quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

QUASE DEZ RAZÕES PARA AMAR LAJEADO...

Minha mãe adora Lajeado.

Mora nessa cidade uns bons 50 anos...

Foi professora no Melinho e no Castelo Branco e guarda gratas recordações daquele tempo.
Minha mãe faz academia e hidroginástica no Clube perto da sua casa. Vai no cinema com uma amiga e depois tomam um choppinho no shopping. Lê jornais e revistas, acessa e-mails, retira filme na locadora, paga as contas no banco. Ano passado foi síndica do prédio! Cultiva velhas e novas amizades. Não parou no tempo. Se cuida. Tem sua dose de vaidade saudável.




Minha mãe ficou p… da cara porque assinei embaixo dos 10 motivos para odiar Lajeado.
Agora quero ver os dez para amar Lajeado! - provocou. Ou exigiu?


Então segue minha lista muito particular, muito espremida…


1. Encontrar algumas pessoas pelas ruas de Lajeado me dá a certeza de que ainda existo. O ex - fotógrafo Sebaldo é uma delas.


2. Gosto de pensar que árvores preservadas pelos moradores se solidarizam com o meu pensar e sensibilidade.

3. Um Jardim Botânico é motivo de orgulho para qualquer cidade. Se não construírem mais nada naquela área, agradeço. Plantem! Plantem!



4. Pessoas como dona Petronila contribuem para um mundo melhor. Sua dignidade reacende a faísca da esperança na humanidade, que ainda guardo.



5. Ruazinhas silenciosas como essa, que se escondem pelos bairros da cidade…




6. O Parque do Engenho, com suas sombras, musgos, cheiro de mato, mas poesia que desaparece quando outros cheiros e insetos assumem o espaço…





7. O passado nessa cidade com todas suas feridas e risos. De bons encontros com amigos que se foram e que vieram...






8. O Rio Taquari: tão destratado, poluído, mas vivo. E às vezes, vingativo.





9. Minha rua: porto de chegada e cais de partida. Frágil e ameaçada.



10. E aquela que pediu essa lista...








Vai... Escreve por que você ama Lajeado. Ou por que você ama a cidade onde você se encontra.
Exercite sua sensibilidade... o olhar.
Ânimo.




25 comentários:

Anônimo disse...

Lajeado pode ser amado e muito..
Mas somente na lembrança do que já foi ou talvez no pouco que ainda resta do que já foi belo !
Parabéns Laura...Mostras 10 coisas bacanas de lajeado , mas ainda teriam mais algumas a serem revistas aqui , porém todas teriam em comum uma coisa ; são do passado e não do presente , infelizmente...Mas valeu o post...!

Laura Peixoto disse...

Puxa... q triste esse teu comentário, anônimo: "somente na lembrança do q já foi..."
Juro q me esforcei. Juro.

serjao disse...

Fazem mais de 30 anos que deixei Lajeado.Obviamente,minhas lembrancas sao daquele tempo.Muito mudou ,predios antigos dando lugar a outros mais "modernos", novas ruas,novas lojas, novos "lajeadenses"...mas, ainda a mesma "enchente"de anos atras. Algumas coisas nunca mudam!No entanto, o que sempre me atrai a Lajeado e o fato de que meus queridos estao "plantados" ai, tenho familia em Lajeado, e , pricipalmente, um grupo de amigos, cuja amizade cultivada a mais de 40 anos ate hoje existe, permitindo-me , a cada visita, ser recebido de portas e bracos abertos.Infelizmente, nao posso atestar sobre a Lajeado de hoje. Mas, sim , e o passado que me faz voltar. Voltar a ver "minha gente" e me sentir lajeadense, mesmo que por alguns dias apenas. Abracos.

Emilio Rotta disse...

Aproveitando a citação sobre o cinema, lá em cima, onde falaste da tua mãe...
Fomos ao cinema na segunda, assistir Avatar. Cadeiras destruídas, chão imundo. Um frio desgraçado lá dentro (é 8 ou 80. Ou é sauna, ou frigidaire...), trailer num volume apavorante. Reclamei do volume, disseram que era só no trailer. Ah, bom. Sentei de volta na minha cadeira rasgada com pedaços de espuma saltando alegremente. O filme começa e o cidadão que arruma a fita ignora que a legenda está totalmente cortada. Por 5 minutos não se lê nada, até que o povo começa a assobiar e fazer barulho. Arrumou a legenda, deixou o filme fora de foco. Passou mais uns 10 minutos, tudo consertado. Agora é só aproveitar o filme, se arrumar nos buracos das cadeiras e apertar na Josi para enganar o frio.
Com 30 minutos de projeção, chegam duas senhoras. Sentam atrás de nós e, por 15 minutos, ficam conversando e ignorando os "psius" e olhares ameaçadores em sua direção. Me viro e ameaço: "Dá para parar de conversar????". Só escuto o '... não sabia que era proibido...". Ficaram quietas,por um tempo. Haja paciência. Enfim, baita filme. Sugiro ver até mais de uma vez. Mas, putzgrila, em que condições...

Anônimo disse...

É triste Laura...Mas o que ás vezes consola são justamente essa lembranças de como era...
E se ainda tem algo que consola , então nem tudo pode ser tão triste , pelo menos não sempre..
Abção

Laura Peixoto disse...

Emilio.... rssss tudo isso podia ser pior: os esquilos 2. Quase morri surda e congelada.
Asseguro q ñ era minha mãe no Avatar. Juro!

Anônimo disse...

o que me entristece em lajeado é a quantidade de pessoas amarguradas, muitas das quais que aqui comentam. a cidade tem 10 e muito mais coisas a se odiar, mas do mesmo modo, tem 10 e muito mais coisas que amamos e nos orgulhamos.
algumas: ser pequena e mesmo assim ter serviços normalmente só encontrados em lugares maiores, o jardim botânico, univates, parque do engenho/dick, uma sociedade dinâmica que fomenta o comércio e indústria local, o rio, as árvores que ainda restam, a limpeza das ruas, entre muitos outros...

Anônimo disse...

As amarguras são resultados das vivências de cada um...
Resultado das dificuldades e das facilidades que cada um tem de lidar com as coisas...
Muitos são amargurados por apenas serem e outros por efeitos que a vida trás..
O que não se pode dizer é que se é amargurado porque se quer ser...
Tudo é uma questão de como o mar da vida trás as ondas e de como se encara o baque delas dentro de nós...

karina kayser disse...

o que me irrita em lajeado é a mania que as pessoas tem de reparar no que o outro esta vestindo, se é roupa de marca ou nao, onde foram, se isibir no informativo naquela pagina cafona das viagens que a pessoa fez,tem tanto mais a ser mostrado, vamos nos ixibir pelo que a gente constroi ao outro e nao pelo que a gente compra

Anônimo disse...

As 10 mais de Lajeado:
1-Lajeado tem mendigo com grife (lifestyle da Prata), quer coisa mais bonitinha!
2-Lajeado é cidade polo. Polo da maconha, da cocaína e do crack;
3-Lajeado tem conceito de cidade grande: o aluguel de 01 apartamento de merda em Lajedo custa o mesmo valor que um apartamento de merda em Copacabana;
4-Lajeado tem vários jornais (veículos de comunicação), mas o que o povo gosta mesmo de ler é O Guaxo, um jornalzinho pornô de Encantado;
5-Quem mora em Lajeado no Vale do Taquari, quer urgentemente se mudar para outra cidade. Quem mora em outra cidade do VT, quer urgentemente se mudar para Lajeado;
6-Lajeado é uma cidade atraente, atrai vigaristas, políticos fajutos, colonos malandros, investimentos tipo "cachorrão em todas esquinas", enchentes, conversa fiada, eventos sem pé nem cabeça como as "reuniões da Herbalife", bêbado e dependente quimico não falta, estamos cheios de pseudos intelectuais, tipo Adair Weiss, Marcos Frank, vice prefeito Zen, Biluka, Emílio Rotta, Laura Peixoto, o "síndico do Vale" (vê se eu agüento!) Paulo Rogério e outros manés, enfim, Lajeado te atraiu.
7-Lajeado é cidade de vida noturna, tem a Stylos, a Benjamin Constant, a João Abott e o bar do Gão.
8-Lajeado é "punjante";
9-Lajeado gerou muitos empregos nos último anos, empregou diversos travestis e menores de idade que fazem sexo por "10 pila" em suas esquinas, temos muitos artesãos pelo centro, e na câmara de vereadores um monte de funcionários inúteis;
10-Lajeado tem trânsito educado, matou mais gente do que todas as outras cidades do RS.
Quer mais? Acesse o site da Prefeitura. Boa leitura.

EL VINGADOR disse...

(com uma musiquinha tudo a ver do cramberries de fundo)

TE AMO ANÔNIMO(A) 'DAS 10 MAIS'

Luís Galileu G. Tonelli disse...

Eu gosto de Lajeado porque foram nessas ruas que eu cresci. Com 12 anos, lá em 1992 já tinha andado a pé e de bicicleta por todos os cantos da área urbana. E hoje vejo o meu filho de 6 anos iniciar os mesmos passos que o pai.

Primeiro ele conhece os amiguinhos da rua, começa a explorar a quadra da casa e assim vai. Lajeado ainda permite espaços em algumas ruas ara que nossos filhos possam brincar. Desliguem os video games deles e permitam que eles corram rua.

Adoro o parque do Imigrante. Morava no "São Cri", bem próximo ao parque, passava as tardes lá com a "gurizada" jogando bola, brincando nos bretes e até tinhamos uma trilha de mountain bike escondida lá. E esse espaço existe, só precisa que deem uma chance as crianças de descobrirem.

Parte dos meus amigos ainda estão lá nas ruas Adão Ely e Otelo Rosa onde me criei. Encontro um, outro. Fechamos a rua para comemorar o Ano Novo de 2.010. Exatamente onde jogávamos aquela famosa "caída", cela, bruxinha, pega-pega, esconde-esconde... Nossa.

Esses locais existem, mas quem faz deles o que são somos nós e não os outros. Onde moro hoje ainda existe espaço para as crianças na rua. Andam de bicicleta, jogam futebol e correm.

Jorge disse...

Vim para Lajeado com 4 anos de idade e aqui vivi, casei e criei meus filhos. O simples fato de ter vencido aqui, e de ter dado uma bela formação aos filhos, me levam a acreditar que a cidade me proporcionou o que todos almejam. Os comentários negativos também são verdadeiros, porém não é uma característica exclusiva de nossa cidade. Como viajo bastante, e por todo o Brasil, acredito que sejamos até previlegiados, pois aí fora a coisa está bem pior. O único item que contesto é o de sermos Campeão em Mortes por Acidentes. A fonte é o Ministério da Saúde que engloba a perigosa BR-386, onde temos o azar de passar uma grande kilometragem dentro de nosso município e bem maior que de outros.

Emilio Rotta disse...

Lajeado é legal pq tem lugar para pseudo-intelecutais (nunca pensei que me chamariam disso, mas...) e tem um blog onde quem não tem coragem de assinar pode colocar sua opinião pseudo-intelectual-revoltado-com-a-sociedade... ehehehe

Laura Peixoto disse...

Emilio... rsssss
tb adorei, adorei. Vamos fazer uma confraria? rssssss

celina darde disse...

Amiga, adoooro esses babados....rsrsrsr...mas adorei mesmo a foto da D. Ada, linda e serena! mas ljdo, nem merece tanto investimento "pseudo intelectual" rrsrsrs....sem comentários ne. Bjão
celina darde

Antônimo disse...

poderíamos até chamar de; "CONFRARIA DOS ANÔNIMOS".

Luís Galileu G. Tonelli disse...

Emílio, não o conheço nem de nome, no entanto você tocou num ponto importante: Pessoas que se escondem no anonimato falando das que se expõe.

Laura, parabéns por não vetar comentários, nem os ofensivos e que não ajudam a construir.

heinz disse...

minha humilde contribuição pra essa lista:
LIMPA - tirando os arredores do faleiro com seus cacos de long neck
O ENTORNO - geograficamente o município é muito favorecido, perto da capital, pra dar uma escapada volta e meia ...e tem lugares fantásticos que dá pra ir em uma pedalada de 40 minutos
PARQUE DO ENGENHO/JARDIM BOTÂNICO - patrimônio mesmo esses dois lugares..o dos dick, como foi pensado pelo PP e sua turma 'brilhante' de candidatos a vereador derrotados, é medonho!
A MEMÓRIA DO ANARQUIA - gente legal, som dos melhores...uma boa lembrança q mantém uma expectativa de retorno
O XIRÚ - serramalte sempre gelada
A UNIVATES - falem bem, falem mal, mas gera desenvolvimento, excelência e cabeças um tanto mais pensantes
O SESC - turminha do bem que se puxa pra gerar cultura pra essa gente
O TAQUARI e sua barranca/ciclovia/barzinhos - não se tem ideia da preciosidade que é esse rio margeando essa cidade...mas pra variar, a cidade parece virar as costas pra ele ( o que é aquele paredão amarelo pintagol lá no início da ciclovia )
O TERRAÇO DO KIKÃO - tudo de bom pra um papo final de tarde com batata frita e 'molho à moda do freguês'
SAÚDE: sei lá se um bom sistema de saúde seria pra citar em uma lista de motivos pra amar uma cidade, mas vá lá...sistema público e o hbb, com suas dezenas de opções que facilitam a vida de quem precisa se tratar sem ter de se deslocar pras filas da capital...
mas como 10ª opção mesmo vou citar O SORVETE DA SORVEBOM...o melhor do estado logo ali na esquina

Emilio Rotta disse...

A confraria poderia se chamar assim, mas daí não reconheceríamos quem participa dos encontros. Acho melhor "Confraria dos pseudos-pseudos"... Ou dos "Antônimos", como foi assinado acima... eheheeheh

Anônimo disse...

Emílio vc é muito verde, verde, vc entende? É isto mesmo, precisa amadurecer! El Vingador, confesso que me surpreendi com o seu amor, mas como sou socialista, preciso retribuir, também te admiro. Laura, eu gosto de vc, tenho simpatia pela sua essência, não sei dizer exatamente o quê, mas algo em vc me constrange a aceitá-la como pessoa do bem, quando conversarmos denovo pelas esquinas da cidade quem sabe, eu me revele. Demais amigos, voltando a Lajeado, e sem querer fazer apologia e tentar ser super herói, - quando vemos que nossos intelectuais, lideranças, políticos, formadores de opinião, e pessoas que tinham a obrigação de fazer a diferença estão completamente aquém da realidade cultural de Lajeado e do Vale (de suas reais necessidades!), quando temos certeza que nossas elites ao invés de "se tocarem", tocam (na verdade "surram") sem consideração, com suas garras predadoras, a condição fragil e delicada dos desfavorecidos, temos pouca coisa a dizer e muitas a lamentar...É incrível a insanidade de nossos "semelhantes" que se auto declaram os donos da verdade e da última palavra, quando, por sua condição privilegiada, tinham o dever de compartilhar, de ajudar e favorecer os que vivem a sua volta, mas nada fazem! Lajeado é assim. Quando vc chega é uma mãe carinhosa e receptiva, quando vc decide viver aqui e amá-la, torna-se uma madrasta indiferente e cruel. Fazer o que? Quando esta geração morrer e for enterrada, nossos filhos se levantarão, e com cetro de ferro vingarão as atrocidades cometidas, matando de uma vez por todas a herança desta raça de palhaços, de caipiras obslentes, de otários, que por terem um "auto novo" (esta gente não diz carro) oprimiu, desprezou e foi preconceituosa com os verdadeiros construtores desta Lajeado "punjante". Quem sabe, nesta época, daqui a não sei quantos anos teremos o município, que uma vez nos recebeu e encantou o coração. Hoje, o poder que eles criaram e desfrutam está tão forjado em suas próprias
"famílias" e umbigos que sinceramente, falar mais dá nojo e é perda de tempo. Abraços!

Anônimo disse...

Meu deus como é chato (e cheio de recalques) esse anônimo.

Anônimo disse...

Sabe de uma coisa? Li e reli estes comentários duas vezes. Cheguei numa conclusão: Este anônimo ou é louco, ou tem toda a razão. Nunca ví ninguém falar com tanta propriedade, verdade e coerência! Lajeado tá cheio de babacas escondidos e protegidos por uma "carrada" de puxa sacos.Estava na hora de alguém criticar estes "murrinhas". Sou economista, e dificilmente acesso o blog, mas, diante destas polêmicas, vou acessar mais, pelo menos em algum lugar nesta cidade alguém fala a verdade.

Emilio Rotta disse...

Pena que de forma anônima, sem coragem de mostrar a cara. Em quem irei votar, se é tudo isso mas não se expõe?
Um abraço do "verde" Emilio...

Anônimo disse...

anônimos ou não, maior verdade do que foi escrito acima não há, e amigo verdão... se você fosse tão intelectual assim não daria tanto pano pra manga.... quem não deve não teme.