“O aclamado cineasta iraniano Jafar Panahi foi condenado a seis anos de prisão hoje, e proibido de dirigir e produzir filmes para os próximos 20 anos.
Hamid Dabashi, professor de estudos iranianos da Universidade Columbia, disse ao Guardian que os líderes iranianos não toleram as artes.
"Esta é uma catástrofe para o cinema do Irã. Panahi esta agora na fase mais criativa de sua vida e silenciá-lo neste momento sensível, estarão matando a sua arte e talento.
"O que o Irã está fazendo com os artistas, é exatamente semelhante ao que fez o Taliban no Afeganistão, com o atentado as estátuas de Buda. O Irã está fazendo o mesmo com seus artistas.".
Em entrevista em setembro, Panahi disse: "Quando um cineasta não faz filmes, é como se ele fosse preso. Mesmo quando ele é libertado da prisão de pequeno porte, ele se encontra vagando em uma prisão maior."
Panahi ganhou o Camera d'Or no Festival de Cannes em 1995 por seu filme de estreia, O Balão Branco, e do Leão de Ouro em Veneza por seu drama de 2000, O Círculo.
Filmou ainda Ouro Carmim e Impedimento. Diretor conceituado no mundo todo, tem seus filmes proibidos em casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário