sexta-feira, 15 de março de 2013

BERGOGLIO E JALICS: RECONCILIAÇÃO

Padre Francisco Jalics

Sobre a acusação que o papa Francisco, quando bispo Bergoglio, em Buenos Aires, não teria interferido na prisão dos padres Francisco Jalics e Orlando Yorio, jesuítas que trabalhavam em uma favela em Buenos Aires, durante a ditadura, agora vem a público a sua manifestação.

O padre Jalics, hoje com 80 anos, vivendo atualmente em um mosteiro alemão, sempre se recusou a falar sobre esse episódio. 

Mas, em um comunicado divulgado hoje, afirma que teria se reconciliado com o bispo Bergoglio há alguns anos atras, após o seu rapto. Depois disso os dois celebraram uma missa e “nos abraçamos solenemente. Estou reconciliado e o caso está encerrado. "

O padre Jalics disse ser incapaz de comentar qualquer coisa mais sobre o papel do padre Bergoglio neste caso.

Anos mais tarde, Monsenhor Bergoglio diria ao seu biógrafo oficial, que ele se envolveu pessoalmente com o ditador Jorge Vileda para garantir a libertação dos dois padres.


Fonte: Agence France Presse avec Associated Press

* Caso encerrado. Não é esse simplório  blog que vai alimentar mais diz-que-diz. Mas não deixa de ser uma homenagem a Jalics, que o papa tenha escolhido o nome dele para o designar o seu codinome de pontífice.

4 comentários:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Laura os servidores do Estado do Vaticano em todo o continente se somaram à burguesia e milicos para derrubarem governos eleitos. Essa é uma verdade incontestável. Digam o que disserem a mim não irão iludir. Sendo argentino tenho ainda mais repulsa pelo referido cidadão.

serjao disse...

Apenas um (1) homem bom, decente, caminhou este mundo.Foi crucificado! Os que o seguiram tentaram ou tentam imita-lo...mas sao humanos!

Anônimo disse...

jorginho desfilando os seus preconceitos pela passarela.

Anônimo disse...

Uma pessoa em idade tão avançada não pode carregar tanto rancor.