quinta-feira, 26 de abril de 2012

LAJEADO: 70 MIL HABITANTES
ANO ELEITORAL: 2012
PREFEITA: CARMEM REGINA CARDOSO
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE:
SIMONE BEATRIS SCHNEIDER 


A humanidade dessa cidade é um espanto.
Um espanto de ignorância e mediocridade.
Um espanto de tanta estupidez.


Lajeado faz jus ao nome: lajes.
Lajes, pedras e asfalto.
E imbecis.

Ainda bem que desconheço aqueles que assinam embaixo dessa violência.
Para justamente chamá-los pelos nomes que merecem: criaturas obtusas.
Criaturas ganaciosas. 
Do alto de sua prepotência se acham dono de tudo.
Tudo que o dinheiro pode comprar.


Logo, as arvores que vocês estão vendo, ao fundo, também sumirão.
Para dar lugar a um projeto
que a mediocridade  arquitetônica não soube preservar.
E ainda enchem a boca para dizer que
no lugar destas arvores abatidas 
serão plantadas outras mil.

Como li no The Wall...

15 comentários:

Leandro disse...

Qual a tua posição sobre o novo Código Florestal, nenhuma?
Quando sociedade precisa meter o bedelho não o faz.
Agora a coisa só vai piorar, a lei vai liberar tudo.
De nada adianta brigar com prefeito, com secretário, eles precisam cumprir a lei e pronto, se não fazem são punidos e se não liberam e a lei permite, também são punidos. Imagina pagar uma indenisação por não liberar algo que a lei permite.
È fácil, falar, julgar sem conhecer em nada, ou fazer que não conhece, ou achar que deva ser diferente, mas lei é lei, boa ou ruim foi o povo que assim o quis, escolhendo seus deputados, senadores, e porque não vereadores, por que estes não criam leis mais restritivas? inclsuive aqueles que você cita como bons exemplos...
Mais uma, não é prefeito nem sercretário que libera ou deixa de liberar, são os técnicos na área, com ART é que o fazem, eles é que aprovam ou não seguindo a legislação, que volto a afirmar, boa ou ruim, não é culpa deles, e podes ter a certeza, se são formados na área, é óbvio que são mais restritivos do que menos que a lei, não são burros, não foi por isso que estudaram.
Da uma lida no Novo Código e te apavora, ou te acalma, a coisa tende a ser pior.

BiBing Coelho Ricochete disse...

Disseste bem, mediocridade arquitetônica. Porque essa balela de que tá na lei, pode tudo, fica limitada a uma boa proposta de um arquiteto criativo, em projetos que contemplem uma ambientação verde, assim como se vê em grandes cidades - no melhor sentido, não essa panela fervendo atrolhada de novo rico grosso e ignorante.

Salvo raras e boas exceções, os arquitetos lajeadenses são bundinhas cujas opções para vestibular eram a)arquitetura b) direito c) psicologia.
Na faculdade, os alunos que optaram pela arquitetura, recebiam folhas em branco para desenvolverem seus projetos. E é assim, com essa mesma mentalidade de 'folha em branco' que eles não conseguem exercer qualquer criatividade sobre áreas com verde. Eles precisam primeiro eliminar todos os obstáculos que a sua mediocridade criativa não consegue sobrepor, para enfim, criar aquilo que chamam de criação.
Ledo engano, pois seus projetos não passam de cópia da cópia da cópia e assim, sucessivamente, ad finitum. Mas pelo menos, os novos ricos, do alto de sua soberba ignorância, adoram, e pagam fortunas. Um bando de macaco cheirando o c... fedido do outro, e adorando.

elacy disse...

A lei é burra, porque foi feita por gente que somente queria tirar proveito disso, para ganhar mais, ainda bem que faz muito tempo que os meus candidatos, quando os tenho não tem ganhado eleições, no máximo ficam de suplente de vereador, assim não me sinto tão culpado com o que estão fazendo de leis, porque se fossem os meus escolhidos, me sentiria ainda mais no direito de apontar as falhas, que levam a degradação da vida. Mas eu sei que tudo que não fere a Constituição que é a lei maior, cada município pode fazer as suas leis, ou estou errada? Se a Prefeitura ou os senhores vereadores realmente estivessem interessada em meio ambiente saudável, poderiam fazer leis municipais que não ferisse a Constituição. Não sou Doutora e sei muito pouco de leis. Mas então o que faz mesmo um secretário do meio ambiente? Doutores com diploma tem aos montes por ai, mas gente com sensibilidade, que entende de vida, e não somente de ganhos materiais são poucos. Para cortarem árvores a torto e a direito inventam cada coisa. Tem pessoas que sabem o que é o certo, mas porque estão fazendo o que é errada em relação à vida, ficam avacalhando quem tenta alertar sobre o que estão fazendo com a cidade, em troca de dinheiro e mais imposto. Laura em estou ao teu lado na luta contra o que estão fazendo com o verde desta cidade, principalmente no centro. Um abraço elacy
P.S. Se a Imogel plantar os 3 ha que ficaram sob a minha responsabilidade, eu vou saber a onde existe uma área de reposição florestal nesta cidade.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Participei de um programa de opinião numa emissora de rádio em Capão da Canoa. Emissora AM. Foram mais de três anos. Hoje é uma chapa branca enorme. Na época lembro ter ouvido uma bióloga afirmar que em Capão da Canoa era necessário acabar com as poucas árvores, pois estas poderiam servir de esconderijo a assaltantes. Acreditem, ouvi isto mesmo. O prefeito daqui quando vai a essa radio que custa à nossa cidade bem mais de 100 mil reais anuais, ali se refere ao blogueiro como sendo o mesmo um "inguinorante". Esse inútil não é homem o bastante para nominar o blogueiro, pois se o fizer leva ferro isto se não levar uns tapas na cara para aprender a respeitar.

Anônimo disse...

Por falar na capacidade dos arquitetos que por aqui atuam, sugiro que dêem uma passadinha na esquina da Av. Alberto Müller com a Esperanto. O médico que construiu aquela casa e que também derrubou as árvores do canteiro central da Esperanto (fato relatado aqui neste blog) está construindo uma das casas mais feias de toda a região.
Tudo que lá está é de um gosto pra lá de discutível.
O dinheiro pode te dar acesso a tudo. Mas jamais garantirá que tenhas um gosto apurado.

Anônimo disse...

Me espanta o quanto o pessoal verde desse blog tem '' raiva '' de quem tem dinheiro !

A Inveja é coisa triste !

Pra justificar sua incompetência de gerar riqueza, ficam justificando o próprio EGO, dizendo que os ricos são infelizes, são isso e aquilo...

Ainda bem que eles não estão muito preocupados com a opinião de voces ! Acham que todos que tem dinheiro são malvados, e criminosos ! hehehe Poxa gente !

Em Pleno 2012 voces com essa mentalidade ! coisa feia.... na na na

A prima daqui da Val Marchiori disse...

Aiiii, tambem acho isso colega rico Anônimo. Me dá um nojo esses pobres na cidade, me olhando com inveja. Eu sinto isso o tempo todo, pode? Ainda bem que posso me esconder desse bando de olho gordo em minha casa que custou 500.000, cercada por um jardim que custou 20.000.
Mas confesso colega que às vezes eu até gosto de esnobar pra essa gente miserável e fracassada. Aí eu pego minha camionete que custou 400.000 e a companhia da minha cachorra que custou 2.500, deixo ela na pet mais cara pra fazer clareamento dentário, e vou até a minha clínica estética gastar mais um montão pra me manter com esse aspecto bem de rica. Volto então pra casa, chamo aquela minha conhecida da imprensa, e pago pro jornal um cachê pra plantar uma notinha de algo muito incrível que eu tenha feito, como por exemplo, a festa de quinze anos da minha filha, que custou 120.000.
E assim eu vivo feliz, feliz, feliz. Porque gente rica como eu, quando fica feliz, fica várias vezes feliz. Já pobre, aiiiii, pobre é essa coisa nojenta aí, invejosa, fracassada, tudo que eu já falei. Só ficam felizes quando tomam cachaça. E mesmo assim, só ficam uma vez feliz.

Anônimo disse...

Essa ae de cima pode ser rica de grana, mas é pobre de espírito pacas. Deve ser mais uma garota de programa que engatou um rico empresário de Lajeado, bem comum por aqui.

Anônimo disse, disse...

A prima daqui da Val Marchiori, quando escreveu o texto acima, estava só de calcinha e acompanhada de seu personal orthography. Não acredito que uma messalina como esta, tenha capacidade para escrever mais do que uma linha. É demais para a sua própria compreensão.

Anônimo disse...

Lajeado, a cidade mais fudida que conheço.Gentinha que se criou em Araguari, Alto Arroio Alegre, Linha Bonita Alta, Picada Maçegea e outras tantas, se achando. Se achando culta, chique e rica. Tambem, ainda frequentam as colunas sociais, os que garfeiam o dinheiro dos nossos impostos, aqueles que, há 30 anos quebraram a Coopave .Lembram? Eu lembro.

Anônimo disse...

Não tenho raiva de quem tem dinheiro. Apenas lamento que façam merda com ele.

Anônimo disse...

Muito bom o comentário em outro post do amigo "chimarrão": "...só posso exclamar, enquanto tivermos pessoas que pensam na preservação, ainda teremos um mundo em construção!!"

Já a patricinha acima, coitada, vive num mundo que só cabe ela mesmo, na mais completa solidão, (tirando seu cão e a grana de seu macho".

serjao disse...

A "prima daqui" ai de cima nao existe.A filosofia de vida dela nao e sustentavel.Mas, se ela for real, vai entrar na lista dos "extintos" logo logo, assim como muitos "nouveau ricos" da city que se quebraram pensando e agindo da mesma maneira. bye bye,"suckers"!

Anônimo disse...

A "DONA DO MUNDO" acima se esquece que tudo que sobe desce, não importa quanto tempo demore.

Anônimo disse...

Lamentavelmente triste.
Essas árvores "faziam" parte das recordações da minha infância.
O que faz o $$... PQP