sexta-feira, 18 de setembro de 2009

BOM-DIA SEU BASÍLIO!



"Cruzeiro do Sul.
Interior de Cruzeiro do Sul.
Avance agora mais um pouquinho por esse interior e chega-se na cozinha do seu Basílio onde um pequeno varal estendido por cima do fogão à lenha seca camisetas e ceroulas.
E eu sem a minha maquina fotográfica...
Em cima da mesa um exemplar do jornal A Hora.

- Comprou na cidade, seu Basílio?
- Nein... Fizemos assinatura.

Não ousei perguntar se podiam acessar a internet naquela região. Mas percebi o rádio na cozinha e imaginei que em algum lugar – na sala? - uma televisão imensa, de plasma, daquelas que engordam até a Fátima Bernardes, haveria de hipnotizar todos na casa. Não subestime...
A informação de ambos hemisférios cabe na cozinha do seu Basílio: a queda de popularidade de Obama, as mutretas do Lula na aquisição dos caças franceses, o impeachtment sai-não-sai da Yeda, as roubalheiras do Detran e a lata barbuda do pilantra do Tribunal de Contas, as intrigas de Forquetinha e as de Lajeado também – notícias tão frescas quanto os pé de couves e alfaces reluzentes da horta da família.

A cozinha do seu Basílio se encontra no piso inferior da casa, junto à garage e da janela se avista o pomar em estado de graça, o potreiro verde decorado pelos cupinzeiros e até onde os olhos se inquietam, os eucaliptos. Por coincidência, meu espaço no A Hora é aqui embaixo, no porão da galera do Tema Livre, junto ao corredor do colega Adair Weiss.
Quem diria, daqui em diante, todas as 4ª- feiras, volto a reencontrar com seu Basílio nem que seja por essas escrevinhações circunstanciais.

Estou fazendo esse gancho porque há muito tempo que penso em viver na colônia. Colônia como refúgio: silêncio, pão de milho e cuca com nata, laranja no pé, ar puro..."
Leia na íntegra no Jonal A Hora...
16/09





3 comentários:

Lauro Dieckmann disse...

muito bom, muuuuuuuuuito melhor que a martha medeiros, que a leticia wierzchowski! muito melhor que essas todas aí da 'indústria cultural' da rbs. hehehehe

Maria Alice Guimarães disse...

Laura!
Se fores morar na colônia , vizinha de seu Basílio, acho que vou também...a vida alternativa me encanta.
Abraços
Bom fim de semana
Maria Alice

Voice disse...

Oi Laura
Tudo bem ?
Seu blog é uma brasa..
Leio sempre...
Pedi prá minha esposa fazer uma assinatura do A Hora em função tbm de sua coluna ok ?
Boa sorte..
Abçs

Cássio Fernando