quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

COMPANHEIRAS DE CELA NA POSSE

A cerimônia de sucessão da Presidência da República terá entre os convidados especiais 11 antigas militantes de esquerda e ex-companheiras da presidente eleita, Dilma Rousseff.

O grupo esteve preso na década de 1970 no conjunto de celas femininas do Presídio Tiradentes, em São Paulo, conhecido como "Torre das Donzelas".

O local abrigava presos políticos encaminhados por órgãos de repressão da ditadura, como o Dops e o DOI-Codi.

Dilma ficou presa, foi condenada e passou três anos na cadeia. Antes de seguir para o Tiradentes, foi torturada durante 22 dias seguidos. A chegada da companheira à Presidência da República é motivo de orgulho para as colegas de militância política, ainda que atuassem em grupos de esquerda distintos e com pensamentos diferentes sobre como enfrentar o regime militar.

A jornalista Rose Nogueira, que também estará na festa da posse, ficou alguns meses no presídio e tem muitas lembranças de Dilma. Ela se recorda do apego da petista aos livros. De todos os tipos, de teorias da economia aos clássicos da literatura universal.

As outras colegas de cela que estarão na posse são: a arquiteta Maristela Scofield; a uruguaia Maria Cristina de Castro, que trabalha no Ministério das Minas e Energia; a psicóloga Lúcia Maria Salvia Coelho; a arquiteta Ivone Macedo; Francisca Eugênia Soares e as irmãs Iara de Seixas Benichio e Ieda de Seixas, de uma família que atuou na oposição aos militares.”

Fonte: http://oglobo.globo.com


8 comentários:

Anônimo disse...

Podiam convidar também as mulheres e filhas dos civis e militares assassinados nas ações do Colina e da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares.

D. Scheer

Anônimo disse, disse...

Reacinário é reacionário: nunca vão admitir que a truculência e a estupidez partiu dos milicos.
"...direito se faz, muitas vezes a custa de sangue..." já dizia Rudolf von Iehrling em 1958.

Mariá disse...

a turma de Dilma só distribuia flores, infelizmente um dos espinhos atingiu o Mário Koser, com 18 anos pelas costas. A fatalidade foi agraciada pelos autores com polpudas indenizações.
Já nem sei mais se trouxa é quem paga a conta ou os que defendem esta turma.

Anônimo disse...

para Mariá:
é né, era melhor continuarmos numa ditadura. queria ver se fosse um filho teu que fosse torturado. ia adorar, né?
mas não. burguesinho não se mete com essas coisas. burguesinho nãos e mete com nada. compra carro novo. roupinha nova de marca e vive feliz e alienado. é isso, né?
ah, e agora choram porque perderam mais uma.

Mariá disse...

Para o anônimo:
é né, eu queria ver se fôsse um filho dele que leva-se um tiro de quem hoje anda pelo poder. Mas é assim, povinho que não anda com grife no corpo e não aproveitou a redução dos impostos para comprar um pé de boi, tem inveja do burgues que estudou e conquistou seu espaço, pois seu voto é para ficar alienado a favores do estado, tais como: bolsa família, cotas raciais, bolsa emprego, vale...isto, vale aquilo...

O Olho do Linceu disse...

é isto aí Mariá, e quando tiver o bolsa turismo, aconselho o anônimo a visitar o ex-ativista italiano Cesare Battisti.

Luís Galileu G. Tonelli disse...

Se realmente conhecessem a realidade, para isso bastaria abrir o vidro elétrico do carrão, veriam que o que vocês chamam de favores tem feito melhorias das quais até vocês se beneficiam.

É, antes quando só burguês, como disseram podia estudar ficava mais fácil manipular. Hoje, quando o Pro-Uni dá direito ao menos favorecido, fica difícil competir.

Se realmente soubessem como funcionam as cotas raciais e buscassem os resultados saberiam que os alunos aprovados em cotas teriam praticamente na sua totalidade aprovado em concurso normal. As cotas vem servindo de incentivo e não colocado qualquer despreparado na universidade.

Fiquei muito feliz ao final de 2.010, quando o pai de uma ex-aluna me procurou e disse que graças a escola e ao Pro-Uni hoje a filha dele cursava faculdade de contabilidade e trabalhava na área recebendo mais do que o pai e a mãe juntos.

É esse tipo de família, que vocês do alto das coberturas não vêem e desprezam, que vem dia a dia se utilizando desses programas para prosperarem no campo financeiro e intelectual.

O que vocês chamam de "favores" é nada mais nada menos do que o Estado devolvendo o que a MUITOS séculos foi tirado do povo: Dignidade.

E Mariá, ninguém tem inveja de burguês. Mas muito menos medo. Todos tem direito ao sol, alguns receberam de herança o roubo feito na população, outros recebem agora do governo o retorno ínfimo, mas necesário. E querendo ou não, todos precisaram se debater agora e provar que podem ficar ao sol. Acostumem-se, pois quem movimenta hoje a economia brasileira é essa classe que você no texto mostrou desprezo.

Mariá disse...

Sou filha de um humilde balconista,não moro em cobertura e venci na vida sem roubar favores para galgar a universidade. Hoje eu é que pago através de impostos estas cotas para vagabundos em sua maioria, mas infelizmente cada um enxerga de acordo com seus interesses.
A poucos dias o governo alardeou a maior venda de carros de todos os tempos. Agora apareceu a sacanagem: 35.000 veículos foram emplacados pelas revendas antes do fim do ano. Somos um país de malandros, de laranjas e por aí afora.