quinta-feira, 5 de maio de 2011

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS

@ “Sempre que posso dou uma olhada no teu blog. Diante do exposto podes ver que dentro do possível acompanho o que escreves. Entre prós e contras na maioria das vezes tenho que concordar com teus posicionamentos. Afinal de contas, a não concordância é uma das regras da democracia e que bom que seja assim.

Vendo o que comentas hoje sobre o ópio da China e a votação do novo Código  Florestal pelos nossos “não tão nobres” representantes, venho sugerir que abordes até que ponto somos iguais, ambientalmente falando. Ou seja, tem muita balela sendo dita, escrita e televisada que nos deixa até certo ponto confusos.

Veja alguns pontos.
1º - não há dúvida de que precisamos tratar com seriedade a questão ambiental que é fundamental para a sobrevivência de qualquer espécie de vida terrena, incluída aqui a humana.
2º - que é preciso ter bom senso ao se tratar do assunto.

3º - que quem agride o meio ambiente deve pagar pelo estrago que causou. Agora, tem estrago que foi feito, que ainda pode ser reparado e que devem ser considerados, outros talvez não e não resta outra alternativa que não seja a punição e quem sabe até cadeia para que aprendam.

4º - vendo alguns casos aqui na nossa região e que não consigo entender:
            a) a uns anos atrás a Fruki precisava de alguns metros para aumentar a área construída e para tanto precisava cortar algumas árvores, o que não se concretizou devido ao “berredo” que surgiu por parte da sociedade.


            b) temos inúmeros relatos de agricultores que foram multados (talvez até com razão) por terem cortado algumas árvores nativas de suas propriedades, outros que foram chamados à justiça pelo fato de terem cortado arbustos que estavam próximo de fontes ou córregos, etc e tal. Foram considerados fora da lei e alguns tem que se apresentar periodicamente na promotoria ou pedir autorização para sair do município.

c) na área urbana de Lajeado elenco dois casos que não consigo entender. O primeiro é da área verde existente próximo do parque do Imigrante, no bairro Alto do Parque, onde morava o saudoso Lauro Matias Muller, que foi loteada e suas árvores simplesmente foram cortadas sem mais nem menos para dar lugar a um loteamento de alto valor. 

O segundo é a área defronte a Univates que sorrateiramente e silenciosamente está sendo desmatada para como a anterior, dar lugar a especulação imobiliária. Verdadeiras áreas de preservação e pulmões verdes dentro de uma região que, a cada dia se torna mais cheia de concreto.

Dizem que estas áreas tem licença ambiental para serem desmatadas. Então vem a pergunta para a qual não encontro resposta:
aqui na cidade dependendo do interesse pode, e na propriedade do agricultor, não? A Fruki não pode, mas as imobiliárias podem?

O conceito de licenciamento ambiental varia conforme o interesse financeiro?
Para o agricultor que não é amigo do rei os rigores da lei?
E para os outros as benesses da mesma lei? 



Quem emite a licença ambiental leva em conta que critérios?

Se pudesses abordar este tema acredito que seria de extrema importância para a sociedade regional, pois segundo a constituição somos iguais perante a lei.”
Autoria preservada

MINHA INTUIÇÃO:

- Não, não somos iguais perante a lei. É hipocrisia isso.
- Não existem critérios. Existe grana e poder.
- Precisa ser amigo da Rainha, do bobo da corte, do decapitador e da babaca-mor.
- Tudo pelo progresso! Lajeado Século XXI!..
- Continue acessando meu blog: as imagens falam por si e os predadores ambientais falam por eles. Posam na missa, mas vão queimar no inferno.

7 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente tenho que concordar com tudo que foi dito.
Aqui em Lajeado a lei não é para todos,"não somos iguais perante a lei", existe sim, um peso e duas medidas,não só para este caso , mas para tudo que envolve prefeitura, "existe grana e poder", INFELIZMENTE!!!

Anônimo disse...

A secretaria de meio ambiente de Lajeado é como o conselho de ética em Brasília - UMA VERDADEIRA PIADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Laura eu te adoro de verdade.
Hoje o blog está incrível e tua conclusão ao cabo dessa manifestação é fantástica.
Vários amigos meus depois que fizeram uma visita viciaram assim como eu.

Luis S. disse...

A questão é de que todo o empreendimento ou atividade poluidora ou degradadora do meio ambiente, precisa licença, a licença baliza o que você pode ou não fazer dentro da legislação.
Ao encaminhar um pedido de licença você precisa apresentar uma série de documentos e atender uma série de condições e restrições.
Com isso, o empreendedor interessado, coloca no papel tudo o que será feito no local e o porquê de precisar movimentar o solo, ou o manejo da vegetação, por exemplo. Baseado nisso e nas condições e restrições legais os órgãos ambientais, emitem licença ambiental.
Ocorre que muitos, não a solicitam e fazem como bem entendem, e como nessa área não existe imaginação e sim critérios legais, acabam autuados, muitos inclusive com licença, por descumprirem a mesma.
O que todos precisam entender é que não existem proibições de modo geral, existem critérios, para cada tipo de atividade, empreendimento, e de acordo com cada particularidade previstos em lei.
Por isso que precisa de licença, significa que existe um processo que gerou um procedimento, tudo em papel, nada na imaginação, ou no achismo.
Infelizmente existem os que, acham que nada pode ser feito, e os que acham que tudo poder ser feito, e não é bem assim.
Os órgãos municipais sofrem fiscalizações constantes do Ministério Público, da FEPAM, dos Conselhos profissionais, IBAMA e Polícia Federal.
A questão é muito recente, e frusta muitos, depende do lado que você está, quando é com você, é injusta toda a burocracia, restrições e condições, quando é com os outros acha “acha” que jamais o outro poderia ter feito aquilo.
Por isso a questão é delicada, e normalmente tratada com muita cautela pelos órgãos ambientais, pois é lá que o sapato aperta e a pressão da sociedade pega, e a eles, cada vez mais resta cumprir a legislação tão somente, doa a quem doer, boa ou ruim, não foram eles que as criaram, mas é deles que é cobrado.
Apenas uma colaboração.....

Foguinho disse...

Gostei do: "pousam na missa, mas vão queimar no inferno".Eheheheheheh...

Anônimo disse...

fica claro e facil de entender minha gente,
se voce quer ganhar dinheiro nesse país voce precisa de um sócio influente.
que tal um secretario, um prefeito, um vice, um cara influente, um planejamento...é fácil!!
malandro é o gato que nasce de bigode

Daniel disse...

Tods iguais, mas uns mais iguais que os outros....