sábado, 29 de dezembro de 2012

ADEUS, ADIÓS, ADÉU...



O ano espia na esquina e não tenho mais para onde fugir. Encurralados os últimos dias.
Mas, tirando a família, hors concours, duas luzinhas piscam feito letreiro de néon: amigos e livros.  Os dois se completam. Os dois disputam minha atenção. E com os dois me vejo em falta. Dedico-me aos amigos, acabam os livros cobertos de pó na prateleira. Se me volto aos livros, quem some na poeira são os amigos.
Sim, termina o ano e penso nos meus afetos, esses seres de carne, osso e sentimentos tão diferentes entre si. Ainda bem. Que tédio seria se todos gostassem das mesmas coisas e falassem sempre os mesmos assuntos. Principalmente da vida dos outros, das viagens e do último modelito adquirido em Nova York.

Essa crônica se inspirou na frase da escritora Nadine Gordimer:
“Tenho um amigo no Cairo que trabalha com pré-fabricação de mesquitas.”  Mesquita?!
Pois eu gostaria de escrever: 
“Tenho um amigo - em  Encantado ou em Estrela ou em Arroio do Meio ou em qualquer lugar do Vale - que trabalha no circo.”

É isso! Um amigo circense! Mas não dei sorte. Os circos estão de passagem.
Meus amigos são atores e escritores, arquitetos e engenheiros, artistas plásticos e jornalistas, fotógrafos e fonoaudiólogos, advogados, professores, líderes de comunidade, bancários, donas de casa, aposentados... E é impressionante como cada um de nós percebe o mundo diferente. Às vezes tão cretinamente diferente que me aflijo e brigo.

Tem amigos do coração que moram longe. Posso passar anos sem ver ou ouvir, quando me ligam já largo um não acreditooo.

Tem os amigos para festas e mundanidades – o que adoro também. De pouca espiritualidade mas que me põe em sintonia com os seus fuxicos particulares.
Tem aqueles com quem eu aprendo. E aprendo muito. Com estes mais me calo, mais os deixo falar. Mais diminuta me sinto.

Escancaro as janelas da casa para receber o ano que prenuncia sem receio de ladrões. Que 2013 oportunize novas amizades.
Que sejam pessoas “de comprometimento com o mundo”, como escreve Nadine. E que façam a diferença na minha vida. Como um farol ou guru indiano. É pedir muito?

E por que não alguém do circo? Esses artistas comprometidos em suprir nossas fantasias, ilusões e risos. Alias, será fundamental gargalhar mais no próximo ano.
Por enquanto, apenas isso.

Bem vindo 2003!
Surpreenda a todos nós!

* minha cronica jornais A Hora, Lajeado, e Opinião, de Encantado.

Um comentário:

serjao disse...

Hummm? 2003? OK, IF YOU SAY SO !"HAPPY 2003,EVERYBODY (tao bom saber que es tao "humana" como todos nos, querida frendi.)peace.