terça-feira, 5 de março de 2013

PROFESSOR FREDERICO


Partiu o professor de Geografia, Frederico Backes, 73,  no dia 26 de fevereiro. Tão querido que tinha comunidade no Orkut "Eu sou/fui aluno do Frederico".

Conforme jornal A Hora, de 16/10/2012, o professor Frederico começou em 1960, quando naquela época "ser educador era uma honra. Éramos valorizados, o salário era bom e a sociedade reconhecia a importância da função.”

"Para ele, a principal mudança está no comportamento dos alunos. Comenta que as famílias repassaram a obrigação de educar aos professores. Como resultado, cita a falta de limites e a indisciplina.

A autoridade do professor hoje também é diferente. 
As agressões verbais, corriqueiras na atualidade, não existiam quando Backes começou no ramo. “Os estudantes vinham educados de casa.”
Lembra que o compromisso do professor era com a construção do conhecimento. 

Há poucos meses de se aposentar, Backes critica a postura do estado. 
Para ele, a cobrança imposta aos professores para que aprovem os alunos vão no sentido oposto da aprendizagem. “Hoje temos muitos conteúdos, muitas disciplinas intercaladas e os alunos não conseguem acompanhar, então perdem a vontade e muitos desistem.”

Apaixonado pela profissão, afirma que nunca foi ameaçado ou desrespeitado pelos estudantes. 
Diz que continuaria educando se não fossem tantas as cobranças do sistema educacional. Avalia que a burocracia e as frequentes mudanças de conceitos na educação são problemas do sistema que desestimula os professores. “Pelos alunos, eu continuaria dentro da sala.”

No facebook, muitas manifestações de admiração e carinho:

Vania Santos Um grande homem e um excelente mestre... LAjeado perdeu muito, mas os alunos perderam muito mais... Feliz de nós que podemos conhecer e conviver com um mestre desse nivel... fique com Deus e teu guia te ilumine sempre...

Tiago Becker Tive o privilégio de ser aluno dele por 3 anos (2001-2003). O melhor professor que tive. Lembro que no intervalo das aulas no Castelinho ele não ia para a sala dos professores, ficava com os alunos nos corredores conversando. Grande homem, de grande inteligência, cultura, conhecimento... e sempre fez questão de compartilhar tudo que sabia!! Jamais vi um professor dar aula com tanto prazer e satisfação como o Fred

Mariete Camilotti infelizmentel o magisterio perdeu um dos melhores mestres da educacao, tive o prazer de ter ele como professor na minha adolescencia, nunca esqueceremos

Germano Stein Com certeza... foi meu professor e paraninfo na última turma de formandos do PPT do Castelinho em 1999. O melhor professor que tive. Grande pessoa. Um exemplo para os alunos. Obrigado por tudo e vá em paz!

Eliane Westenhofen Para mim, um dos professores mais inteligentes que tive!!!!!!!!!

Filipe Faleiro Machado Tive oportunidade de entrevistar o professor Backes em uma reportagem sobre educação. Um entusiasta, apaixonado pela profissão e admirado pelos alunos. Minhas condolências à família e amigos. Sem dúvida, fica o legado deste mestre dedicado a repassar o conhecimento...

Góia Munhoz Roos nos ensinou a importância de "desconfiar de certas verdades..." verdadeiro papel do educador...

A Missa de sétimo dia é hoje, na Igreja Matriz, às 18h15m.

Nenhum comentário: