Primeiro uma igreja dominicana de 800 anos de idade, mas já sem nenhuma congregação.
Depois, criativamente transformada em um templo de livros. A antiga igreja dominicana, em Maastricht na Holanda, estava sendo usada para o armazenamento de bicicletas há pouco tempo, mas graças a uma renovação radical pelo arquitetos holandês Merkx Girod foi transformada numa bela livraria.
E não demolida para virar prédio comercial ou residencial como em cidades do Vale do Taquari, cidades gaúchas, brasileiras...
Conforme o jornal The Guardian, que em 2008 listou as dez livraria mais bonitas do mundo de todos os tempos, essa de Maastricht tirou o 1º lugar - Boekhandel Selexyz Dominicanen, que conseguiu manter o encanto da velha igreja, mas equipada com um design minimalista e interior moderno.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
na holanda, esse negócio de religião anda tão por baixo que as igrejas, para sair do preju, passaram a vender os prédios dos templos que acabaram ociosos. venderam para lojas e até discotecas. agora, tem outra coisa, entre um bicicletário e uma livraria, ao fim e ao cabo, acho que o bicicletário é mais importante (eu sou do contra mesmo).
Postar um comentário