quinta-feira, 18 de outubro de 2012

UM DESCONHECIDO NOBEL LITERARIO


Nobel de Literatura de 2012: escritor chinês de pseudônimo, Mo Yan, 57, desconhecido total nosso. Ou não? Pq  sequer um único livro do escritor foi editado no Brasil. 
Com a grana do prêmio Yan  pretende comprar uma casa nova. É comparado com autores como Franz Kafka, mas credita seu  estilo ao do escritor americano William Faulkner.

 “Após Faulkner, ocorreu-me que minha experiência própria, minha própria vida naquela pequena vila, isto tudo  poderia se tornar história e literatura. Minha família, as pessoas que conheço, os moradores da vila – todos eles podem se tornar meus personagens”.

* Lembrei das minhas Intrigas da Colônia...

“Em chinês, Mo Yan significa ‘não falo’. Eu nasci em 1955. Na China, nessa época, a vida das pessoas não era normal. Então meu pai e minha mãe me disseram para não falar lá fora. Se você falasse lá fora, e dissesse o que pensa, iria se prejudicar. Então escolhi Mo Yan como meu pseudônimo. É irônico que eu o tenha escolhido porque agora falo por todo lugar.”diz Gao Xingjian, seu verdadeiro nome.

Escreveu um romance  em quarenta e dois dias com um pincel em vez de um computador....

O novo livro de Mo é dividido em três obras, "Farewell to my concubine", "Wife of boiler worker" e "To write with a focus on people".
As duas primeiras são contos de amor com contexto histórico e a terceira fala sobre jovens urbanos enviados ao campo durante a Revolução Cultural, experiência pela qual Mo passou em sua própria vida.

Nenhum comentário: