terça-feira, 4 de dezembro de 2012

VEREADORES: NOVA CASA

Carlos Ranzi, vereador em 2013, deve legislar contemporaneamente e tirando proveito  da instantaneidade do Facebook quando procurando saber a opinião de eleitores e amigos. 

"Gostaria da sua opinião:

Existe a possibilidade da Câmara de Vereadores de Lajeado ter uma sede própria. Na realidade, a ideia existe há longa data. 


Entre os vários entraves ocorridos, a tentativa de construir-se na antiga praça Mário Lampert  no centro, que acabou virando um buraco, e a tentativa de compra de terreno edificado no início da João Abott, que houve noticia de possível omissão de documentação em 2011.



O local que deseja-se ser revitalizado já conta com o apoio da prefeitura e Câmara de vereadores no sentido de aprovar lei de revitalização.







Assim, a análise quanto ao local da possível nova sede do Legislativo deve ser bastante ampla, cercando-se de informações que vão desde a logística, quanto à visão de futuro do município, aliada à questão da viabilidade financeira.

Há ainda a questão das enchentes, creio que um dos motivos pelos quais o centro do município tem cada vez deslocado-se para as regiões mais altas.

Mais: sem analisar as áreas de terras já pertencentes ao município, tenderemos a gastar mais um valor que não irá para outro lugar senão ao de adquirir mais uma área. 

Ainda: Em construindo-se uma nova sede para o legislativo, deve-se pensar igualmente em aglomerar as diversas Secretarias e demais prédios e casas alugados para as finalidades administrativas do executivo. A economia em escala da junção de todas em um único local é óbvia pela unificação (e redução) de despesas, tanto quanto ao contribuinte, que terá de dirigir-se apenas a um local para fazer o trâmite de sua papelada junto aos poderes.


Em suma, creio não deva ser batido o martelo neste período de fim de mandato, uma vez que neste ano não houve amplo debate entre os vereadores sobre o local da instalação da casa Legislativa, notadamente diante da iminente troca de legisladores e executivo. 

Ciente de que ainda há muitas informações não relatadas aqui para avaliar quanto ao exposto, portanto, peço sua opinião sobre o tema.

Respostas...
 “Acredito que este ano nada mais deve ser resolvido em termos de compra/troca/venda de qualquer coisa. Olha o q aconteceu com o ctg bento gonçalves. Antes da eleição, uma correria. Deixou no ar um cheiro de maracutaia. Agora, tb não é o momento. Deixa entrar os novos vereadores. Gostaria de saber pq ñ transformam o antigo Correio, na praça, q tem uma arquitetura de época, tem um bom tamanho, tem passado, para acomodar os vereadores, na Casa de "vocês"? Não está bom o suficiente? Precisa pompa? Precisa alguem ganhar por fora? Se pensar não ofende, taí o q penso. “

Marcela: “Bem..concordo plenamente.. um predio em terreno que já é da prefeitura, afinal eles existem em grande quantidade e assim diminuiria custos para o município. Nas plenárias que eu fui nao lembro deste tema ter sido discutido com propriedade logo nao cabe aos vereadores atuais finalizarem os mandatos "aprovando nas coxas" como de costume.”

João Luiz: “Nós cidadãos de Lajeado merecemos uma Câmara de Vereadores digna e com acesso a todos os munícipes. Penso que os novos vereadores deverão tomar essa decisão de forma lúcida e transparente, bem como ser feita em um lugar, que até pode ser no Bairro Praia, desde que não seja num lugar inundável.”

Eloir: “Esse não é um assunto para se resolver, sem discussão, ao apagar das luzes de uma legislatura. Os vereadores eleitos e que assumirão em janeiro poderão decidir isto.Quem está entrando em uma casa decide sobre como e o que fazer, não quem está saindo/se mudando dela.”


Um comentário:

Anônimo disse...

A despesa extra provocada pelos aumentos na remuneração e no número de vereadores, ambas absolutamente desnecessárias, seria suficiente para adquirir um bom imóvel para abrigar a Câmara. Como não ouviram o clamor dos cidadãos, sugiro que vão se reunir numa barraquinha montada no terreno alagável que autorizaram a prefeitura a comprar de um ctg da cidade. Afinal, é apenas uma noite por semana.