sexta-feira, 20 de maio de 2011

PRIMEIROS ANOS DE ESTRELA

 Foi criada colônia do município de Taquari em 1856; Freguesia em  2 de abril de 1873; instituída canonicamente   em 11 de agosto de 1873. 


Elevada a categoria de Vila  por Lei Provincial em 20 de maio de 1876, sendo instalado município em 21 de fevereiro de 1882.


O ato  de 9 de maio de 1882 criou uma delegacia de polícia  na Vila Santo Antônio da Estrela.
O primeiro vigário da freguesia foi o padre  Francisco  Schleipen, que celebrou a primeira missa em 24 de agosto de 1873.
A instalação da Vila foi feita pelo presidente da Câmara Municipal de Taquari João Caetano Pereira, que deu posse aos vereadores eleitos: Henrique Theodoro Rohenkohl, Patrício Antônio Rodrigues, Jorge Carlos Lohmann, Tristão Gomes da Rosa, Miguel Ruschel, Bento Manoel de Azambuja e Luis Paulino de Moraes.

Em 7 de janeiro de 1887 tomou posse a segunda legislatura ficando assim constituída: Bento Manoel de Azambuja, Henrique Theodoro Rohenkohl, Patrício Antônio Rodrigues, Adolpho Martins Ribeiro, Joaquim Alves Xavier, Pedro Schneider e Antônio Victor Menna Barreto.


Com implantação de novo regime, foi organizada uma ajunta administrativa constituída pelos cidadãos  Luiz Paulino de Moraes,  Jacob Schiller e Luiz Jaeger que tomou posse em 13 de janeiro de 1890.

Substitui-a nova junta, formada pelos cidadãos  Bento Rodrigues  da Rosa, Henrique Hamerle e Luiz Jaeger.


Do presidente da junta, Rodrigues  da Rosa, partiu a iniciativa de conseguir do Estado a adoção da bandeira da República Rio-Grandense.

Em 15 de outubro de 1891, foi eleito o primeiro conselho que deveria organizar o município, fazendo parte do mesmo: Julio May, Jacob Schenke,Henrique Arnt, Nicolau Gerhardt, João Ubaldo Nery, Jacob Wiedt e Miguel Ruschel.


Texto de Airton Engster dos Santos

Um comentário:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Obrigado Laura.
Não é comum ver matéria com tammanha riqueza em mídia impressa. Por isto adoro o teu trabalho.