segunda-feira, 19 de julho de 2010

COLINAS MAIS VERDE

Como ando pela região fotografando varal alheio, semana passada duas amigas perguntaram onde morar.
- Colinas. Vão para Colinas.


Hoje recebo release de um leitor lembrando que Colinas conquistou o título de 3ª Cidade Mais Florida do Rio Grande do Sul. Coisa do governo da Yeda e da FAMURS.

Itens que contaram para a conquista: atributos estéticos das cidades e a valorização do turismo e o meio ambiente.

Mais: o prefeito Gilberto Keller está encaminhando a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que visa a distribuição gratuita de árvores ornamentais:

"Vamos disponibilizar mudas de árvores a todos os moradores interessados. Queremos incentivar as pessoas para que estas árvores sejam plantadas ao longo das ruas e das estradas do interior, enfeitando nossos caminhos".
E comprou um carro só para apoiar os bons jardineiros da cidade.



Em Lajeado, palmerinhas. Numa rua chamada Amazônas, mais palmerinhas. Por que não trocam de nome para rua Palm Beach? Miami? O senso estético é um primor.

O prefeito Keller, com certeza, sabe que dá para economizar, por ano, mais de 20% de energia apenas plantando duas árvores que forneçam sombra, uma de cada lado da casa da gente.

Conforme O Livro Verde, se árvores frondosas (aquelas cobertas de folhas) fossem plantadas em volta de 25% dos lares que têm e usam ar-condicionado, o ambiente no interior das casas ficaria mais fresco, arejado, e a economia de energia seria suficiente para fechar três usinas de energia a carvão.

Mas palmerinha, não.


4 comentários:

Anônimo disse...

Colinas 4 ever!

aga disse...

a vista q se tem da rua da prefeitura pro taquari é uma das mais lindas da região !
mas só ñ entendo pq a prefeitura da cidade promove todos os anos a poda dos jacarandás - na rua ao lado da com.evangélica - antes q eles floresçam ?!

Monica disse...

Heinz. Nao sei como ainda se mantem esta tradicao de poda de arvore todo inverno. E uma estupidez. Bem nao maior do que as palmeirinhas, Laura, em Estrela tambem estamos com varias Plam Beach Streets....depois de cortarem arvores que davam bela sombra apesar de serem exoticas. Todas cortadas como se exotica nao fosse arvore, tipo assim...cachorro vira latas nao ;e cachorro...

aga disse...

bem nessas mônica, o raciocínio é por aí