sábado, 11 de dezembro de 2010

GRANDES TRILHAS SONORAS

Dois jovens estudantes argentinos, o bioquímico Alberto Granado (Rodrigo de la Serna) e o médico Ernesto Guevara (Gael Garcia Bernal) decidem conhecer a América Latina numa viagem de 8 mil quilômetros, de Buenos Aires até Caracas. montados em uma motocicleta Norton 500, modelo 1939, carinhosamente apelidada de "La Poderosa", os amigos partem pelo continente.

A idéia de contar a história do jovem Ernesto Guevara, anos antes dele se tornar o "Che", partiu do produtor executivo Robert Redford, que chamou o brasileiro Walter Salles, para dirigir o filme.

O ponto de partida para o roteiro foram dezenas de biografias do revolucionário e, principalmente, dois livros de memórias: Con el Che por Sudamérica, de Alberto Granado, e Diários de motocicleta, do próprio Guevara.

Diários de motocicleta é tocante e indispensável. É um dos melhores trabalhos de Walter Salles e possui uma característica comum às obras simples, mas dotadas de conceito: ele cresce em você conforme passa o tempo. E esse é um dos maiores elogios que consigo imaginar para um filme.

Alberto Granado ainda vive. Tem 88 anos de idade e mora em Cuba.”

Érico Borgo in omelete.com.br

Nenhum comentário: