segunda-feira, 9 de novembro de 2009

DA SÉRIE AS MAIS BELAS LIVRARIAS DO MUNDO

Primeiro uma igreja dominicana de 800 anos de idade, mas já sem nenhuma congregação.

Depois, criativamente transformada em um templo de livros. A antiga igreja dominicana, em Maastricht na Holanda, estava sendo usada para o armazenamento de bicicletas há pouco tempo, mas graças a uma renovação radical pelo arquitetos holandês Merkx Girod foi transformada numa bela livraria.

E não demolida para virar prédio comercial ou residencial como em cidades do Vale do Taquari, cidades gaúchas, brasileiras...

Conforme o jornal The Guardian, que em 2008 listou as dez livraria mais bonitas do mundo de todos os tempos, essa de Maastricht tirou o 1º lugar - Boekhandel Selexyz Dominicanen, que conseguiu manter o encanto da velha igreja, mas equipada com um design minimalista e interior moderno.

Um comentário:

Lauro Dieckmann disse...

na holanda, esse negócio de religião anda tão por baixo que as igrejas, para sair do preju, passaram a vender os prédios dos templos que acabaram ociosos. venderam para lojas e até discotecas. agora, tem outra coisa, entre um bicicletário e uma livraria, ao fim e ao cabo, acho que o bicicletário é mais importante (eu sou do contra mesmo).