terça-feira, 12 de março de 2013

MUITO PRAZER, SCHEFER!


 “A jornalista Laura Peixoto não pode estar mais decepcionada. 
Laura é ou era fã de carteirinha do vereador Antônio de Castro Schefer. 
O episódio dos atestados médicos envolvendo o vereador deixaram a jornalista desiludida. 
Sugiro ao vereador uma conversa com a blogueira e que dê todas as explicações necessárias sobre sua doença.” Fabiano Conte, no O Informativo, da última sexta-feira.



Cutuca a onça com vara curta, cutuca...

Diz que não me conhecia. Prazer, soy yo... Sentamos para um simples cafezinho, eu. Água, o vereador. A política é um balaio de gatos e cada um com seus interesses. Sou toda ouvidos.  Afinal, Schefer, do PTB, foi o vereador mais votado nas duas últimas eleições em Lajeado, com 2.153 votos. "Antes era só com o voto dos mais simples, nessa última fiz muitos votos no centro." O vereador tem posições firmes e não receia quando enfrenta hospital, universidade e outras fímbrias poderosas. Homem de palavra. Quando dada, não volta atrás. Por isso, a quebra da aliança que ajudou a eleger o petista Luis Fernando Schmidt. 
Schefer apoiou Carmen nos tais 10% que ela precisava, antes do fim do seu mandato, para fechar suas contas, ou algo assim. Também não entendo direito essas picuinhas. Os petistas não gostaram. Mas, Schefer já havia concordado com a ex-prefeita e honrou sua promessa. E disse ainda que seu compromisso com o novo governo começava em 2013. A retaliação não tardou.

Ele não conseguiu uma secretaria como ficou acertado na campanha, pela coligação que elegeu Schmidt-Jacques:

“Em várias reuniões na minha casa, foi dito que cada vereador que entrasse na coligação e que fosse eleito teria uma secretaria. Mas não deram. Sozinho fiz mais votos que o partido do Enio Bacci. E veja que eles estavam investigando as contas que não fechavam do Gerson. Agora vão dar uma secretaria para ele?”
 
Pensei se seria ético esse troca-troca de "coliga e te dou uma secretaria". Schefer parece que adivinhou: 

“Queria muito uma secretaria porque gostaria que meu partido crescesse, tivesse mais visibilidade. Eu teria gente capacitada para assumir como secretário. Eu nunca iria assumir, porque considero uma traição aos meus eleitores.”
Não aguentei e perguntei sobre o buchincho do atestado médico que os colegas disseram fraudulento:

“Em 20 anos de vereança só tirei dois  atestados. Esse é o terceiro. Estou com problema sim.”- e  aproveitou para emendar:  “Ninguém fala nas diárias que todos usam, a que todos vereadores tem direito, não é?  Nunca peguei. A única que recebi, acabei devolvendo porque não tinha cabimento.”

Schefer fez algumas previsões sobre o futuro político de Lajeado. Mas não estou autorizada a publicar. Contou outras tantas coisas que correm nessa sarjeta que achei por bem omitir.
No segundo casamento, 64 anos, pai de 8 filhos, morador no bairro Conservas há 35 anos, fala com simplicidade: “Nunca dei emprego para filho meu. Depois da eleição ofereceram três cargos de confiança e uma função gratificada para minha esposa. Não aceitei. Não me venham falar de ética quando botam a família para trabalhar lá dentro. Já passei por muito trabalho nessa vida, nada me abate, essas coisas que falam não me atinge. Só a morte de alguém da família, de um amigo. Se Lajeado está bem, eu também estou. É isso o que importa.”

Antônio de Castro Schefer, 64 anos completados no dia 14 de fevereiro. Sim, de repente comecei a desconfiar. Um legítimo aquariano: “Leal, simpático, humanitário. Gosta de lutar por boas causas, sonhar e planejar um futuro feliz para todos.”


À propósito, nosso horóscopo ontem.




8 comentários:

Anônimo disse...

Não à toa é o mais votado...
Agora Laura, "os tais 10% que ela (Carmen) precisava, antes do fim do seu mandato, para fechar suas contas ou algo assim", foi uma atitude tão sem vergonha da câmara, tão clara, e ainda não entendestes? quer desenho? São os mesmos 10% que a Câmara sempre aprovou para livre movimentação a todos os prefeitos, todos os anos, inclusive o Schmidt. Mas em ano eleitoral, a "oposição" resolveu sacanear a Carmen, a despeito das necessidades públicas. Inclusive o atual governo, através do Zé Dirceu do Schmidt, usou isso para chantegear o antigo, com a seguinte proposta: aumentem os nossos salários e lhe devolvemos os 10%. Coisa de deixar mensaleiro ruborizado...

Anônimo disse...

...no$$o paí$, no$$o pobre paí$, no$$o podre paí$.

Anônimo disse...

Desqualificá-lo por causa de um suposto atestado médico falso, como a base alugada o tem feito, só mostra o horror que esta gente tem da ética e da coerência. Quem sabe uma CPI do lixo não seria mais útil?

Anônimo disse...

Gosto do Schaefer, espero que concorra a prefeito.

Anônimo disse...

Certamente cabe estudar bem certinho o que é esse aumento da livre movimentação. Bem como o pagamento da decoração natalina de 2011, feita sem licitação, encabeçada por um certo ex-secretário...
Não estou dizendo que houveram grandes rombos, e nem que o crescimento patrimonial de determinado ex-secretário de obras não possa ser justificado... não é mesmo?
Afinal de contas, o Scheffer foi justamente aquele que quando votou a livre movimentação, e o Delmar votou pelo lado da então oposição, acabou recebendo uma ligação na hora de um certo ex-vereador que foi até preso, dizendo "teu guri votou com eles, eu quero a minha parte" em pleno plenário. Basta acompanhar de perto para ver essa questão toda. Inclusive de ser aquariano...

Anônimo disse...

mania de querer sempre enquadrar as pessoas pelo seu signo. é tolice demais acreditar que a humanidade pode ser classificada em 12 grupos.

Anônimo disse...

Explica aí Zé Dirceu, o que é esse aumento da livre movimentação aprovada para o Schmidt (10%)? E o que foi aquela aprovada ano passado (2%?) ? Eu como cidadão instigado e revoltado ficaria agradecido.

Anônimo disse...

Cabe lembrar que a administração da Carmen, durante os últimos 4 anos, em 3 deles teve livre movimentação de 10%... nesse sentido, sejamos justos.