terça-feira, 21 de dezembro de 2010

PANAHI PRESO

“O aclamado cineasta iraniano Jafar Panahi foi condenado a seis anos de prisão hoje, e proibido de dirigir e produzir filmes para os próximos 20 anos.

Hamid Dabashi, professor de estudos iranianos da Universidade Columbia, disse ao Guardian que os líderes iranianos não toleram as artes.

"Esta é uma catástrofe para o cinema do Irã. Panahi esta agora na fase mais criativa de sua vida e silenciá-lo neste momento sensível, estarão matando a sua arte e talento.

"O que o Irã está fazendo com os artistas, é exatamente semelhante ao que fez o Taliban no Afeganistão, com o atentado as estátuas de Buda. O Irã está fazendo o mesmo com seus artistas.".

Panahi, 49, foi preso em julho de 2009 depois de entrar em luto por manifestantes mortos após a eleição presidencial, contestada. Ele foi libertado em breve, mas negou a permissão para deixar o país. Em fevereiro de 2010, foi preso com sua família e colegas e levado para a prisão de Evin, em Teerã.

Importantes figuras de Hollywood como Martin Scorsese, Steven Spielberg, Francis Ford Coppola e Juliette Binoche condenaram sua prisão.

Em entrevista em setembro, Panahi disse: "Quando um cineasta não faz filmes, é como se ele fosse preso. Mesmo quando ele é libertado da prisão de pequeno porte, ele se encontra vagando em uma prisão maior."

Panahi ganhou o Camera d'Or no Festival de Cannes em 1995 por seu filme de estreia, O Balão Branco, e do Leão de Ouro em Veneza por seu drama de 2000, O Círculo.

Filmou ainda Ouro Carmim e Impedimento. Diretor conceituado no mundo todo, tem seus filmes proibidos em casa.

Fonte: http://www.guardian.co.uk


Nenhum comentário: