sexta-feira, 15 de março de 2013

MACABRO E CIENTÍFICO

Em 1348, a peste negra matou mais de um quarto da população britânica. Cerca de 1,5 milhões morreram durante a epidemia - mais de um terço da população - enquanto cerca de 25 milhões morreram na Europa.

Agora, durante escavações na estrada que circunda os jardins do Parque Charterhouse Square, em Londres, foram encontrados 13 esqueletos adultos. Junto a eles cerâmicas de mesma data, o que vem confirmar a hipótese da origem dos cadáveres.
Acredita-se que pode haver cerca de 50.000 vítimas da peste enterradas nesta área.

Nick Elsden, do Museu de Arqueologia de Londres (MOLA), diz que os cientistas poderão mapear o DNA do vírus da peste, contribuindo para a discussão sobre qual vírus causou a Peste Negra. Espera-se também que a pesquisa possa ajudar a combater algumas doenças de hoje: "Muitos biólogos estão pesquisando doenças antigas, na esperança de entender melhor as modernas.”

 Enquanto isso...

No México, arqueólogos desenterraram o que parece ser uma forma de crânio, de formato quase que alienígena, de 945 dC a 1308 dC.
Foi descoberto, acidentalmente, durante as  escavações para um sistema de irrigação na região noroeste do estado de Sonora, no México.

Cristina Garcia Moreno, que trabalhou no projeto com a  Universidade do Estado do Arizona, explicou que 13 dos 25 crânios encontrados no cemitério hispânico tinham essas cabeças deformadas. Provavelmente por praticas rituais.

3 comentários:

Márcio disse...

Ao indígena de algumas culturas, ter o crânio alongado era sinônimo de status. Desde criança, madeira e panos era envolto a cabeça para dar esta forma. Essa prática era mais usual entre a nobreza.

Jones Fiegenbaum disse...

Perfeito Márcio, inclusive foram achados alguns cranios assim em montanhas chilenas, onde essa prática também era realizada.

Anônimo disse...

No futuro vão encontrar fósseis com próteses de silicone e chegarão à conclusão que faziam parte de um costume antigo de civilizações pouco evoluídas.