terça-feira, 17 de janeiro de 2012

UNIVATES: EXAME DA OAB




A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou  ontem a relação das instituições de ensino superior que tiveram o melhor desempenho de seus estudantes no V Exame Unificado da OAB.

A UNIVATES tem motivos de sobra para  comemorar.

Dos 107 alunos  inscritos, 55 passaram na 1ª fase. Depois, na 2ª fase, foram aprovados 38.  Isso significa um aproveitamento de 35,85% bem superior a FEEVALE, UNILASALE, PUC, Católica de Pelotas, da UCS, da UPFundo, UNISC, UNISINOS, ULBRA e todas outras.

Os alunos da Univates só perderam para as universidades  federais:
Santa Maria  62,96 %.  UFRGS 66,13 %. UFPelotas 74,67%.

Ou seja, a Faculdade de Direito da  UNIVATES garantiu um espetacular 4º lugar no ranking universitário.

15 comentários:

Laura Peixoto disse...

No blog do Estadão, o advogado Ricardo Castilho, diretor-presidente da Escola Paulista de Direito, critica o mau desempenho de São Paulo no exame da Ordem: “não surpreende, já que é o Estado em que a ‘massificação’ do ensino é mais evidente. Não é possível ensinar esse tipo de ciência em uma sala com 120 alunos”. Esse fato, acrescido à baixa qualificação dos professores, ajudam a explicar o resultado ruim..

A Univates ta de parabéns, mas a queixa de botar 60 alunos dentro da sala tb procede...

Anônimo disse...

Não adianta dar crédito pra univates porque desses 38 que passaram na 2ª fase 90% fizerem cursinhos preparatórios.A maioria das matérias que caíram na prova, eu só vi no cursinho, tendo sido passado superficialmente nas cadeiras da univates, sendo que o cursinho teve duração de 3 semanas e a faculdade 6 anos.
Tem que dar crédito aos alunos e não a universidade.

Anônimo disse...

Quando um político faz uma boa ação é visto com bons olhos pela sociedade e, também, idolatrado
Se pararmos para analisar, ele não faz nada além de sua função que é buscar o bem da comunidade.
Nesse sentido, a UNIVATES, certamente, não é a responsável pela aprovação dos alunos, mas sim, cada um sabe, no seu interior, o quanto estudou para que fosse aprovado.
Portanto, se algum mérito for pra UNIVATES deve ser no sentido de que não fez, nada além, do que cumprir a sua função como UNIVERSIDADE.
Quanto aos aprovados, meus parabéns!!!

Anônimo disse...

Quarta no estado sim com cursinho pode ter esse mérito por que só sair da faculdade sem cursinho não passa ( pois as aulas são uma matação) e professores ruins... e uma das primeiras em mensalidade cara, e não tem a metade de certas cadeiras que tem em certas faculdades particulares do Estado.

Anônimo disse...

A Univates está longe de ser uma universidade de qualidade, pois não estimula os alunos e nem oferece condições para que haja o aprendizado.. Os alunos depois de formados devem procurar cursinhos para conseguir passar no exame..

Anônimo disse...

esses comentários refletem a ignorância da nossa sociedade. A notícia é positiva sim e reflete o mérito dos alunos e da universidade também. Se uma boa notícia já é alvo de críticas, imaginem uma má notícia...esse pensamento rançoso, essas críticas vazias, são o retrato do atraso estadual e lajeadense, de pessoas que ao invés de agir, só sabem denegrir e reclamar!

Anônimo disse...

pensamento rançoso? atraso da região? estimula então teus filhos a estudarem direito na Univates para depois tentar passar na OAB sem cursinho.

Anônimo disse...

Os únicos responsáveis por esse número são os alunos. Precisam aguentar uma mensalidade alta, salas superlotadas e muitos professores desqualificados.

PARABÉNS AOS ALUNOS DE DIREITO DA REGIÃO!

Anônimo disse...

A gente sabe que esse mérito não é da univates. Sabemos que o "nosso " curso de direito cai a cada dia, enquando "professores" autoritários fazem o que bem entendem. E ai de um aluno fazer recurso...

MANEZINHO disse...

Ah, façam o favor. Um bando de covardes, se escondendo em um anonimato, querendo debater algo aqui! Vão se enxergar minha gente. Vocês não passam de bananas, sem pijamas, ou seja, sem graça nenhuma!
Em tempo: MANÉ também não é meu nome, só apelido !
Em tempo2: o anônimo 'esses comentários refletem a ignorância...' falou tudo!

Anônimo disse...

ninguém é obrigado a estudar aqui.
se não é bom e ainda é caro, vão embora...
mas, vamos e venhamos: a univates faz mais pelos alunos que o cursinho.

Anônimo disse...

O mal da Univates são alguns(vários) professores que até tem qualificação mas não tem competência para ensinar, e permanecem pois são amigos e apóiam o rei em suas reeleições. Se não fosse assim poderia ser bem melhor!

jairo

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Fico impressionado com tantas bobagens ditas por quem se esconde no anonimato. Para ser homem de verdade não basta vestir calça comprida. O curso de ciências jurídicas e sociais é um dos que mais exigem do aluno. Os que se dedicam exclusivamente ao curso apresentam melhor aproveitamento. Se essa Universidade não tivesse qualidade seus alunos não teriam esse elevado índice de aprovação nos exames de proficiência da Ordem. Cursinhos de 30 ou 90 dias não tem como ensinar o que é ensinado durante cinco anos na universidade. Por favor, antes de escrever essas bobagens, pensem um pouco e irão perceber que não convém despejar bobagens que apenas desqualificam quem assim se manifesta.

Anônimo disse...

Se dedicar exclusivamente ao curso? Em que mundo o senhor vive? precisamos trabalhar para pagar a universidade, algo em torno de 80 mil reais e depois disso pagar cursinhos para ser aprovado no exame de ordem. Não sou apenas eu quem esta dizendo isso, a maioria dos alunos pensa assim e está se manifestando assim através desse blog. Bom seria se no mundo da fantasia, em que os defensores da unvates vivem, fosse possível ficar olhando para o diploma de bacharel de direto que não serve para nada até que ele se transforme em um título executivo e pague nossas contas.

Agora só porque manifestamos nosso pensamento através do anonimato que é garantido constitucionalmente as críticas não são aceitas?

Desculpa de aleijado é muleta.



Por exemplo, eu fui fazer o cursinho e sabia mal e parcamente alguma coisa sobre o constrole de constitucionalidade, matéria importantíssma, sendo que no cursinho aprendi em uma noite, de forma clara, e os professores da univates, com 2 semestre dedicados a esta disciplina, tratam de passar slides e mais slides e na verdade ensinar que é bom nada.


E a cadeira de recursos cíveis? passada às pressas em uma irrisória cadeira de 2 créditos? se informa antes, ou se matricule e sinta na pele o que é chegar depois de 5 anos e ver que o seu investimento foi uma tremenda furada.

Está bom ou quer que eu continue citando exemplos a respeito das discplina oferecidas pela univates? é só dizer, faço uma lista na mesma hora.

Anônimo disse, disse...

O Anônimo acima deve fazer parte do conjunto de acadêmicos e acadêmicas matriculados que chegam na aula até meia hora depois do seu início, saem meia hora antes do intervalo, retornam meia hora depois do fim do intervalo, moram em Lajeado, ou próximo, reclamam quando o professor os "libera" somente meia hora antes do horário previsto para o fim da aula, têm exatamente 75% de frequencia... e nunca reclamaram do aulemto das mesalidades, pois não sabem o valor delas!!!
Somando as qualificações acima devemos chegar em, mais ou menos, 65% dos alunos... ou o mesmo número de candidatos no exame da ordem que são REPROVADOS... adivinha por quê?