 19, 20, 21 e 22 de Setembro.

Só quem foi na primeira edição, em Jacarepaguá, no ano de  1985, pode falar: eu sobrevivi. Um milhão e 380 mil pessoas  curtiram os shows na Cidade do Rock, o equivalente a cinco Woodstocks.

Em 2011, o público caiu para 700 mil pessoas que curtiram mais de 979 horas de música, com transmissão para mais de um bilhão de telespectadores, em 200 países.

E de acordo com a organização do Rock in Rio, mais de 16,5 milhões de dólares foram destinados a causas socioambientais.  Então ta. Foram gerados 123 mil empregos, segundo dados da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro, um impacto econômico de mais de U$480 milhões para a economia da cidade.

Em tempo recorde, 52 minutos, o público do Rock in Rio esgotou os 80 mil Rock in Rio Cards disponíveis.  Pensando em ir? Em abril, a organização bota mais ingresso na roda on-line. Se liga, se conecte!


JUST BLUES

No dia de Todos os Santos.

BRASILEIROS: POWER GAYS


A Mate, uma das principais revistas gays do mundo, publicou edição especial com os 500 PowerGays, as pessoas mais influentes da história da nossa sociedade.

Entre os brasileiros, o jornalista e  idealizador do Festival de Cinema Mix Brasil, André Fischer (261º lugar) diretor teatral José Celso Martinez Corrêa (358), o professor baiano e fundador do Grupo Gay da Bahia, Luiz Mott ( 379) e o escritor e jornalista João Silvério Trevisan (422), um dos fundadores do grupo Somos na defesa  dos direitos dos homossexuais e sua descriminalização ainda na década de 1970.

Antes deles, no topo da lista: o cientista  Leonardo da Vinci, os filósofos Platão e Sócrates,  o escritor Oscar Wilde, o diretor de cinema Almodóvar,  e por aí vai.


DA SERIE GRANDES ENCONTROS

Elis Regina e Adoniram Barbosa

Em novembro, completa-se 30 anos sem o paulista Adoniran Barbosa, na verdade, de nascimento João Rubinato, autor de Saudosa Maloca, Trem das Onze, Samba do Arnesto  e tantos outros que fizeram sucessos na voz de Elis Regina. Também ela partiu há 30 anos. Em janeiro. Ambos fazem falta na trilha sonora do país.

PADRE PILOTO DE CORRIDA...

Como escreveu  Ricardo Dreher no feicibuki:
"o padre queria chegar mais cedo no céu?"

Escuto na Independente AM, que a polícia pegou um padre de Lajeado fazendo um racha ontem à tarde, na BR-386. Dirigia uma Parati da sua congregação  e fazia média com um Gol. Mas por que a radio não dá nomes aos bois? Melhor ao padre? Só porque é padre? Conforme a Polícia, o velocímetro deveria marcar uns 150 km/h.

Diz que tem 26 anos -  graças a Deus não é o p. Antonio! -  e é de uma paróquia de Lajeado e que estava atrasado para um compromisso. Para a missa?

O cara do Gol, de Sapucaia do Sul, 30 anos, vendedor, não sabia dizer o motivo da corrida de carro com o padre. E pior: tinha maconha dentro do carro. Pronto: ferrou.

Os dois motoristas – o religioso e o maconheiro - foram autuados pela disputa de racha, infração que gera multa de mais de R$ 500, recolhimento e suspensão da CNH e apreensão dos veículos envolvidos. 
O padre vai pagar o pecado andando de ônibus. E o  blog só não dá o nome dos competidores porque não descobriu. Sorry.


Ontem ainda, a Polícia Rodoviária Federal flagrou um caminhão transportando  irregularmente produtos perigosos. O cara era de  Canoas e conduzia o cargo da ford cheio de tonel de Cloreto de Metileno, usado em solventes e outras cositas mas... produto controlado pela Polícia Federal. 

TREND DE MODA VEM AÍ


DO MEU BLOQUINHO...


.nas entranhas do blog, diariamente, confiro acessos e de onde acessam. chamou atenção este endereço: http://0rz.tw/CNDUS  cliquei para ver onde daria. pareceu essa pagina desqualificada. limpei cinco letras do endereço e apareceu outra indecifrável. deu um medo. do outro lado do mundo, um número considerável de acessos. aí leio que os chineses estão tentando entrar ilegalmente por Uruguaiana. já tem 150  em situação irregular na cidade. pelo jeito logo vai nascer uma Chinatown por aquelas bandas do país. minhas dúvidas: o que os chineses querem no Brasil? O que os chineses querem no meu  bloguinho? ai, meda da máfia oriental.


ABRA UM LIVRO...


GRANDE SERTÃO: VEREDAS
  "Nonada. Tiros que o senhor ouviu foram de briga de homem não. Deus esteja. Alvejei mira em árvore, no quintal, no baixo do córrego. Por meu acerto. Todo dia isso faço, gosto; desde mal em minha mocidade. Daí, vieram me chamar. Causa dum bezerro: um bezerro branco, erroso, os olhos de nem ser - se viu - ; e com máscara de cachorro. Me disseram; eu não quis avistar. Mesmo que, por defeito como nasceu, arrebitado de beiços, esse figurava rindo feito pessoa. Cara de gente, cara de cão: determinaram - era o demo."

Guimarães Rosa

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

VARAL PORTUGUES

photo by Lauro Dickmann

“Sou ético quando não tenho medo
de desagradar os donos do poder
ou seus sacerdotes covardes
com minhas interrogações sobre a sociedade,
sua moral, estética e política.”
Márcia Tiburi

TRILHA SONORA


CORRE QUE A POLÍCIA VEM AÍ!

No domingo, a  Polícia Civil de Lajeado  promoveu a 1ª Corrida e Caminhada da Polícia Civil.  Acredito que para mitigar o estresse que vive nas delegacias, como a falta de estrutura, salários defasados e aumento crescente da bandidagem....

Mais de 150 participantes percorreram um trajeto de cinco quilômetros, com saída em frente ao prédio 16 da Univates, seguindo pelo bairros Alto do Parque e Carneiros e retornado ao Complexo Esportivo. 

Segundo os delegados Elisabete Cristina Barreto Müller e Juliano Fernandes Stobbe, o evento foi um sucesso e alcançou a proposta principal de integrar a comunidade. 

Conforme os delegados, há previsão de ser realizada uma segunda edição em 2013.

DO MEU FEICIBUKI...


SONZEIRA NOS DICK
“Domingo é para ser o dia de descansar, escutar o som da natureza....hahahahahaha...
........mas quem mora perto do Parque dos Dick, como eu...tenho a infelicidade de ser obrigada a escutar uma música horrível....num volume nas alturas a tarde toda....coitadinho dos passarinhos....” Moema


HOMENAGEM MERECIDA?
“Sugiro ao nosso novo prefeito de Lajeado e aos ilustres vereadores eleitos, que no trevo de Lajeado, nos cruzamentos da BR 386 e  RS 130, seja erguida uma estatua na figura do nosso governador Leonel de Moura Brizola, por tudo que ele representou para o Rio Grande do Sul e para o Brasil, não esquecendo que a Estrada da Produção, hoje BR 386 e criação dele.  Deputado federal Enio Bacci entre no circuito, para que este feito se torne realidade, pois entendo que político nenhum teria tanto merecimento quanto Leonel de Moura Brizola.” Sadi Luiz
Do Blog do Olides

DA SÉRIE GRANDES ENCONTROS

Cora Coralina e  Jorge Amado

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Livro.

Em 29 de outubro de 1810, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então, fundada a Biblioteca Nacional. Taí o motivo da data.
Mas o primeiro livro editado no país já foi em 1808: “MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga.

Lembrando a data, estarei hoje no SENAC conversando com os alunos sobre leitura, escritura, escrevinhadores e claro, Intrigas da Colônia!

NÓS, OS ALIENADOS...


Lajeado anos 70

“Eram os anos 70, e até as pedras da Praça da Alfândega sabiam que pessoas eram torturadas e mortas pela ditadura militar no Brasil. As pedras sabiam, mas eu ainda não.

Talvez essa breve era da inocência tivesse durado mais algum tempo se em uma viagem da escola eu não tivesse sentado ao lado de uma colega, com quem nunca havia conversado antes, que sabia tudo o que se podia saber aos 12 anos sobre ditadura, presos políticos, tortura. Tinha visto fotos, tinha ouvido conversas.

Por extensão, alienadas são as pessoas indiferentes aos problemas políticos e sociais do lugar e da época em que vivem.”

Claudia Laitano
ZH de sábado.

DE PROSA COM A LAVADEIRA



- Comadre, outra joalheria no centro de Lajeado foi assaltada na madrugada do findi. Mas alguém avisou em tempo a Brigada Militar. Parece que pegaram...
- Pra soltar logo em seguida?
- Tu acredita criatura que o alarme não funcionou? Como no assalto daquela outra joalheria, os ladrões usaram papel-alumínio nos tais sensores de alarme. 
- Tem  coisa errada aí, Zulmira. Estamos vivendo completamente sem segurança. A patroa disse que os bandidos esperam as vítimas na saída dos restaurantes.
- E a minha que sofreu um seqüestro relâmpago? E o patrão que perdeu o ipódi dele na frente do Itaú cedo da tarde?
- Cruzes... A dona Fátima disse que no bairro São Cristóvão tem casa arrombadas todos os dias, a luz do dia!
- Eu sei... No Hidráulica também. A gente não vê as policia na rua, não tem segurança nos bairros. Dá medo de andar depois das sete da noite.... Fica um deserto.
- Vai ver que é por isso tem tanta construção de edifícios na cidade.
- E tantas empresas de segurança... Pra ver!
- Agora, pra multar, não falta policia.
- Pra ver que não.

ECO CITIES NA UNIVATES

 Hoje, às 19h30m, no auditório do Prédio 11 da Univates, tem uma palestra- gratuita - com os pesquisadores Pekka Huovila e Carmen Antuña Rozado, cientistas do VTT - Centro de Pesquisa Tecnológico da Finlândia.

Eles conversam sobre o projeto “Eco Cities”, experiência sobre diferentes aspectos da construção sustentável, já  implantado na China, na Rússia, na Finlândia, na Quênia, no Egito e na Zâmbia.
O foco é, cada vez mais, seguir em direção a comunidades sustentáveis, incluindo também avaliação de infraestrutura, economia e características sociais.

O futuro Secretario de Planejamento de Lajeado deveria se fazer presente.
Como vai ser um cargo político, talvez consiga aprender alguma coisa  para aplicar em Lajeado, que a cada dia perde mais um pouco de sua dita qualidade de vida.

DIFERENÇAS


CAROL LEIPNITZ

Exposição Rica América

 A exposição tem como proposta retratar os diferentes pontos de vista da fotógrafa na sua viagem pela Bolívia e Peru ocorrida em dezembro de 2011. 
A arquitetura, costumes e as belas paisagens, englobam um pouco do que foi esta vivência nestes dois países da América Latina. As paradas ocorreram nas cidades de La Paz, Puno, Cusco e Macchu Picchu, onde o meio de transporte utilizado foi o ônibus e trem.

Carolina Alberton Leipnitz

Fotógrafa e Relações Públicas, Carolina fotografa há mais de 15 anos. Autodidata, acredita encontrar na imagem as palavras que lhe faltam. A fotografia é transformação, emoção, alegria e tristeza, um misto de sentimentos que se debatem através da observação de um registro.
 

A PITANGUEIRA VANDALIZADA




ABRA UM LIVRO...


Cem anos de solidão

“Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o Coronel Aureliano Buendia haveria de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo”.
  Gabriel Garcia Márquez

sábado, 27 de outubro de 2012

VARAL EM GENIPABU

Photo by Mag Spohr

“O amor comeu minhas roupas,
meus lenços, minhas camisas.
O amor comeu metros e metros de gravatas.”
João Cabral de Melo Neto

HOJE: NOITE DE BLUES NO SESC


Photo by César Lehn

O blues instrumental dará o ritmo do Ecarta Musical do sábado, 27 de outubro, em Lajeado.
No espetáculo Bourbon Blues, o guitarrista, violonista, cantor e compositor Gambona e o gaitista e cantor Ale Ravanello apresentarão as músicas do CD recém lançado, homônimo ao show.

No repertório, algumas de suas produções autorais e releituras de clássicos do gênero e também do rock: The Road (Gambona), Living With The Blues (Sonny Terry e Brownie McGhee), Tudo Aquilo (Gambona e Felipe Soares), Dias de Blues (Gambona e Egisto Dal Santo), Nobody Knows When You’re Down & Out (Jimmy Cox), Drive My Car (Lennon e McCartney), Little Martha (Duane Allman), O Meu Lugar (Gambona e Ângelo Vigo), Cantar Um Blues (Gambona e Paulo Ricardo Botafogo) e Bourbon Blues (Gambona e Luis Mauro Vianna). 

A apresentação acontecerá no SESC/RS (Rua Silva Jardim, 135 - Centro), às 20h. O ingresso é 1 kg de alimento não perecível para o Programa Mesa Brasil.

O evento é uma realização da Fundação Ecarta e do SESC/RS, e conta com o apoio do Sinpro/RS.

CRÔNICA


photo by Martino Piccinini

Uma imagem postada nas redes sociais durante o manifesto Defesa Pública da Alegria, que aconteceu no início deste mês na capital dos gaúchos, junto ao largo Glenio Peres, um espaço aberto e público, impulsiona minhas reflexões mais orgânicas para este canto do espaço kraft, palpável e sensível.

A Alegria, assim mesmo em maiúsculo, anda em baixa. Sufocada. Empalhada. Às ruas, em sua defesa!
Às ruas, protestar. Apitos, gritos, braços para o alto, chamar a atenção de quem passa e de quem sobrevive sob as marquises e shoppings da cidade, no conforto do quarto e do Facebook. Todos para a rua em defesa da alegria. Contatos imediatos já. Abandonemos a tevê, os brinquedinhos tecnológicos, a geladeira – tudo que obtusa e engorda.

Todos para a rua protestar pela volta da Alegria e da segurança por dias mais livres e mais inspiradores. 
Gritar, caminhar, suar e respirar em conjunto faz bem e libera as endorfinas estranguladas pelo dia-a-dia, quando as injustiças vencem as três virtudes teologais. Vence a simplicidade pública a que todos temos direito como céu, sol, verde, espaço.

Então vamos às ruas defender toda a Alegria a que temos direito e que é sonegado pelo governo e até pela família que nos empurra para o divã cada vez mais cedo.
A Alegria esvaída pelos desatinos cruéis de pais que se drogam, que roubam, mentem e se esbofeteiam por aí. E dos pais que sofrem com os desatinos dos filhos que se igualam. Sim, a autoestima no calcanhar e ainda por cima o calcanhar sangrando com a flechada de Asteropeu.

Sofremos com as traições. Sofremos com o desamor. E pensamos que a Alegria nunca mais nos habitará. Só se o nosso umbigo é maior que o umbigo do mundo. Pelo menos maior do que o umbigo do vizinho. Ou andamos cegos para a Alegria mais primitiva?
Talvez por isso chama atenção a defesa da Alegria nas ruas.

Sobreviventes fragilizados ou a forra vamos para a rua interceder por sua volta e viva a Alegria que me alimenta todo dia de casuais prazeres como a visão dos dois sanhaços que se alimentam das cascas de mamão jogadas propositalmente no jardim. Como o perfume delicado exalado pelo azul do jacarandá no quintal. Como as risadas das crianças que fogem das ondas do mar.

Sim, tão frágil a Alegria por esses dias que é preciso seu resgate urgente, sair em sua defesa, empunhar cartazes que chamem atenção de todo mundo.

Mudemos o disco: viva a Alegria!

* Minha crônica jornais A Hora, de Lajeado e Opinião, de Encantado.

ABRA UM LIVRO...


A Metamorfose

“Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intran­quilos, em sua cama meta­morfo­seado num inseto monstruoso. 
Estava dei­tado sobre suas costas duras como couraça e, ao levantar um pouco a cabeça, viu seu ventre abaulado, mar­rom, dividido por nervuras arqueadas, no topo de qual a coberta, prestes a deslizar de vez, ainda mal se sustinha. Suas numerosas pernas, lastimavel­mente finas em comparação com o volume do resto do corpo, tremu­lavam desamparadas diante dos seus olhos.” Franz Kafka

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

VARALZINHO POÉTICO



“Lamentável, mesmo-mesmo, a perda do Tatata. 
Eu tenho a impressão de que morrem os bons e os ruins se multiplicam.”
Cíntia Moscovich

HOJE NA ESPAZZO


TEATRO INFANTIL NA UNIVATES

Foto: Carolina Leipnitz

 Ontem, cerca de 1.300 crianças, de escolas de  Bom Retiro do Sul, Estrela, Lajeado e Teutônia, estiveram na Univates para assistir ao espetáculo teatral “A boneca que tinha coração”, dirigido por Pablo Capalonga e apresentada pela Pequena Companhia de Atores, formada por Mariana Dumcke e Tatiana Linhares.  

“Em um ambiente cercado de brinquedos usados e de uma mãe muito atarefada, Lucinha encontra diversão na companhia da boneca  Maria, até que a mãe resolve doar todos os brinquedos usados da filha. É neste momento que a união e a amizade tornam-se peças fundamentais da trama, sendo as únicas possibilidades para salvar a vida da menina e de sua boneca.”
Foto: Tuane Eggers

ZÉ RAMALHO NA EXPOVALE



Dia 17 de Novembro.
Ingresso no 1º lote:
25 pau , Vip 40 pau
Camarote: 100 pau
Paulada?