sábado, 1 de outubro de 2011

FERNANDO TOGNI E HELEN RÖDEL


A Univates  promoveu ontem à noite palestra “Criatividade regional tipo exportação: de Roca Sales para Londres, de Lajeado para a Islândia”,  com o designer e ilustrador Fernando Togni e pela estilista Helen Rödel.

Os artistas,  nascidos em Roca Sales e de Lajeado, respectivamente, falaram sobre seu trabalho e criatividade.

Helen Rödel, que iniciou a noite de palestras, falou sobre sua trajetória na área da moda. Ela contou que logo após iniciar um curso de moda, em 2006, não deixava de participar de nenhum concurso da área: “Não ambicionava ganhar o concurso, mas sim aprender e me testar, conhecer novas possibilidades.”

Para ela, a internet é um espaço onde todos tem a mesma porção, o destaque depende de cada um:
 “Resolvemos utilizar essa plataforma para mostrar as primeiras coleções. Como precisávamos gerar um marketing espontâneo, pensamos em enviar nossas peças para algumas garotas interessantes do mundo inteiro para que elas se fotografassem no seu cotidiano e postassem essas fotos na internet.”

Conforme a estilista, é muito importante ter um network sólido e que nos auxilie a chegar aos objetivos. Para ela, o mundo está muito veloz e dinâmico, permitindo a escolha de novas formas de trabalho:
 “Aos novos estilistas e estudantes de moda, posso dizer que há um mercado de moda novíssimo esperando por vocês.”

Togni explicou a importância de acreditar no seu próprio trabalho. Para ele, atuar na área da ilustração fez com que pudesse se expressar mais livremente:
 “Após trabalhar com publicidade e design, senti que a ilustração foi criando um peso maior na minha vida, pois eu poderia colocar um pouco mais de mim no trabalho.”

 O ilustrador salientou a importância de exercitar o traço diariamente para se aprimorar:
“Sugiro que se alguém gosta de ilustrar, reserve um tempo constante para isso, pois é uma forma de se expressar e colocar para fora um pouco de si. Acreditem em seu trabalho sem se importar tanto com os outros, até porque no mundo estamos sujeitos a todas as interpretações possíveis.”


Na abertura do evento, o coordenador do Curso de Design, Rodrigo Brod, destacou o trabalho dos palestrantes:

 “Quando chegamos na faculdade pensamos que o único campo de trabalho são empresas. Mas, assim como somos criativos no nosso trabalho, também temos que ser criativos na nossa carreira. Eles dois são um bom exemplo disso.”


Ass. Imprensa e fotos: Tuane Eggers

Nenhum comentário: