segunda-feira, 27 de agosto de 2012

MORTANDADE PREVISTA

Arroio Saraquá, Lajeado

A utilização de agrotóxicos é a 2ª maior causa de contaminação dos rios no Brasil, perdendo apenas para o esgoto doméstico, segundo dados do IBGE.

Considerando que a agricultura é o setor que mais consome água doce no Brasil, cerca de 70%, segundo o FAO, pode-se dizer que além de sérios problemas para a saúde, os agrotóxicos também se transformaram em um grave problema ambiental no país.
De acordo com o engenheiro agrônomo e professor da Universidade Estadual de Campinas, Mohamed Habib, “hoje o Brasil é o maior consumidor de agrotóxico do mundo, embora não seja o maior produtor”.

Atualmente o Brasil utiliza 19% de todo defensivo agrícola produzido no planeta, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Além disso, mais de 99% dos venenos aplicados na lavoura não atingem a praga alvo. Então, pode-se dizer que mais de 99% dos agrotóxicos vão para os rios, para o solo, para o ar e para a água subterrânea”, afirma Habib.

Mais: 
http://www.ecodebate.com.br/2012/08/24/agrotoxicos-e-a-poluicao-das-aguas/

3 comentários:

Anônimo disse...

é por isso que lá em casa os guris não tem vermes, lombrigas e outros parasitas, só tomamos água da torneira. Brincadeiras a parte, o caso é muito sério...

Anônimo disse...

Viva o agronegócio!

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Agora vou dizer o que a burguesia carola vai adorar.
O Lula é um dos culpados, pois ele tirou alguns milhões da miseria e estes comemndo mais obviamente cagam mais e assim poluem mais,não?