sábado, 22 de maio de 2010

BONS VENTOS, DOM CANÍSIO!

Templo construído em 1805 por padres jesuítas e escravos, em estilo colonial.
*


A gente sabe que quando um novo Papa assume, ele muda de nome e escolhe outro, conforme suas afinidades e personalidade.
Agora, Dom Canísio Klaus foi anunciado como novo bispo de Santa Cruz do Sul.
Será que bispo também pode mudar de nome? Pelo menos de sobrenome?
Porque o sobrenome "klaus", politicamente, ficou muito queimado aqui na região...
Vamos ao que importa!
Dom Canísio Klaus, 58 anos, é de Arroio do Meio. Terminou o Ensino Médio no Seminário São João Batista, em Santa Cruz do Sul. É filósofo pela Faculdade de Filosofia do Seminário Maior de Viamão/RS.

Já passou por Lajeado: em 1990, por nomeação de Dom Aloísio Sinésio Bohn desenvolveu as funções de pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Moinhos. Hoje o jornal A Hora traz uma bela reportagem sobre o bispo na região. Melhor, em Dona Rita, interior de Arroio do Meio. Confiram!

No dia 22 de abril de 1998 recebeu do Papa João Paulo II a nomeação como bispo diocesano e assumiu a Diocese de Diamantino. Historicamente, uma cidade que viveu as épocas férteis do garimpo clandestino, tanto que o primeiro nome do lugar foi Arraial do Ouro, região onde encontram-se as nascentes do rio Paraguai. Diamantino, no Mato Grosso, é do tempo dos bandeirantes, de 1728.

Em agosto de 1811, uma Resolução Régia, criou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Alto Paraguai Diamantino. Antiga, não é?
Dom Canísio nasceu no dia 9 de Outubro de 1951. É libriano, um dos melhores signos do zodíaco, na minha leiga opinião.
Nasceu no mesmo dia de muitos famosos: Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote, do abolicionista José do Patrocínio, do poeta e escritor Mario de Andrade. Aliás, no mesmo dia de um dos maiores ídolos de várias gerações: John Lennon. Já acho auspicioso!

Dizem que...

- os nascidos neste dia têm uma grande capacidade observadora, de ver a vida por dentro e o que acontece com os que estão à sua volta com um olho muito crítico. São pessoas inspiradoras. E defeitos? Muito tolerantes.


- precisam aprender a ser duros ao lidar com figuras poderosas que desejam usá-las para propósitos egoístas.

Fico na torcida por este novo bispo que está chegando. Deve encontrar uma diocese muito diferente daquela no Mato Grosso.

Lá, tem tiros e perseguições.
Aqui, na colônia alemã, língua e dissimulações.


Quando Dom Sinésio Bohn se aposentar, Dom Canísio toma posse: dia 18 de julho, às 16h, na Catedral São João Batista de Santa Cruz do Sul.

2 comentários:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Laura este servidor do império de Roma não é parente do outro Klaus, o que foi enKLAUSurado?

Laura Peixoto disse...

Com certeza, não.
Os bons, bem sabes,às vezes pagam pelos maus.