sexta-feira, 13 de novembro de 2009

RASTROS ECOLÓGICOS

O americano Colin Beaven optou por viver durante um ano vivendo da forma mais ecologicamente possível com o corte total de eletricidade; redução do consumo de água e roupa lavada à mão; andar de bicicleta e à pé, abdicar de comida embalada e consumir alimentos locais, reduzção de compras e uso de artigos usados; deixar de usar transportes públicos e outras pequenas contribuições em prol do meio ambiente.


Colin, a mulher Michelle, e a filha Isabella tentaram reduzir a zero a pegada ecológica. O plano não foi concretizado a 100% porque "é impossível reduzir a nada o impacto no ambiente".
A família se engajou no voluntariado relacionado com o ambiente: "Plantar árvores, limpar a água dos rios. Assim, o impacto positivo compensa o negativo", assegura.

Sua experiência originou o livro "As aventuras de um cidadão comum que tenta salvar o planeta" e tomou-lhe um ano de vida, mas acabou numa triste conclusão: é impossível deixar a zero a pegada ecológica. Mas da experiência retirou um ensinamento: é possível, pelo menos, reduzir o impacto.

E nós? Somos incapazes de separar o lixo e quando cai a luz, entramos em desespero sem poder assistir as novelas da Globo...

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que é possível deixar a zero a pegada. Suicídio.
O homem faz parte do meio ambiente. Não existe isso de pegada. Se existir, todos os animais deixam pegadas ecológicas, e até as plantas... Não existe meio ambiente sem o homem. Ele faz parte disso do jeito que é.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Lady Laura bela iniciativa deste casal, o que nos mostra que muito podmeos fazer, bastantado para tal apenas tomar a decisão.

Lina Faria disse...

Impossivel? eles fizeram a parte deles. Acho romântico e ao mesmo tempo o fragmento de um movimento que pode crescer.
Concordo com quem disse que não há como não deixar uma arqueologia. Só devemos nos preocupar de que ela seja ao máximo elegante. A dessa familia é.