sábado, 3 de outubro de 2009

O RIO NO PODIUM


Parte de um Brasil eufórico comemora a vitória brasileira ocorrida ontem quando mais da metade dos votos – 66 a 32 – deram condições para que o Rio de Janeiro, de agora em diante faça parte do seleto grupo de cidades olímpicas, a partir de 2016. Faltava essa condição para sermos do primeiro mundo, não é? Lembrei de algo mais ou menos assim.... “Ninguém segura esse país” não foi hino nos anos 70? Desculpe.

Com o pré-sal, copa, os caças franceses e agora as olimpíadas, o governo tem menos de sete anos para tirar leite das pedras, não, das areias cariocas: saneamento, transporte, segurança, hotelaria e mais as obras dos complexos esportivos. Haja grana. Muiiita grana.


O governo Lula garantiu que o petróleo vai pagar essa conta: quase 26 bilhões de reais.
Como já se gastou 180 milhões só na candidatura para viabilizar esse “sonho”, imagino que o resto virá das profundezas do mar mesmo.


Mas, du-vi-do que muitos dos queridos leitores não pensaram o mesmo: vem aí mais obras superfaturadas, mais conchavos e grandes desvios. Não vamos puxar para trás, gente...

Um azedo disse ao meu lado “enquanto isso esse caos na saúde”. Putz, que mau humor, pensei. O país exultando, se emocionando na frente da tela global, o Rio decretando ponto facultativo para a cariocada curtir a vitória, e essa criatura só vê o caos no SUS, no sistema penitenciário, a falcatrua do Enem, a Yeda... Sai pra lá!


Um entendido disse na tevê que o Rio vai plantar 24 milhões de árvores até o ano 2016. Toma!

E o Lars Grael falou sobre a valorização do esporte escolar, todo um trabalho de base junto a gurizada deve ser resgatado com incentivo as olimpíadas escolares. É isso aí! Lembrei daquele garoto que treina arremesso de peso com cascalho da barranca do rio Taquari lá no pequeno vilarejo de Tamanduá.

Difícil discordar: o Rio é lindo nos seus contrastes e o povo merece viver a alegria contagiante que só o esporte pode nos devolver.

2 comentários:

Anônimo disse...

desde que foi divulgado que vai ser no Rio, tem gente que não pára mais de reclamar... por que não investem em saúde? por que não investem em educação? com tanta gente passando fome... e a violência?
pra mim, se a grana não for desviada (mais uma vez e como sempre) já superou TODAS as minhas expectativas!

(e olha que esporte é um dos meus pontos mais fracos)

Anônimo disse...

Gente nas filas do SUS , bala perdida e a bandidagem fazendo o que quer na cidade maravilhosa e o panaca bêbado do presidente me vem com essa de gastar milhões em jogos olímpicos no Brasil..
Como se aqui esse governinho idiota , desse alguma importância e incentivo a atletas olímpicos !
Esses dias se via a atleta olimpica Jade Barbosa vendendo camiseta prá bancar um tratamento de lesão..

http://beijingolimpica.blogspot.com/2009/03/talento-pede-socorro.html

E agora me vem esse imbecilóide trazer olimpíadas caríssimas prá ainda ter de ver superfaturamentos e empresários do esporte e da construção roubando com ajuda de políticos que se dispensa comentar...
Só no Brasil mesmo...!
E tem gente que vai lá e aplaude pq vai poder meter uma barraca de churro na frente dos estádios e diz que agora a vida vai melhorar..
Educação é tudo , por isso as escolas são o que são em nosso país , isto é : Um Lixo..