quarta-feira, 6 de março de 2013

ESPERANÇA: ALDEIA FOXÁ


Navegando no facebook vi que o prefeito Luís Fernando esteve com os índios kaingang  de Lajeado. Esses que moram no Jardim do Cedro, na Aldei Foxá  (Cedro) próximo a RS 130. Deve ter saído na imprensa, mas estive viajando.

Gostei de ver essa imagem onde o governo e os índios dividem  o mesmo espaço, quase o mesmo sofá: o cacique Francisco Rocan dos Santos; o vice Virgilino Rihiun Nascimento, Ezequias Yotiti dos Santos e Maria Ione Pilger, integrante do Conselho de Missão Entre Indígenas (Comin).

Quando se imaginou isso aqui em Lajeado?  “Sonhei com este dia” – disse Virgilino.
Os índios pedem melhorias para viverem com mais dignidade. Suas casas estão mal conservadas e falta uma escola Kaingang para resgatar a cultura e a vivência do seu povo. 

No ano 2000, quando chegaram por aqui, vindos de Nonoai,  varias crianças estudaram na Escola Estadual Manuel Bandeira, que os acolheu com afeto e consideração. E eles só não foram “deportados”, porque estavam estudando na escola e aprendendo  português, matemática, bem como um aprendizado social: usar um banheiro, comer merenda, brincar.
A venda de seus artigos é difícil, distantes da cidade, dizem eles. O prefeito de Lajeado pensou na criação de uma comissão de trabalho, com integrantes da tribo e da prefeitura. Louvável.

O cacique ainda sugeriu um mini-museu indígena junto ao ponto de comércio do grupo, que atraísse turistas. Penso que um ponto na Praça da Matriz seria interessante. Tantas cidades têm quiosques ou casas de artesanato nas praças. Lajeado tem um que não serve para nada. Ou serve para reunir drogados e mendigos.
Espero que se essa comissão saia do papel e que eles se entendam.
E que algo de concreto se ilumine. Porque em 2011 era para sair a Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Gatén – ou Espírito da Terra. Uma escola bilíngüe.

Até hoje nada.




4 comentários:

Anônimo disse...

"Quando se imaginou isso em Lajeado?" Isso o quê? Uma audiência? SE e QUANDO as demandas indígenas forem analisadas e atendidas, a imprensa séria dedicará espaço para louvar ou criticar, mas blog chapa branca é agoniado, já dá manchete...

Ranzi disse...

Oi Laura!
Acerca da escola indígena, na realidade, já existe legislação sobre o assunto: http://www.al.rs.gov.br/legis/M010/M0100018.asp?Hid_IdNorma=58405&Texto=&Origem=1
Decreto Estadual 49.646 de 01/10/2012, que cria a Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Gaten, em Lajeado.

Anônimo disse...

Demagogia pura. Imprensa parcial dá ares de novidade às funções inerentes de prefeito. Tem gente que se satisfaz apenas com discursos...

Anônimo disse...

To é cansado de ver aquelas mulheres preguiçosas atiradas em uma calçada sem fazer nada em quanto crianças de idades não superiores a 7 anos passam pedindo esmolas e vendendo produtos pelo centro.
TRABALHO INFANTIL não é crime??