quarta-feira, 26 de maio de 2010

PRA VER A BANDA PASSAR...

Com um atraso de 40m, a Banda dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil embalou os estudantes e o povo de Lajeado que foi prestigiar o evento promovido pela Secretaria de Turismo no Parque dos Dick, hoje de manhã.

Valeu o espetáculo, a animação da galera, o encontro dos vizinhos.

ATUALIZANDO:

VERGONHA!


@ "Sou nascida e criada nesta cidade. Sempre tive e continuo tendo um profundo orgulho de ser lajeadense. E é por esta razão que vai meu desabafo e indignação a respeito do comportamento de meus conterrâneos.


No dia 26 de Maio de 2010, às 18 horas e 15 minutos, me dirigi até a frente de Casa de Cultura para prestigiar a apresentação dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.

Após a breve saudação de todas as autoridades, iniciou-se a evolução da banda marcial com o toque de clarineta e o ressoar do tambor. Os fuzileiros se dirigiram até a frente da Casa de Cultura para a apresentação e qual não foi a minha surpresa, quando logo após um bando de curiosos e desrespeitosos lajeadenses se dirigiram até uma parte da rua comprometendo a evolução da banda.

Até então, todos que estavam ao meu redor cochicharam a falta de respeito destas pessoas, algumas inclusive chamando a atenção de dois policiais da Brigada Militar e um fiscal de trânsito, que até o início estiveram “controlando” o local da invasão, sem que nenhum destes desse importância à paciência e educação das outras pessoas que vieram assistir ao evento.


No entanto fiquei mais chocada ainda quando, em determinado momento da evolução da Banda Marcial, os Fuzileiros se deslocaram em todo o perímetro pré demarcado inicialmente e um deles se obrigou a ficar encoxado, por falta de espaço em uma determinada menina e seu namorado, sem que nenhum destes se desse ao trabalho, ou melhor, a licença de se deslocar, para que o mesmo pudesse evoluir junto aos seus companheiros.


As pessoas na cidade sempre questionam do porque a Prefeitura não realizar mais eventos culturais na cidade. Eu acredito piamente, depois do que foi demonstrado hoje, que o mesmo não acontece porque o povo não prestigia o mesmo e quando o fazem são de forma desrespeitosa e mal educada, não dando o devido valor aos esforços dos que organizam os eventos desta cidade.
Parabéns à organização de todos que se empenharam e se dedicaram a trazer um evento tão bonito e sugiro que se crie uma forma de educar os cidadãos lajeadenses para uma melhor apreciação dos eventos que a cidade futuramente terá, pois além de mau exemplo é uma vergonha o comportamento das pessoas que vivem nesta cidade.


Senti-me profundamente envergonhada em ser lajeadense, na data de hoje e acredito que pessoas de mais idade idem, principalmente aquelas que tiveram oportunidade de participar de bandas marciais, como um dia Lajeado já teve, nos áureos tempos de minha mãe e tias, que participaram na escola onde estudaram e sei que hoje estavam saudosas daquele tempo."


Juliana Straatmann

2 comentários:

serjao disse...

Antigamente, todas as escolas maiores da city tinham suas proprias bandas, sendo uma das maiores a do Colegio Sao Jose (hoje Castelinho)sob a direcao do Bruda Felix Slaviero(?). Ate parece que estou vendo o Lele Meyer,carregando aque bumbao, na frente, com os bracos caidos segurando aquelas baquetas...e os ensaios no patio....noooooossssaa!Ainda existem bandas nas escolas da city?

O Olho do Linceu disse...

Não Serjão. Aquele orgulho de tentar ser a mehor banda da cidade acabou a muito. As vezes tentam alguma coisa. O civismo está em queda livre. Tudo que leva a disciplina e obediência foi estratégicamente retirado das escolas pelos governos da esquerda. A coisa se inverteu, e os alunos tomaram conta das salas. Batem nos professores, ironizam os poucos colegas que tentam estudar, e o governo garante vaga para os gazeteiros. Enquanto o país onde vocêive registra todos os anos milhares de patentes, nós aqui ficamos desviando a atenção. Agora com a Copa do Mundo, amanhã com o carnaval, e assim vamos levando a vida de terceiro mundo.