quarta-feira, 27 de julho de 2011

A FURADA DO CREA GAUCHO


Em 2009, o desenhista e chargista Santiago foi convidado a sair da revista do CREA-RS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul), onde trabalhava desde 1986:


Senhor Presidente do CREA,
Alcides Capoani

O senhor parece desconhecer um dos princípios basilares da imprensa, que é o Direito de Resposta, notável conquista e instituição das democracias. No entanto deveria conhecer a palavra respeito, que é o que eu não tive com a NÃO publicação no CREA em Revista da minha carta, o que considero um profundo descaso para com a minha pessoa, para com um profissional com 37 anos de carreira
e principalmente para com os meus leitores de todo o Rio Grande e boa parte do Brasil. Soma-se isso ao fato de que, sequer uma resposta privada eu tive de sua parte.
Não resta portanto, outra forma de manifesto que não seja o uso de todas as redes sociais (Facebook, Orkut, etc), rede de e-mails, cadastro de endereços eletrônicos de arquitetos, engenheiros, geólogos,agrônomos e geógrafos, meu blog pessoal, blog de amigos e a enorme rede de blogueiros independentes nas quais tenho amplo respaldo, além de jornais a que tenho acesso, principalmente no interior.


Preciso registrar que me foi negado um simples direito de resposta e o sagrado direito de reclamar pelo uso de ideia minha em charge da revista (mesmo tendo eu sugerido que a outra parte também fosse ouvida – como manda o bom jornalismo).
Acredito que falta de espaço na revista não foi, pois bastava suprimir um dos tantos retratos seus!
Devo lembrar-lhe, por fim, que a revista não é propriedade sua e sim dos engenheiros, arquitetos, geólogos, geógrafos, etc, dos quais o
senhor é funcionário.
Santiago
Cartunista – ilustrador

RETORNO

@Prezada Senhora Laura Peixoto: ... temos a lhe informar que em democracia a alternativa é sempre salutar.
Nada, nem ninguém é eterno, somos democratas, acreditamos na alternância e oportunidade a todos.
Da mesma forma, nada impedirá que se dê oportunidade a outros chargistas, ou que até mesmo, retornemos para o anterior.
Como o CREA-RS é uma autarquia federal, por orientação do Tribunal de Contas, se faz necessária a alternância de fornecedores, como é o caso do chargista que esteve conosco durante 19 anos.
Entretanto, os nossos relacionamentos profissionais sempre foram pautados pela ética e respeito aos profissionais da área tecnológica ou não.
Colocamo-nos a sua inteira disposição para outras sugestões respeitosas, críticas e informações que julgue pertinente, dada a importância que tem para o Conselho a palavra dos profissionais, a qual contribui para o aperfeiçoamento e excelência de serviços prestados pelo CREA-RS.

Atenciosamente,

Eng. Civil Luiz Alcides Capoani
Presidente do CREA-RS

2 comentários:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

É brincadeirinha deles Laura, ou tertúlia flácida para dormitar "bovis". Alternância de fornecedores? Para mim é novidade, mas vou consultar fonte dentro do TCE embora não acredite nessa afirmação. Para mim o critério que é observado e racional é o menor preço. Menor preço e qualidade da mercadoria a ser adquirida, o que no caso do Santiago não há o que discutir. Será que estão pensando seres idiota? Pegaram o bonde errado, pois és uma das mais inteligentes jornalistas que este estado já produziu.

Anônimo disse...

a qualidade nesse caso é subjetiva, nada melhor que a alternância, para, no mínimo, dar chance à todos e não aos mesmos figurões de sempre (mesmo nesse caso o figurão sendo talentoso).