sábado, 7 de julho de 2012

CASE: VARAL DA LAURA


To pra dizer que o blog vai receber estrelinha...
Postado aqui para que não se desista, não volte atrás: Cristiano Wildner, aluno do Jornalismo da Univates, deve fazer seu TCC – trabalho de conclusão -   sobre o jornalismo hiperlocal.  É aí que o Varal da Laura entra...

@ “Esse novo filão dentro do jornalismo especializado online é cada vez mais comum na Europa e EUA. Porém por aqui, existem poucos cases de sucesso. O grande dilema é com relação a sobrevivência desses sites.

O grupo RBS e o jornal O Globo tentaram, mas tiraram seus projetos do ar para serem reformulados.
No Vale do Taquari o melhor exemplo desse jornalismo especializado online é o teu blog, que aborda assuntos preferencialmente locais, ou que tenham impacto na região, e possui uma grande participação dos leitores, comentando, sugerindo pautas.

 Apenas para elucidar um pouco mais sobre esse “novo” jornalismo, cito o professor Carlos Castilho: 
“Hoje já não há mais dúvidas de que a cobertura jornalística local e hiperlocal só é possível com a participação do público na produção de notícias.

Mas a experiência também mostrou que não adianta centenas de pessoas começarem a mandar fotos ou notícias para um jornal porque ele não terá condições para processar todo esse material (...). A alternativa óbvia são sites de noticias produzidos por jornalistas independentes, que funcionam como intermediários entre o cidadão e a imprensa.
Acontece que essa modalidade de jornalismo enfrenta o dilema da sobrevivência financeira; até agora, o índice de mortalidade das iniciativas era desencorajador.”
A intenção é que o seu blog seja o meu objeto/case de estudo.
A partir de agosto começo a escrever o trabalho.
Alguns dias ao longo do próximo semestre pretendo acompanhar a tua rotina produtiva, para verificar como se dá a escolha das pautas, a construção da notícia, a interação com os leitores, entre outras questões.”

* Enfim, o reconhecimento oficial... Snif e smack, smach, smack!

11 comentários:

Anônimo disse...

que bom, deveria render grana... mas honra já é um começo!

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Fico feliz em saber que dentre os jovens que buscam essa formação um deles haja percebido aquilo que já afirmei aqui faz um bom tempo, ou seja, que o teu blog é excelente e que para mim és uma das melhores blogueiras do Vale e por certo deste estado com os tradicionais meios concentrados em mãos de poucos aos quais pouco ou quase nada importa senão o lucro que daí possa advir. Fazes um belíssimo trabalho comunitário em que o lucro é componente inexistente. Ao ler essa post sou tomado por imensa alegria, pois confesso aqui minha paixão pela figura da blogueira combativa, inteligente, culta e sensível ao que a mim é óbvio. Minha paixão se concentra apenas na figura extraordinária da blogueira, pois a cidadã, mãe de família e avó nem mesmo conheço pessoalmente. Parabéns Laura por esse trabalho comunitário. Estou muito feliz.

elacy disse...

Parabéns Laura, por essa e pela indicação Top Blog, eu sempre te digo: não podes te calar, quando ficares enjoada de tanta sujeira tome bastante chá de marcela benta, descansa um pouco o teu físico baleado pelas ites e volte com a carga toda, apesar de alguns não querem isso, pois sem o teu blog, a vida deles, seria mais fácil em relação a tudo que estão fazendo em prejuízo da qualidade de vida, desta cidade, principalmente em relação à degradação cada dia maior do nosso meio ambiente. Um abraço elacy

Laura Peixoto disse...

Obrigada Elacy e Jorge pelas palavras de apoio e até o anônimo, né?
Tõ bem contente com esse reconhecimento. Abraço!

Falando de Rock disse...

Parabéns Laura! Mais que merecido! E conhecendo o Wildner, você e esse case, tenho certeza que renderá um ótimo trabalho! Sucesso aos três e que sorte a nossa!

Bernildo disse...

Parabéns, Laura.
É o justo reconhecimento pelo bom trabalho comunitário/voluntário.
Espero que isto te motive a continuar, com todo o direito a pequenas paradas técnicas pelo caminho.
Um abraço

Anônimo disse...

Quanto puxa saco!!! Case? Indicação Top Blog? "Acorda negada", assim o bagulho fica muito chato.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Esse covarde e idota perdeu ótima oportunidade de ficar calado.

Anônimo disse...

com muita honra, me orgulho de um pedacinho desse blog, lá em cima, bem no topo, ficou bonitinho. Será que ela já descobriu quem fez a "arte"?

Laura Peixoto disse...

Valeu Marcelo! Valeu "Bernildo"...

E quanto ao anônimo, não, nem imagino que fez a "arte", a indicação...
Mas agradeço! rsss

Maica disse...

Grande Wildner e grande Laura! Parabéns aos 2 pela visão e iniciativa! Acabei de apresentar minha banca e optei por um case envolvendo um profissional local tbm - o Mazzarino, tão amado por uns e odiado por outros...alguns me criticaram pois acharam q eu deveria falar sobre um colunista "mais famoso", de um veículo de maior circulação. Acho o contrário, temos q valorizar o q "é nosso" e diferenciado, especial!
Vou ficar na curiosidade agora e doida pra assistir a banca, retribuindo a gentileza do meu colega! eheheh...
Parabéns Laurinha, tu mereces o reconhecimento! Abraço.