quarta-feira, 11 de novembro de 2009

NOVELA PRESÍDIO: ÚLTIMO CAPÍTULO?

Enfim, o presídio não sai no Morro Santo Antonio.
Fiquei bem feliz.
No jornal A Hora de hoje, a reportagem de Pita Rabaiolli justifica toda a apreensão dos moradores daquele bairro: não precisa um presídio para piorar a imagem da comunidade que já convive com o estigma de bairro da bandidagem.


O Morro Santo Antonio não merece, está repleto de trabalhadores, de pais zelosos e conscientes do espaço social e cultural que ocupam no imaginário dos moradores de outros bairros mais favorecidos.


Assim como tem bandido no Santo Antonio tem nos bairros Alto do Parque, Florestal, no Centro, em todos. Ou os sonegadores, pedófilos e depredadores ambientais não seriam bandidos também?

A reportagem aborda o trabalho dos religiosos evangélicos no combate a criminalidade. Só por isso, vamos pensar duas, três vezes antes de manifestar nossos pensamentos preconceituosos.

Ampliar o presídio verticalmente. É isso aí. Desde o início escrevi sobre essa alternativa. E não esqueçam de botar os bandidos para trabalhar.


Por falar nisso... Como vai o albergue inaugurado no ano passado, com espaço para 94 presos que cumprem pena no regime semi-aberto? Onde mesmo foi construído?

E quanto a vereadora Eloede, uma das bem intencionadas que aprovaram a área do Santo Antonio, assim como Ito Lanius, presidente da Alsepro, e todos os demais, minhas condolências: a incompetência foi de vocês.

Por que não sugeriram outra área? No bairro onde vocês moram ou na continuação da Benjamim Constant?

4 comentários:

Anônimo disse...

realmente, o lugar onde está é muito melhor, do lado da rodoviaria, de um predio residencial, etc. chega de profetas do passado, que só querem patinar na mesmice. venceram os acomodados, que preferem ficar em suas casinhas e deixar tudo como está.

Anônimo disse...

acho que podia ter sido no Americano também, não?
Estigma... sei.

Emilio Rotta disse...

Lembrança: Crédito da primeira foto, de dentro da cela do presídio, é de Emilio Rotta / O Informativo do Vale...

Abração

heinz disse...

bah, aproveito o gancho pra respoder pela última vez a um comentário anônimo - no post q falava sobre a marina e sua origem religiosa
- assim como toda unanimidade é burra, vou chutar q toda generalização também é...assim sendo, colocar todos os evangélicos, ou todos os católicos, ou todos os judeus, como fez hitler, ou todos 'seja lá o q for', numa mesma cumbuca e virar as costas pra eles me parece um preconceito burro, pq no mínimo elimina as possibilidades de contato com o diferente, o novo

e se pra se achar moderninho vai sair chutando cruz, melhor pensar duas, três, muitas vezes antes, pq pode arrebentar o dedão do pé numa dessas

mas de repente, certa mesmo tá uma amiga minha q diz:
A IGNORÂNCIA É UMA BÊNÇÃO
pra alguns parece a única bênção