terça-feira, 19 de julho de 2011

UM ESGOTO CHAMADO RIO TAQUARI



@ “o prazer lajeadense de dormir na merda (ou o que é pior, nos dejetos químicos)" any zero

...porque a Corsan não trata só a água que sai de nossas casas, ao invés de tratar a que vai entrar pelo cano? Aí eu li no site da prefeitura, e entendi:

“O rio Taquari e os arroios da zona urbana recebem vários efluentes industriais. A grande maioria lança diretamente seus resíduos sem nenhum tratamento. Os cursos d’água estão recebendo desde lixo doméstico até resíduos industriais. Os efluentes lançados são de várias origens como:

indústrias de pedras semi-preciosas, fábricas de refrigerantes, curtumes, abatedouros, processamento de alimentos, e outras de menor porte.

Apenas algumas indústrias realizam tratamento prévio com a utilização de processo de lodos ativados ou lagoas de estabilização.”

Entrei pelo cano, mas tudo bem, porque o túnel da RS-130, apesar do atraso, parece que vai sair mesmo. Ele custou bem mais, ao Estado e ao município, do que esta estação que citei acima, mas parece que vai sair, então o fluxo de automóveis deve melhorar e a propaganda eleitoral estará garantida. Tomara que as tubulações que afastam o esgoto da cidade, passem longe de lá."






Um comentário:

Anônimo disse...

e no vale temos 300 mil pessoas defecando. Mas vai dar uma volta nas montanhas ao redor do vale pra sentir o "ar puro" da natureza, que cheira a uréia e esterco, sabe por quê?

porque li uma vez no jornal local uma autoridade mencionando que temos 5 milhões de suínos sendo abatidos por ano (e defecando aqui no Vale)

+ 500 mil aves sendo abatidas por dia (quantas dá por ano? mais de 150 milhões?)

+ bovinos (não é a toa que o rio Forqueta entre Lajeado e Arroio do Meio estava com uma camada verde de sei lá oquê - ainda bem que não acenderam um fósforo ali - essa merda toda vai parar sabe aonde???)