quinta-feira, 19 de julho de 2012

CALÇADAS EM FOCO

 Reportagem de capa no jornal A Hora, de hoje:
“Lajeado muda lei para reforma das calçadas”

O secretario de Planejamento, João Alberto Fluck, define novas regras para construção de calçadas publicas dessa cidade onde, por qualquer pretexto, até "sujeira" das arvores nas calçadas, a prefeitura concede autorização para corte radical de todas.
Tenho medo.

Como a Prefa pretende multar quem não “zelar” por sua calçada, está correndo para construir uma acimentada na rua do Canal.
Será que contempla as normas de construção previstas pela secretaria do Planejamento? Será?

6 comentários:

Bernildo disse...

A calçada pavimentada, ou passeio, é uma obrigação do proprietário de terreno urbano em qualquer cidade do mundo. É uma questão básica de acessibilidade e um direito do pedestre. Para quem não sabe, pedestre é aquele ser que anda a pé, coisa rara, mas que existe (eu mesmo já vi alguns, acredite).
É bem vinda a regulação por parte do poder público, porém sem inventar extravagâncias que a encareça e desestimule o cumprimento pelo cidadão.
E, principalmente, exigir que seja feito, inclusive nos bairros. E aí é que mora o perigo.

MANEZINHO disse...

Se não estiver nos confeormes eles vêem depois. E caso não, arrancam e fazem de novo, como é de costume, já que onde falta o cérebro, pelo menos abunda o dinheiro.
Regra desta administração.

Anônimo disse...

Acho necessário que se tornasse obrigatório o plantio de vegetação nas calçadas, torna até mesmo a caminhada mais prazerosa, e, porque não, opcional; Quem nunca deixou de ir a pé até algum lugar no verão por chegar lá suando feito um porco?
De outra banda, acho valida a ação da prefeitura, temos calçadas horríveis na cidade, dignas de favelas. Na subida da Rua Alberto Torres, rumo ao Hiráulica, de um lado temos uma calçada tomada pela vegetação, no outro aldo, sequer calçada temos, sendo que quase todo o movimento do CEAT passa por ali ao meio dia, além dos moradores que vão até o Alto do Parque.

Anônimo disse...

Para ter árvores nas calçadas as mesmas deveriam ter no mínimo 4m de largura..

Anônimo disse...

Nunca vi uma cidade como esta que detesta tanto árvores em calçada, daí no verão praguejam quando não acham uma sombra para seus carros.

Anônimo disse, disse...

Tá contente, vota no Caumo!