terça-feira, 10 de novembro de 2009

OUTROS TRISTES MUROS POR AÍ...

Em tempo de comemorar a queda do muro de Berlim após 20 anos, meu olhar se estende por outros muros e barreiras que ainda dividem países, povos e famílias em muitas partes do mundo.

"Os motivos para sua existência são variados - combater a violência, a imigração ilegal e até a febre aftosa -, mas o resultado é sempre o mesmo: separar e isolar."

Esta cerca eletrificada acima foi erguida em 2003, pelo governo de Botsuana na fronteira com o Zimbábue, para tentar evitar a contaminação de seu gado pela febre aftosa. Mas do outro lado, a barreira foi vista como um modo de impedir a entrada ilegal de zimbabuanos.


No Brasil, a construção de muros ao redor de favelas cariocas está gerando polêmica. Segundo o governo estadual, na Rocinha, a barreira vai impedir a expansão para área de Mata Atlântica.


No Chipre, até latões empilhados servem para dividir a ilha entre os setores turco, no norte, e grego, no sul. Conhecida como "Linha Verde", a barreira está sob o controle da ONU. Desde 2003, os habitantes de um lado podem cruzar para o outro.

Muitas vezes, a separação não é feita por uma parede. Após a guerra entre as Coreias, em 1953, foi criada uma zona desmilitarizada de cerca de 4 km ao longo da fronteira.
Menos mal: o relativo abandono do local possibilitou o reflorestamento espontâneo da região.




Após a invasão iraquiana ao Kwuait, em 1990, que levou à Guerra do Golfo no ano seguinte, a ONU teve a iniciativa de construir o primeiro muro separando os dois países. Em 2004, o Kwuait começou a erguer uma nova barreira, em sua fronteira norte.




Outra das barreiras mais polêmicas do mundo se situa na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Em alguns pontos de sua extensão, famílias e amigos conseguem se reunir periodicamente para almoços e festas. Mas o governo americano já vem reforçando a barreira com paredes de metal.

* Ainda existem muros entre Ceuta e Melilla, ao norte da África; em Belfast; no Uzbesquistão; barreira de minas explosivas entre a India e o Paquistão; barreira de deserto e armas no Marrocos; muro entre Israel e Cisajordania.



Um comentário:

heinz disse...

lgl esse post...os muros físicos estão aí, resta os sociais, culturais, religiosos...