terça-feira, 29 de setembro de 2009

RESPOSTA PARA ISMAEL STÜRMER...

“Sofreu muito a minha ruazinha com essa construção descontrolada.

Ao seu redor, outras pequenas ruas também perdem suas casas numa velocidade assustadora. A cada caminhada, espanto-me de ver um novo tapume apagando o verde de um antigo jardim.

(...) Perdemos o silêncio, a visão amiga de outras antigas janelas, o bom sol matinal. Mas vamos em frente amontoados todos como galinhas num poleiro, e seguramos o tranco – muito embora eu escute com frequência os vizinhos lamentando a perda da antiga tranquilidade.”


Leticia Wierzchowski
ZH 6.8.2009

...e para as morganas, mônicas, heinz, lauras e geheimnis que se importam.

8 comentários:

heinz disse...

quanto estoicismo tem de ter um cidadão pra abraçar uma causa dessas, nessa cidade?

ma va bene, lá em bento a coisa tá preta tbém! até o chato do lasier gritava impropérios hoje no jornal do almoço citando a sandice que tão queredno fzr lá no vale dos vinhedos, loteando - pra começar - 3 ha
..ficava ele se perguntando: 'mas o q move vereadores a aprovarem um projeto que só tem a simpatia das empreiteiras?'...bom, a resposta eu tbém ñ tenho, mas vou mandar um email pra ele tentar a resposta junto a prefeitura aqui de lajeado!

e aí volta a pergunta recorrente:

PRECISAMOS MESMO OCUPAR TODOS OS ESPAÇOS URBANOS COM FERRO, CIMENTO E TIJOLOS?

Anônimo disse...

quem sabe vc comprem estas áreas, indenizem as pessoas que são suas proprietárias....
concordo que devemos preservar sempre que possível, mas em área urbana fica difícil, vão morar no interior, comprem uma chára e saim daqui, se assim acharem.

Ismael Sturmer disse...

Se esconder no anonimato é a atitude mais corajosa que pode fazer? Não sou contra o "progresso" e muito menos tenho dinheiro para comprar tais terras, sejam elas verdes ou acimentadas. Mas, penso que poderia sim haver um programa que faça com que as árvores desses terrenos possam ser preservadas! E, se não for possível, transportadas para um outro local! Mas, em nome do progresso, fechamos os dois olhos para isso!

Anônimo disse...

logo logo mais desmatamento na área! arvores gigantes estao prestes a cair, e numa esquina um projeto burro e sujo surgirá! quem viver verá e perto da casa dessa blogueira será!
(profeta da moto serra)

heinz disse...

putz, ñ vai dizer q esse projeto vai despejar um cabelereiro bem conhecidou na cidade? ou encher o terreno ao lado do salão dele com mais um... ladrilhado empreendimento ?!

Anônimo disse...

concordo com o outro anônimo. e qual é o problema com o anonimato. escrever um nome qualquer não significa que tu é menos anônimo. tenham em mente que somos todos anônimos.
mas na mentalidade de vocês é um "azar de quem não cortou as árvores antes como eu. agora preserve pra eu ter pra onde olhar porque no meu quintal já não sobrou nada."

Anônimo disse...

o que o ultimo anônimo disse é verdade, claro que devemos lutar pela preservação e uma cidade arborizada é bonita, mas isso tudo quando é no terreno dos outros, não?
óbvio que desperdicios e desrepeitos com a natureza devem ser evitados, mas o que VOCÊ faria se o SEU terreno tivesse arvores e uma casinha corajosa?

heinz disse...

ñ é uma questão de desresteito a propriedade privada, pois estão certos todos que afirmam ser de responsabilidade de cada um o que faz com o seu terreno. apenas o que - eu pelo menos - tento mostrar, é que existe a possibilidade de harmonia entre uma construção e um belo exemplar de espécie nativo que possa existir em uma área que será ocupada... e já deeeeeeeeesde os primórdios cito exemplos bem sucedidos, onde o (s) tal (is) exemplar (es) apenas contribuíram para a concepção do projeto arquitetônico.
basta circular em poa por bairros como bela vista, auxiliadora, higienópolis... ou então exemplos de toda uma área verde mantida, como o iapi (bem lá no meio, nma parte das casas
mas isso fica a critério de cada proprietário, vai do seu interessse e de seu bom senso...

faz algum tempo que tenho lido na coluna do informativo, onde eles fazem três perguntas pros seus assinantes...e já li diversas vezes ali, na 3ª pergunta ( o que está faltando na sua cidade ?) a resposta: 'mais áreas de lazer na cidade' ( uma área de lazer, sendo praça, parque, espaço esportivo, implica sempre em pelo menos algum espaço verde, onde haja sombra pra nossos verões inclementes de quase 7 meses )
mas isso ñ é responsabilidade específica de particulares, e sim do governo da cidade..e se tem tanta gente sempre citando, é pq de fato deve estar faltando, e, assim sendo, ñ estão tão distantes da realidade aqueles que pedem por mais respeito pelo verde que já existe e por mais áreas verdes...mas é claro, o exemplo começa pela minha casa, pela minha rua, pelo meu bairro