terça-feira, 18 de dezembro de 2012

CRUZEIRO DO SUL: CULTURA E NATUREZA EM ALERTA


@ “Em Cruzeiro do Sul, a Casa do Morro e a Toca dos Corvos já foram e ainda são considerados os pontos turísticos da cidade. Locais históricos e de rara beleza, a Toca dos Corvos destaca-se pela vista privilegiada e paredes de pedras que podem ser utilizadas para prática de rapel.


Já a Casa do Morro além de ser um patrimônio histórico abrigou restaurantes, biblioteca e museu. Hoje porém encontra-se depredada, suas paredes apresentam rachaduras e as tabuas centenárias do assoalho foram em partes arrancadas e queimadas na lareira por vanda-los que invadem o local. As estrelas, símbolos da cidade encontram-se tomadas pelo mato e o hotel restaurante, que até hoje só funcionou como restaurante emcobre a vista da casa histórica.

   Porem a perda cultural parece pequena quando comparamos com a perda ecológica constatada na área verde que cerca o local.
Subindo em direção a Toca do Corvos arvores nativas protegidas por lei são derrubadas em ambas as laterais do morro, dando lugar a viveiros de abelhas e construções irregulares, que lembram os morros das grande cidades.

Mas a situação mais triste e chocante esta na Toca Dos Corvos, onde uma área de aproximadamente 100m² encontra-se crivada de árvores secas, cortadas a facão ou com seus troncos e raízes queimados com maçaricos, para morrerem e então poderem ser derrubadas sem maiores consequências.
    A sombra que protegia quem visitava o local se foi, o calor do sol diretos nas pedras torna impossível permanecer no local por muito tempo durante o dia.
   O que nos sobra como cidadãos de Cruzeiro... 
 Somente a pergunta de o que a prefeitura de Cruzeiro e as autoridades ambientais estão fazendo?

Para cortarmos uma árvore em nosso jardim temos de enfrentar uma eterna burocracia, porém a depredação do patrimônio publico e de áreas de preservação passam desapercebidas e construções irregulares ou regularizadas de forma precaria continuam a dizimar a mata sem nenhuma intervenção.
Obs: As construções irregulares se destacam no lado oposto do morro, seguindo a estrada nova que liga o Bairro Glucostarck ao Bairro Vila Celia." Carlos Lenhares

BOTANDO A COLHER...

  • A Toca do Morro consta no site da Prefeitura como local de turismo... É incrível o descaso com o maior ícone da cidade: O solar Azambuja ou Casa do Morro. É uma insensibilidade e uma ignorância histórica dos sucessivos governos da cidade. Em 2005 a Câmara de Vereadores discutia o tombamento da Casa e até hoje nada.
  • Leio no jornal A Hora que a prefeitura deve lançar um livro de fotos da cidade. Uma vergonha. Para se vangloriar do que mesmo?
  



2 comentários:

Anônimo disse...

-Cruzeiro do Sul sempre foi um lugar sem dono, sem graça, sem amor próprio. Se você for a Cruzeiro via asfalto vai encontrar uma vila feia e mal cuidada, e se for por "dentro", pela beira do rio, é ainda pior; na verdade Cruzeiro do Sul é um lugar de gente feia e desinteressada com a própria imagem. Moram em Cruzeiro, fazem tudo em Lajeado, consequentemente amam Lajeado, odeiam a si mesmos...

Anônimo disse...

" A BELEZA DE TUDO SEMPRE ESTÁ NOS OLHOS DE QUEM A VÊ..."
SE NOSSOS OLHOS ESTIVEREM TRISTES, AMARGURADOS OU COM MUITO RANCOR, ENTÃO VEREMOS EM TUDO QUE NOS CERCA UM REFLEXO DE NOSSA PRÓPRIA: "MISERÁVEL EXISTÊNCIA".