sexta-feira, 20 de julho de 2012

DOODLE: SANTOS DUMONT


O Google homenageia o herói nacional, Alberto Santos Dumont, nascido em Palmira, Minas Gerais, no dia 20 de julho de 1873. 

Só como curiosidade: a partir do ano de 2006 as licenças aeronáuticas conhecidas como "brevês" possuem um selo holográfico contendo o rosto do herói nacional e a figura do 14-bis, em comemoração ao centenário da aviação e em sua homenagem, como o realizador deste feito.
Dizem os historiadores que ao ver os aviões usados na Revolução Constitucionalista, uma angústia profunda tomou conta de Santos Dumont, provocando seu suicídio, aos 59 anos, no dia 23 de julho de 1932, no Guarujá. E Palmira então, por decreto, desde aquela data,  trocou o nome da cidade para Santos Dumont.
O interessante é que durante a biópsia de Santos Dumont, o médico Walther Haberfield teria removido secretamente seu coração, preservando em formol.
Depois de manter segredo durante doze anos, quis devolver o coração à família Dumont que não o aceitou, então o médico doou o coração ao governo brasileiro, que o mantem em exposição até hoje no museu da base da Força Aérea no Campo dos Afonsos, no Rio.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom Dia
Lindo saber um pouco da história de Santos Dumont
O mais triste fico é que nós Brasileiros, não damos tanto significado por seu feito.
O que fazem americanos, afirmarem que foram dois deles que inventaram o avião.
Porem sua morte faz ao mesmo tempo pensar os motivos que o levaram e este destino.

recados para orkut disse...

mto legal a homenagem do google

Anônimo disse...

Verdadeiro gênio brasileiro.
Teria ele encomendado de seu amigo relojoeiro, o francês, Pateck Felipe (não garanto a correção da grafia) um relógio para prender no pulso, já que os relógios da época eram usados no bolso da calça, presos a uma correntinha. Santos Dumnot queria as mãos livres para desenvolver sua máquina de voar. Pronto: estava inventado o relógio de pulso.