sábado, 22 de maio de 2010

CULTURA GOELA ABAIXO


Esta é a única foto do baile da Ilha Fiscal no Rio de Janeiro, no dia 9 de novembro de 1889, véspera da queda do Império.
Feita por Marc Ferrez, ela mostra o salão pronto para o evento.
Só agora a imagem foi encontrada por técnicos da Biblioteca Nacional, no acervo da Editora José Olympio. A foto deveria integrar a obra História dos Fundadores do Império do Brasil, de Octávio Tarquínio de Sousa, publicada pela editora. Mas por algum motivo não foi publicada.
Até hoje, a principal imagem do baile é a pintura de Francisco Aurélio de Figueiredo, feita dezesseis anos depois da festa.
Na noite, 4.500 convidados se acotovelaram para ver os oficiais do cruzador chileno Almirante Cochrane, que no dia 11 de outubro chegara ao porto do Rio, com 300 tripulantes a bordo, em escala de boa vizinhança.
Imaginem o número de talheres, copos, cadeiras e faisões assados para esse povo todo...
D. Pedro II, fardado de almirante, a imperatriz Teresa Cristina e o príncipe D. Pedro Augusto, a princesa Isabel e do conde D’Eu: toda monarquia brasileira presente.
À mesma hora em que se acendiam as luzes do palacete para receber os milhares de convidados, os republicanos reuniam-se no Clube Militar, presididos pelo tenente-coronel Benjamin Constant, para maquinar a queda do Império.
O festerê custou aos cofres públicos cerca de 250 contos de réis, quase 10% do orçamento previsto da Província do Rio de Janeiro para o ano seguinte.
Dizem que naquela noite começou a poluição da Baia da Guanabara: dos pinicos direto para o mar.

Um comentário:

Lauro Dieckmann disse...

'cultura goela abaixo'? hummm... impor coisas 'goela abaixo' é uma postura nazista.