sábado, 9 de maio de 2009

REPOVOAR...

É a palavra de ordem de cerca de 15 cidadezinhas espanholas que correm o risco de se tornarem cidades-fantasmas.

Para atrair moradores estão oferecendo casa, emprego e até dinheiro a famílias de imigrantes.

Os brasileiros e outros sul-americanos já estão se mudando.


Lorcha, vilarejo de 735 habitantes encravado em uma montanha do leste da Espanha foi uma das cidades escolhidas para recomeçar uma nova vida.

A Prefeitura cedeu à Sônia Regina Matos Farias, mãe de duas meninas, uma casa grátis e um emprego de faxineira a 7 euros por hora.

"É necessário oferecer algo convincente. Quem vem para cá chega para ocupar nossos vazios. Só pedimos que sejam jovens e com filhos porque senão esses lugarejos estarão condenados ao esquecimento", disse o prefeito de Lorcha, Guillermo Moratal.

Hoje, cerca de 80% dos municípios espanhois com problemas de envelhecimento da população e falta de jovens estão recebendo famílias imigrantes.


Fonte: http://www.bbc.co.uk/

* Quanto ao emprego não sei, mas taí uma idéia que poderia ser copiada por algumas regiões no interior gaúcho, que se ressentem do exodo rural.

3 comentários:

Anônimo disse...

tentador!
província por provícia, antes fantasmas que humanos, que tantas vezes são mais assustadores.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Lady Laura interessante essa iniciativa que lá ocorre. Aqui o drama é ainda maior. Lembro que faz uns vinte anos trabalhei em Rolante, cidade pequena e aprazível. Era a fase de ouro da indústria do calçado e não foram poucos os que venderam suas terras no interior por preços irrisórios indo à cidade em busca de emprego. Ali compararam uma casa que nem de longe lembrava a sua. Não mais compravam somente o sal e o tecido, pois tinham que comprar tudo que a propriedade lhes oferecia mediante seu trabalho. Passaram, pois uma condição de pobreza de dar dó. Mais algum tempo e veio a crise do calçado e o desemprego os largou por sua conta sem terem um pedaço de terra para cultivar. Foi uma desgraça difícil de descrever. Cidade, essa coisa maldita que tanto encanta aos que estão no paraíso e não sabem indo descobrir depois de se jogarem para lá. As facilidades das cidades são para os que estão qualificados a sobreviver nas mesmas.

Anônimo disse...

Laura

Os filhos de colonos não tem a mínima chance no interior e na agricultura.
Já era !

E outra..

Filhos de colonos lendo em jornais e revistas que se compra terreno a 15 e vende logo alí a 50 e leva 10% de comissão sem fazer bosta nenhuma tampouco precisa ser formado em alguma profissão prá isso , vai ficar se ferrando no cabo da enxada prá ganhar só o de comer e olha lá ?
Bem capaz né ?
Vem tudo prá selva de pedra fazer rôlo e se dar bem sem se desgastar..
Abç