sábado, 11 de dezembro de 2010

NOBEL LIU XIAOBO: A PAZ NA PRISÃO

O escritor e dissidente chinês Liu Xiaobo foi homenageado nesta sexta-feira (10/12) em Oslo, na Noruega, com o Prêmio Nobel da Paz. Sua cadeira, entretanto, permaneceu vazia durante toda a cerimônia. O governo chinês não permitiu que nem o autor nem sua mulher tampouco outra pessoa de seu círculo de relacionamento viajassem para receber o prêmio. O presidente do Comitê do Nobel, Thorbjoern Jagland, colocou simbolicamente a distinção sobre uma cadeira vazia.

O industrial e inventor sueco Alfred Nobel, idealizou o prêmio Nobel que "é concedido aos que trouxeram grandes benefícios à humanidade no ano que se passou".

O prêmio é concedido desde 1901, sempre no dia da morte de Nobel, 10 de dezembro. Apenas a cerimônia do Nobel da Paz é em Oslo, os demais são entregues em Estocolmo.

Ontem, sexta-feira, as emissoras BBC e CNN estiveram temporariamente fora do ar na China. Com isso, os chineses não puderam ver as transmissões da cerimônia do Nobel. Alguns portais de notícias na internet também não puderam ser acessados a partir da China.

A polícia chinesa cercou nesta quinta-feira a casa de Liu em Pequim. Os policiais verificavam os documentos de todos que tentavam entrar na área do condomínio. Vários jornalistas que estavam nos arredores foram isolados pela polícia em uma área separada. As forças de segurança obrigaram vários ativistas conhecidos como opositores do regime a deixar a capital chinesa.

Fonte: http://www.dw-world.de/

Nenhum comentário: