Einstein
“Os motoristas portenhos andam caprichando no vocabulário quando o tema é o programa “Mejor em Bici”, do governo da cidade, que instalou cerca de 40 quilômetros de ciclovias por Buenos Aires.
Eles odeiam essa iniciativa! E vão odiar ainda mais quando as ciclovias chegarem a 120 quilômetros, no final do próximo ano!
Os taxistas reclamam que as ciclovias “tiraram” o espaço dos carros e que pouca gente as usa. E é verdade. Trocar o carro pela bicicleta é uma mudança de estilo de vida. Isso demanda uma decisão pessoal muito forte e um período de adaptação. Leva tempo.
Brad Pitt
As ciclovias são um passo importante nesse processo, especialmente em uma cidade como a capital argentina, praticamente toda plana.
Paris, Nova Iorque, Barcelona e Bogotá, para dar um exemplo latino americano, adotaram com sucesso a bicicleta como aliada estratégica para aliviar o problema do trânsito.
Porque aqui não pode dar certo também?
...
Brigitte Bardot
Falta muita coisa, no entanto, como campanhas de educação.
Andar pela ciclovia diariamente é uma guerra. Dá de tudo!
Mamães com carros de bebes, passeadores de cães, motoqueiros. Sem falar nos carros estacionados e nos contêineres de lixo que são colocados nesses locais.
Mas é somente tomando posse do espaço que a situação pode mudar.
Sir Paul McCartney
Sei que esse tipo de transporte não é a solução para os problemas de transito das grandes cidades, nem a saída adequada para todas as pessoas. Mas pode ser para muita gente. Para mim foi uma libertação.
Esses dias, enquanto pedalava por meio dos jacarandás na Recoleta, com um ventinho de primavera na cara, vi um senhor obeso, fumando um cigarro dentro do carro, no sol, trancado num engarrafamento.
Ele era o símbolo de tudo o que não quero mais para mim nem para o planeta.”
Gisele Teixeira no blog do Noblat
8 comentários:
Puta que pariu! Desculpe, eu estava louco pra dizer um palavrão quando me lembrei o que me aconteceu na tarde de domingo.
Eu estava andando de bicicleta com meus doi filhos pequenos, crianças pequenas, menos de 10 anos. Cada um com sua bici. Programa de pai.
Como eu moro no centro, é natural que eu saia pra passear nas redondezas. E como andar a pé em Lajeado já é muito perigoso em razão da qualidade do trânsito de veículos (maior percapita da America Latina), bicicleta é incomparavelmente muito mais perigoso, infraestrutura etc
Por isso gosto de andar domingo demanhã, menos gente e menos carros nas ruas. Porém aquele dia fui detarde.
E para que o consiga fazer com um mínimo de segurança tenho que fazer uso das calçadas, principalmente por serem crianças, senão seria impossível passear com eles.
E neste domingo no horário que eu fui não tinha muita gente porque era cedo. Passei por azulzinho que me olhou mas não falou nada, teve bom senso. Mas antes disso, quando eu estava numa esquina parado por mais de 1 minuto com os guris esperando os carros passarem para atravessar na faixa de segurança a Senador Alberto Pasqualini, vinha uma viatura da Brigada Militar "passeando". Por educação, acenei com a cabeça cumprimentando os policiais, mas... esqueci que não dá pra dar moral pra quem as vezes pode se aproveitar da abertura. A figura do carona era "das antiga" e a barriga quase estourando o uniforme. E passaram... mas lá em cima na júlio, na frente da CEF, ouvi uma sequencia de buzinadas vindo de trás, e o gordo do carona, de longa distância sentado, gritando e acenando com os braços de forma muito deselegante e constrangedora, tirando satisfação porque eu estava andando na calçada de bicicleta (com os dois guris) Eu peguei um pimentão na hora, sorri, fiz que como se fosse uma piada e pedi para os guris dobrarem a esquina... encurtamos o nosso passei... pensei: provavelmente estou errado com relação às regras oficiais, mas o que fazer? deixar de andar de bicicleta??? Arriscar a vida deles nem pensar... não se tratava de horário comercial e nem calçada cheia, e sim quase ninguém por ali, sendo que as rampas para cadeirantes tornam o percurso agradável e facilitam para descer e subir de bicicleta. E agora? Ficar no certo e errado? Ou usar bom senso? o que fazer????
Outra coisa que implica é que lajeado não é uma cidade plana..... fica difícil..... sobe e desce morro!!!!
Eu acho que as dificuldades nós memos nos impomos. Tem uma área muito legal para pedalar, eu mesmo com meu filho uso. É a rua Bento Rosa ao lado do Rio, depois da 386. Isso mesmo, ali em Carneiros. Local plano com asfalto e parte do trecho está sendo preparado para ciclovia e outra já demarcada.
Andar de bicicleta na calçada é inapropriado mesmo..
Já passou aquele tempo que isso tinha como ser feito..
O Adequado é andar em uma área restrita e concebida prá esse evento..A cidade cresceu (infelizmente de modo errado) e o que resta a quem habita aqui é se adequar a essa questão..!
Andar de bicicleta em areas demarcadas......estamos chegando a esse ponto? Que saudades de meus tempos de guri!Usava-mos as bicis para ir a escola. Certa vez, nos tempos do Colegio Sao Jose, dentro do patio central, haviam colocado varios montes de terra para um projeto dos brudas, sei la o que era. Mas, nao deu outra: em seguidinha, o patio se transformou em pista de bicicross. Nao durou muito mas enquanto durou, nos divertimos muito, subindo e baixando os "morrinhos", na hora do recreio. Pelo visto, hoje, passear de bicicleta requer "planejamento"!!! O que aconteceu com o significado das palavras "liberdade" e "responsabilidade" da parte de todos?
eu amo essas contemporizações do tipo: sentado co sua bunda gorda no sofá da casa apontando 'o certo'!
calçada é a salvação pra quem anda de bicicleta nessa cidade com a maior quantidade per capta de carro? muito masi do q isso! per capta de barbeiro.
mas fica a sugestão pra que sugeriu: experimenta andar na área restrita !??!? aliás, me mostra por favor!
Andar de bike na calçada é perigoso..
E se pega um idoso desprevenido ou uma criança q vem correndo e dobra uma esquina de repente ?
E aí como fica ?
Bola fora andar de bicicleta em calçada..Os tempos mudaram , fazer o quê ?
Politicamente incorreta: ando na calçada, contramão,furo sinaleira, mando motorista pr'aquele lugar, enfim - toda liberdade p os ciclistas. e a minha magrela nem marcha tem.
Postar um comentário