sábado, 10 de julho de 2010

ALEX THOMAS: 1986-2010

Dias desses recebi um email questionando a identidade dos assassinos de Alex Thomas.
Vasculha dali e daqui, pareceu que o email era fake, com introdução chupada de um link do Yahoo...

Mas, vale lembrar que passado mais de 24 anos, Alex Thomas é lembrado na web:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Alex_Thomas

O jovem lajeadense foi assassinado brutalmente na noite de 26 de fevereiro de 1986, em Atlântida/RS. Alguns integrantes da Gang da Matriz foram presos e cumpriram pena por muito pouco tempo, o que sempre revoltou os familiares e amigos da família Thomas.

Um dos envolvidos seria o radialista Bolivar Canabarro Trois Neto, discutido recentemente em um tópico no Orkut, na comunidade Procura-se gerente para rádio fm:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgscmm=1172034&tid=5420537834691053115



Mais sobre o caso:



“O outro processo de Júri que causou muita repercussão nacional foi o do garoto Alex Thomas, assassinado na praia de Capão da Canoa.

Como disse, fui designado pelo Dr. Luiz Felipe para atuar no caso, embora já fosse procurador de Justiça.

No caso Alex Thomas a expectativa da sociedade era parecida com a do caso Olímpia, o Rio Grande do Sul queria a condenação dos rapazes e todos esperavam apenas uma coisa: que o promotor fosse lá e obtivesse a condenação dada como líquida e certa.

Minha obrigação era, portanto, a de chancelar essa vontade, daí a posição muito complicada do MP.


Esse processo foi muito delicado e exigiu muita estratégia da acusação nas duas sessões que foram realizadas, redundando na condenação de todos, salvo a de um deles, porque sua absolvição foi por mim requerida em plenário.

Esse rapaz era o filho de um grande poeta gaúcho (*), ele não tinha tido qualquer envolvimento no fato e havia prova de que apresentava perturbações à saúde mental.


No dia do Júri, fui muito criticado pela defesa pela atitude de pedir a absolvição de um e a condenação dos outros. O meu objetivo não era barganhar com os jurados, embora, em termos práticos, assim pudesse ser entendido

Na verdade defendi a posição que achei a mais correta como promotor.
Tenho em casa guardada uma carta que o pai desse rapaz me enviou depois que tudo terminou. A carta tem só duas linhas, ele escreveu:

“Peço licença para cumprimentá-lo pela sua coragem e independência como homem e como promotor de Justiça”.


Guardei essa correspondência como uma espécie de troféu.”

JOSE ANTÔNIO PAGANELLA BOSCHI
desembargador

http://www.mp.rs.gov.br/areas/memorial/anexos_noticias/entrevista_jose_antonio_paganella_boschi.pdf

* O filho do poeta Paulo Hecker.

** Pensei nesse caso quando estes dias ouvi um grupo de garotos de Lajeado contando vantagem das babaquices que aprontavam por aí. Muito próximo, muito próximo mesmo, de praticarem uma selvageria semelhante ao que aconteceu com Alex Thomas.


Uma só vacilada e o abismo engole a todos.





13 comentários:

Anônimo disse...

O Bolivar Canabarro Trois Neto é gerente da Rádio Alto Taquari de Estrela desde novembro de 2009.Não sei se chegou a ficar preso.O apelido dele na época era Dodi. E era de maior idade.Se pagou ou não pagou pelo crime que cometeu, não sei...só sei que ele teve muita coragem em aceitar esse cargo aqui na região onde viveu Alex Thomas.

Anônimo disse...

Coitado, todos devem cumprir pena ao fazer uma coisa dessa... Que Alex Thomas descanse em PAZ!!!

Anônimo disse...

Desse Crime nós nunca esqueceremos e do tipo de punição que os assassinos tiveram também não! Que pena, pensando bem a Injustiça sempre se fez presente entre nós! Mas eu como educadora e mãe sou solidária com a família de Alex Thomas e devemos ser também solidários quando os assassinos forem prestar contas de verdade! se é que já não estão prestando. Porque aqui fazemos e aqui pagamos!!

Anônimo disse...

TA MAIS AI OS CARA SÃO PRESOS CUMPRIRAM A PENA PAGARAM COM INDENIZAÇÃO TEM PROBLEMAS PSÍQUICOS ATÉ HOJE E VCS QUEREM O QUE ENTÃO QUE MATEM ELES É ISSSOOOOO?????
COMO VCS SÃO DIFERENTES DELES HEIM !!!!!

Anônimo disse...

Alguém sabe qual cemitério de Lajeado está enterrado o Alex Thomas ?

Anônimo disse...

Tu deve ser da familia da gangue da matriz, para falar tanta asnera assim.
É OBVIO que eles nao pagaram suas contas com a justica. Todos cumpriram menos de 4 anos pela morte do Alex Thomas. O que a sociedade pede, nao e morte... e sim.. JUSTICA! Te liga... tem coisas que dinheiro nao compra, indenizacao nao faz ninguem dormir a noite...

Anônimo disse...

Olha pessoal, eu pessoalmente, na época, existia o Sundae da Cidade, no Petrópolis Tênis Clube, e não tinha um domingo em que este pessoal da "Gangue da Matriz" não aparecia para assombrar a gurizada. Anos mais tarde tive um amigo em tratamento de drogas ali na Clínica Pinel, na Rua Santana, e não é que fomos visitá-lo, e por lá o "daniel" e o "Fabinho", 2 dos 3 condenados, estavam em tratamento, família com recursos ($$$$$) . . . é assim que se paga por homicídio doloso????

Eu acredito que . . . em lembrarmos a morte de Alex, e os nomes destas "criaturas" envolvidas na morte dele, ja estamos os condenando, pois o esquecimento sim, este fica impune !!! a Lembrança os faz serem ridicularizados perante a sociedade, isto é uma boa pena !!!

Alex que Deus o tenha !!!

Anônimo disse...

ola, meu nome é Perla Becker, e esta noite minha professora de português instrumental, no curso de Direito da Faculdade da Serra Gaucha explanou o caso de Alex Thomas, o qual desconhecia, pois nasci posteriormente (em setembro de 1989), e fiquei extremamente chocada.Quanto não foi minha surpresa ao a Prof. Magally mencionar que, presenciou os outros dois adolescentes corendo atras da viatura policial local naquela noite, quando ela e a irmã estavam indo procurar uma terceira pessoa.
Com toda certeza, ela me despertou coriosidade e então resolvi ir atras de maiores informações a respeito do caso.
À família de Alex Thomas, meus sentimentos.
À antiga gangue da Matriz, minha indignação e revolta.

Anônimo disse...

tenho 46 anos e na epoca era adolescente e morava em Porto Alegre, sempre até hj eu lembro do que aconteceu de como ficamos indignados, pela falta de punição dos culpados e o pior hj eu sou mae e ai eu imagino a tristeza e indignação da mãe do Alex ao ver estes criminosos levando uma vida normal como se nada tivesse acontecido, será q eles conseguem deitar a cabeça no traveseiro e dormir em paz?

Anônimo disse...

Olhando o face do Cid e do Bolívar, percebe-se "os problemas psiquicos" que os "coitadinhos" têm. Aliás, no face do Bolivar, li algo que me pareceu provocação: Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Penso que deveriam se envergonhar de viver...que dirá de serem felizes!!!

Anônimo disse...

Os assassinos do Alex Thomas estão soltos. Tiraram sua vida covardemente e estão livres por aí, inclusive no Facebook : Cid Olivério Borges, que deu o chute fatal que matou Alex. https://www.facebook.com/cid.b...

Ainda são amigos: https://www.facebook.com/boliv... Bolívar Neto. https://www.facebook.com/fabio... FAbio Bressan

Só estão livre porque cometeram esse crime bárbaro no Brasil, senão levariam prisão perpétua ou já teriam sido fritos na cadeira elétrica.

Indignação é o que sentimos!!!

Unknown disse...

Se fosse meu filho, eu garanto que nenhum deles estaría vivo. Mataria cada um deles.

Anônimo disse...

Assassinos, canalhas