sexta-feira, 14 de setembro de 2012

LUTA + VÃ


O lajeadense Álvaro Santi, em breve na cidade para lançar seu novo livro de poesia, avisa que ele já se encontra disponível na Feira do Livro de Lajeado, no estande da Livraria Cometa.  O livro traz prefacio do poeta Ronald Augusto:

“Luis Augusto Fischer no prefácio a Dança das palavras (1998), livro de Álvaro Santi, define o poeta em geral como um cara que “passa a vida tentandodizer, de um modo peculiar e intransferível, o que tem para dizer”. 

De minha parte gostaria de retorquir essa afirmação apenas em um detalhe – e por detrás deste detalhe vislumbro toda a beleza da poesia enfeixada em Luta + vã. Na verdade o poeta passa a vida dizendo, de um modo singular e intransferível, o que tem para dizer. A noção equivocada de que o poeta tenta dizer indica uma aposta renitente na tardia dicotomia entre forma e conteúdo. Mas um poema – e Álvaro Santi, como todo bom poeta atento ao fine excess da poesia, sabe que um poema – é feito da mesma matéria de que são feitos os sonhos, por isso um poema quer dizer muitas coisas e, no entanto, não diz.



Nenhum comentário: