O Ministério da Saúde aponta a cifra impressionante: 36.666 brasileiros perderam a vida em acidentes automobilísticos em 2008 — o equivalente a cem mortes por dia.
Vivemos uma guerra e o Iraque, Afeganistão é fichinha.
Foi constatado um aumento de 3,9% nas mortes em rodovias federais durante as festas de fim de ano. Apesar do endurecimento nas leis de trânsito, o país é incapaz de reduzir a tragédia em suas estradas.
Fonte: blog do Noblat
7 comentários:
Boa tarde Lady Laura.
No governo JK nosso país optou pela indústria automobilística e a partir daí foram abandonados outros meios de transporte de cargas e passageiros. O transporte fluvial, lacustre e de cabotagem sumiram. Rodovias foram priorizadas. Nos últimos tempos temos produzido e vendido automóveis como nunca. E as facilidades são tantas que é comum se verem carros novos até mesmo em áreas de maior carência social. Nossas rodovias são praticamente as mesmas faz muito tempo. Mantidas as rodovias como nos anos 80 e jogando nas mesmas milhões de automóveis era presumível que tal viesse a ocorrer. Era a verdadeira tragédia fácil de ser presumida. Precisamos levar em conta que por questão de cultura nosso povo prioriza automóvel sobre sua própria residência. Assim sendo, resta muito pouco a fazer. O policiamento rodoviário praticamente não existe. Isto tanto em rodovias estaduais quanto nas federais. Com o policiamento rodoviário presente e óbvio que haveria redução de velocidade, pois este deve ter presença ostensiva. Ao contrario, eles se comportam como bandidos, ou seja, escondem-se e ficam tal como os bandidos que esperam suas vítimas espreitando com radares a fim de aplicarem multas. Multas pesam no bolso sim, mas não tem e nunca terão a mesma força coercitiva da presença ostensiva do policimento nas rodovias.
O resto é tertúlia flácida para dormitar bovinos.
O Loeffler tem razão, o problema está na falta de investimentos em rodovias, vejam que a ponte que caiu em Agudo, foi construida em 1965, portanto umas das tantas obras da Ditadura e que a Democracia não consegue manter, quanto mais ampliar. Mas como dizem sempre que a pior das Democracias é melhor do que qualquer Ditadura, aguentem e chorem por seus entes queridos, mortos pelo desleixo público.
se alguém fizer um levantamento estatístico, vai perceber que desde que passamos a ser controlados eletrônicamente as mortes no transito cresceram.
O estado optou pela industria das multas, em vez do policiamento ostensivo a que o Loffler se refere, e com razão.
Caramba! Ontem voltava de Porto Alegre com minha família por volta das 21h. E comentava com minha esposa o mesmo assunto a conservação das estradas.
Como foi dito antes por outro amigo do blog priorizou-se, por bem ou mal, o transporte rodoviário e isso faz necessário que ao menos nossas principais estradas de escoamento fossem no MÍNIMO duplicas, bem sinalizadas e conservadas.
Não recebemos nada disso e ainda em alguns pontos pagamos duplamente (pedágios e IPVA) por uma condição miserável das estradas.
Na verdade o Estado e as indústrias de automóveis tem um acordo para faturarem juntos..
O estado com os impostos e pedágios e a indústria vendendo carros e peças...
O povo ignorante comprou a idéia e as estradas não dão mais conta ..
O problema está tbm nas cidades , principalmente as pequenas que não possuem estrutura para comportar o fluxo de carros que transitam todo dia..,Todas estão á beira do caos e esse ano promete o pior , é só reparar em lajeado e Estrela por exemplo qdo se quer estacionar em algum ponto.
Mas aí (nas cidades) entram outros que lucram que são : prefeituras com multas e estacionamentos pagos , empresas e picaretas de carros , postos de gasolina entre outros..
Ainda em cima disso tem as transportadoras que não podem perder seus lucros nas entregas e nos transportes...
Em toda essa massa de lucros e ganhos , sobra prá usuários viverem o caos nas estradas e viver em meio a acidentes e prejuízos materiais....
O governo federal se omitiu (o que não espanta nada) totalmente da responsabilidade de contruir e ampliar a malha e o pior já está acontecendo...
Os "ditadores" do passado eram muito mais dinâmicos e tinham visão melhor que os "libertários" de hoje ao construirem muitas estradas..Não fosse as obras da ditadura , estaria ainda pior pois a democracia vive apenas de falácia e reclamações..
Parabéns, anônimo, cada vez mais as fileiras das viuvas da revolução vão engrossando. Fecho com você, pois foram os melhores ano de minha vida, mas atualmente estamos indo em direção do crescimento cubano. Infelizmente nosso país está um caco e o PAC - Programa de Aniquilação do Cidadão já está em pleno vapor.
A ponte que foi levada pela água foi conclusa em 63 e não 65 como referiou o Linceu.
Saudade da ditadura é um direito de qualquer um, mas lamentável penso eu, pois os que são realmente qualificados vencem na liberdade enquanto na ditadura os privilégios são evidentes aos que se submetem a mesma. Por outro lado penso que quem queira tomar uma posição destas necessita antes de qualquer coisa honrar o que veste e assumir sua verdadeira identidade. Lembro a estes que a democracia que eles tanto odeiam lhes assegura o direito de dizerem o que quiserem sem ser objeto de censura. Somente por isto defendo a democracia.
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