segunda-feira, 13 de agosto de 2012

DO MEU BLOQUINHO...

photo Alicio de Assunção
.um atropelo a última semana. mas atropelo bom. na quarta-feira, em Tamanduá, na IECLB, apresentando exercícios de solidão, para uma plateia atenta de 50 pessoas. um silêncio bonito, interrompido de longe pelos caminhões na br 386. um espetáculo musico-litero-teatral diferente: será que gostaram? estranharam? seríamos nós mais solitários do que eles?

photo Alicio de Assunção
Os escritores Ana Cecília Togni e Osmar Agostini, prestigiaram esse primeiro evento cultural realizado no pequeno distrito de Marques de Souza. ainda sortearam livros da alivat entre a galerinha. depois seguimos para a escola estadual. os artistas roxos de fome.... soube que o secretario de cultura de Marques, Jurandir Brenner passou por lá. apoio bacana ao Alício, que organizou tudo. 
 .a diretora da Henrique Geiss, Liane Werle Vogel deu as  boas vindas e lembrou a importância da cultura, da educação. Ana Cecília também falou bonito. puxou ao pai, grande orador, contou depois.
 Luzia Hermann, o primeiro livro que foi para a  biblioteca do cpergs.
 .os vizinhos de fé, a amiga de toda vida: Telmo e Chica e Ana Julia.
 .Vico, Neca. ele veio de Estrela, ela de Porto Alegre.
esses momentos não tem preço.
 d. Edel Conrad e Salete Pretto. Tamanduá e Lajeado. agora as pacientes da Salete podem ler no consultório o meu livro. se gostarem, espero que comprem... a gente não conta isso, mas a gente pensa.
 .profe Maristela Giovanella com os alunos da escola frei Antonio da Boa Vista do Fão. fiquei tão feliz. lembrei da caminhada por aquelas bandas. das mais bonitas. dia 2 tem outra. será que vou estar inteira?
 . pastor Valdir Francke e o Alício, esse agitador cultural. não duvido que os dois possam fazer parte da minha confraria. aquela que diz o que pensa e quando pensa, sai de perto.
Rogeria Spiecker, funcionária na escola não perdeu tempo. será que gostou? odiou? vai emprestar? a gente nunca sabe o que passa pela cabeça do leitor. quando uma outra escritora soube que lancei o livro primeiro em tamanduá, se emocionou. eu também. e achei tudo perfeito. voltei de alma plena para casa.
.dia seguinte, na 22ª bienal internacional do livro de são paulo, no anhembi. um contraste duro. ninguém conhecido. uma festa literária para o povo e esse  veio com tudo para conferir os mais de 20 mil novos livros publicados, anualmente. o meu é poeira cósmica perdida naquela imensidão. como fazer para chamar atenção? se deixassem tinha levado uma cesta com produtos coloniais. mas não podia. quando ia me render a solidão no meio dos milhares de visitantes, um rosto desconhecido me pergunta: laura? juro! sim?

.Amália Brod, de Lajeado, com familiares em Cruzeiro do Sul, leitora do blog, funcionária da tam. antes de embarcar, veio até a feira para prestigiar o lançamento. quase cai dura. voltou com o meu livro e mais quatro. não há quem resista a uma bienal.
 .ah, Ismael Canepelle e Esmir Fº. por essa também não esperava. depois descubro que Esmir foi um dos debatedores em um dos eventos da bienal. e Ismael ensaia peça de teatro com Julia Feldens. devem estrear no fim de setembro. Isma sabe das alegrias e dores do lançar um livro. correria sem fim. angustia total.
.de Indaianhatuba, interior de são paulo, Zé Francisco Pereira, Solange, Nicole e Felipe. não caí porque estava sentada. família é tudo mesmo. os de fé, então? aproveitei para mendigar uns florais com a Solange, do contrario nem eu vou me aguentar. chegaram hoje via email, graças a zeus! e lá se foi mais uma intrigas da colônia com os meus queridos.
.por fim, as colegas de literatura com o diretor da editora, João Scortecce: Elianete Vieira lançou "Desvendando a Informática na Melhor Idade", ja 2ª edição! Pauline Herbach autografou "Mulheres sem prazo de Validade". e a gaúcha Marilice Costi, que descubro ter parentes em Encantado, publicou o romance "Gatilho nas palavras". compro tudo, quero saber de tudo.
. e tudo termina as dez da noite. pego o metrô arrastando uma sacola paraguaia carregada de livros. desde a biografia do getulio, os ensaios de martin buber, um kafka como ninguem viu antes, até livro de yoga e infantil.os preços são ótimos, a variedade incrível e eu juro que volto daqui dois anos. se viva continuar. estranhamente lembro de mario de andrade: os tempos mudam, e nós mudamos com ele. principalmente  a sensibilidade literária. valeu tamanduá, valeu são paulo.

9 comentários:

elacy disse...

Laura, pela tua garra, pela tua força, pela tua realização pessoal. Um abraço elacy

Elianete Vieira disse...

Laura, a Bienal me trouxe uma imensa satisfação em divulgar meu livro e mais ainda em fazer novas amizades!

Muito bom lhe conhecer virtualmente e mais ainda, ter tido a oportunidade de estar com você no lançamento dos nossos livros. Você e Marilice duas gauchas desbravando SP.

Sucesso amiga!
Beijos
Elianete Vieira

Anônimo disse...

De Sampa à Tamunduá é uma bela experiência antagônica!
Assim como transformar a nossa realidade provinciana em Literatua.
Que Deus te conserve construindo e percorrendo TODOS os caminhos.

M disse...

Laura,mais uma vez, Parabens ! Marisa

monikir disse...

Só quem te conhece bem, sabe a luta árdua de sua trajetória. A luta contra a insônia, contra a mesmice, contra os mal entendidos, contra os mal intencionados...
És guerreira e ja estás colhendo sucesso. Continue firme! O horizonte é infinito, voce vai longe querida amiga!

Anônimo disse...

Parabéns, Laura.
Gostei também da foto do casal.

Camille disse...

Adorei conhecer voce pessoalmente e ler seu livro maravilhoso.
Beijos emuito sucesso na vida e na escrita - que tb é vida e viva!!!
Bjao,
Pauline Herbach
Cameliadepedra.blogspot.com

Elianete Vieira disse...

Laura, estarei autografando dia 24/10/12 das 18:30 às 21:30 na Livraria Martins Paulista, na Av. Paulista, São Paulo. Se puder vir a SP não deixe de ir.
Beijo, Elianete

Elianete Vieira disse...

Laura, estarei autografando dia 24/10/12 das 18:30 às 21:30 na Livraria Martins Paulista, na Av. Paulista, São Paulo. Se puder vir a SP não deixe de ir.
Beijo, Elianete