quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

REFLORESTAR VALE VIDA

A iniciativa do fotógrafo Sebastião Salgado e sua esposa, Lélia Wanick foi premiada ano passado, durante a Rio+20: seu Instituto Terra plantou mais de 1,7 milhão de árvores nativas em áreas de Mata Atlântica, desde 1999.

Os esforços do instituto estão localizados entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, com maior ênfase para a região do Vale do Rio Doce, que há anos vem sofrendo grande degradação ambiental.
O empenho em prol da preservação e recuperação da flora também se reflete na fauna. “A cobertura vegetal dá suporte para toda a fauna e, com isso, a quantidade de aves e mamíferos aumentou no local, porque eles têm mais alimentos depois que foi feito o plantio da área”, explicou o analista ambiental Jaeder Loper Vieira, em declaração ao Globo Natureza.

Ao todo o instituto já foi responsável por 710 hectares de área reflorestada, somente na Mata Atlântica. Como resultados deste trabalho, já foram catalogadas mais de 172 espécies de pássaros e 64 espécies de animais terrestres, algumas delas ameaçadas de extinção.


* É por essas e outras que as aves estão desorientadas, pulando muro, literalmente, nas cidades...

Nenhum comentário: